Sendo que Majestades se refere ao Rei e Rainha e Altezas suponho que se refira a quem possui o titulo de S.A.R (Sua Alteza Real) ou S.A (Sua Alteza) , Herdeiro Aparente ou restantes herdeiros respetivamente.
As minhas duas questões são as seguintes :
1º
Sabendo que os mesmo já tinham assistido a pelo menos um jogo do Sport Clube de Belas.
Algum membro da Familia Real foi Sócio Protetor do Sporting Clube de Portugal?
2º
Existe algum sitio onde seja possível saber as listas de sócios nas primeiras décadas do século XX?
EU já tinha aberto um tópico há uns tempos sobre a primeira pergunta, suponho que ninguém saiba. Foi algo que também achei interessante saber. A segunda pergunta também é pertinente.
Na época de 2002/03 | Wiki Sporting já havia camisolas personalizadas, portanto os números dos jogadores da Equipa B eram altos. O 18 dessa época era o https://www.wikisporting.com/index.php?title=Luís Filipe, mas como não temos os dados completos da Equipa B não sei se ele terá feito algum jogo por essa equipa
https://www.wikisporting.com/index.php?title=Os Fundadores (neste caso estamos a estudar possíveis erros na questão dos fundadores principais que em tempos gerou polémica entre dois distintos sportinguistas)
Estranho porque o Visconde de Alvalade supostamente não entra na lista de possiveis socios protectores, faria mais sentido ser sócios benemerito ou honorario como aconteceu em 1910 e 1912.
§ 3.º – São sócios benemeritos ou honorarios os que nos termos do art.º 10.° e seus §§ forem como tais considerados pela Assembleia Geral.
Ficou imediatamente declarado sócio protector e foi eleito o 1º. Presidente do Sporting, funções que cessaria a 4 de Janeiro de 1910, passando então a presidir à Assembleia Geral até 28 de Julho de 1917.
Em 1907 redigiu os primeiros Estatutos do Sporting Clube de Portugal, sendo declarado Sócio Benemérito do Clube, em 1910 e Sócio de Honra, em 1912.
Alem do mais o sócio protector supostamente não poderia ser eleito, ele pode aceitar ou não ser sócio.
§ 1.º – A classificação de sócios protectores [b]só poderá competir[/b] a SS. Magestades ou Altezas[b] quando hajam por bem fazer a graça de acceita-la.[/b]
Na wikipédia refere que o Visconde se desligou emocionalmente do Clube devido à sua ida para Londres com a familia real, mas na nossa Wiki conclui que foi a morte do neto que provocou este desligar do Sporting. Qual dos dois está correcto ou quem sabe ambos?
Vão oito anos de diferença entre ambos os acontecimentos. Além disso faz mais sentido que se tenha desligado do clube aquando do afastamento do neto em 1914 do que apenas aquando da sua morte. Eu diria que se foi desligando entre 1910 e 1914, sendo que em 1914 terá caído provavelmente a última gota.
perguntei a quem geralmente sabe, que me confirmou isto, um processo que misturou as duas coisas.
Não me soube dizer acerca de SS. Altezas Reais, ou seja, provavelmente nunca chegou a acontecer, visto não haver nem registos nem memória.
em relação ao Visconde, disse que sim que era sócio benfeitor desde a fundação em 1906, e depois deu datas para os dias exactos em que se tornou sócio benemérito e honorário (não tenho isso escrito aqui). Mas não há fonte para a questão de sócio benfeitor, pelo menos não a conheço; provavelmente será uma daquelas coisas que na altura foi decidido sem ser escrito, ou eventualmente, nos 1ºs estatutos, que suspeitamos não serem os que normalmente são dados como “1ºs” (os que estão aqui na Wiki e em todo o lado).
Cette tradition francophone remonte aux origines du club puisque c'est à l'occasion d'une des visistes de l'un de leurs dirigeants [b]à Colombes[/b]* en [b]1926[/b].
*Stade Olympique de Colombes, casa do Racing Metro 92, secção de rugby do Racing Club de France:
A 6 de Novembro de 1927, acontece a Estreia das camisolas listadas, num jogo particular frente ao Casa Pia. Estas camisolas tinham sido [b]adoptadas pelo Râguebi um ano antes[/b] por sugestão de Salazar Carreira [b]inspirado numa versão em vermelho[/b] que tinha visto na França, e que era mais leve e fresco. Em Julho de 1928 durante uma deslocação ao Brasil, a equipa de futebol recorre ao equipamento listado, que se populariza a partir daí.