Droga

Marijuana se for fumada pura e sem tabaco, causa menos dependencia do que beber café.

Obvio que ninguem vai fazer uma ganza so de erva so se for rico

Não, não é um ponto de vista. É propaganda pró-legalização, que, muito sinceramente, só dá para rir. E não fumei nada. :lol:

Mas JoaoDiogoJuve, não me respondeste à questão do ganhos, que até foi levantada por ti.

Contra.

Queres quantos links?

Vamos então permitir o crack, a cocaína e a heroína.

todo o consumo de drogas está despenalizado em Portugal. E não há distinção legal entre “leves” e “duras”. Só não há despenalização do tráfego.

Não percebo sobre o que é este tópico, que fazia mais sentido há 10 anos quando não havia a despenalização.

Ok, eu nunca tinha visto em lado nenhum dependência de marijuana, mas a minha questão mantém-se, qual é a diferença entre legalização e como está agora? Há álgum tempo vi um artigo da TIME que dizia que Portugal é o país mais liberal em relação a drogas leves, e está uma notícia neste tópico a dizer que foi despenalizada em 2001, por isso que diferença ia fazer legalizá-la se já foi despenalizada?

Não percebeste Aki9. Eu não estou a dizer o contrário, eu estava a reprovar o facto de a legalização tornar o consumo controlado e menos acessível a menores.

Não levei a mal :wink: Gosto apenas de uma boa discução, visto que o danielw anda mais voltado para a politica :stuck_out_tongue: e nisso não me meto senão ainda dizem que vou abrir um partido com o Yazalde outra vez.

Em que te baseias para dizer isso?

E " É propaganda pró-legalização, que, muito sinceramente, só dá para rir" não conta como argumento…

Menos dependência que tabaco e álcool e também menos prejuízo para a saúde… Mas quando disse que causava dependência referia-me ao facto de causar mais do que outras drogas como tabaco e álcool.

Estas-me a dizer que eu posso estar na rua a fumar um charro, que o senhor policia não me vai dar uma tareia?

Pedro 1906, os impostos cobrados? O estado iria encaixar mais dinheiro, do que gasta a combater o consumo da droga

Em que me baseio? Baseio-me nos 10 pontos que ele postou, como é óbvio. Qual é a dúvida? Só para dar um exemplo, a legalização acabaria com o tráfico… falso, acabaria com o tráfico de erva, TALVEZ, mas aí os traficantes virar-se-iam para outro tipo de drogas, ou até outro tipo de tráfico, como o de armas, por exemplo.

Se calhar o melhor é deixar mesmo que continuem a traficar uma droga ‘‘leve’’, como precaução, em vez de os empurrar para coisas piores.

Não, não, ganhos de ‘‘empregos’’.

Completamente a favor. E digo isto depois de ter ponderado muito sobre as vantagens e desvantagens de tal medida.

PS - Só para esclarecer quem perguntou: despenalização é apenas a não criminalização do utilizador. Mas o utilizador continua a ter que recorrer a um mercado ilegal para se abastecer. Legalização será a permissão de venda legal do produto, ou seja, o utilizador passará a ter um mercado legal onde se abastecer. Isto, de uma forma simples, é a diferença.

Se ele não te vir a compra-lo o que é que ele te vai dizer? Se foi despenalizado…

Apesar de estar despenalizada não quer dizer que seja legal, as autoridades têm o dever de proibir o seu consumo e posse, não podem é penalizar o infractor.

Se fumares um charro de marijuana é possivel que não fiques viciado. Se fumares uma dezena (e eu conheço quem tenha fumado, pelo menos meia dúzia de pessoas) é acho que causa. E vi várias pessoas a terem ressacar por não ter essa droga. São ressacas naturalmente diferentes de quem não tem cocaína (infelizmente também vi algumas).

A diferença para a situação actual é que o controlo é feito do lado da venda imagino eu. Ainda é crime ter em sua possa quantidades que sejam consideradas para venda.

O Dinheiro que o estado ganharia com os impostos cobrados na venda deste produto, serviria para combater o trafico das outras drogas?
Comparar o trafego de marijuana com o de armas :rotfl:
A zona onde vivo é uma das mais problematicas a Sul da Ponte, e a maior parte dos “dealers” desta cidade são miudos, achas que se fosse legalizado trafego esses miudos iriam se virar para esses esquemas?
Concerteza que não, nao são “pesados” o suficiente.
Muitos deixam de ir a escola pois começam a vender muito cedo, tem dinheiro no bolso para que estudar, se não houvesse isso talvez a taxa de abandono escolar no Monte da Caparica não fosse tºao elevado.

Talvez essa dependência se deva às porcarias que os dealers metem no produto para viciar as pessoas…

Ou abusaram muito na quantidade, ou não era marijuana…

Digam o que disserem, arranjem os argumentos que quiserem nunca vão conseguir provar que a legalização traz benefícios à sociedade portuguesa.

A cannabis não é uma porta de entrada para outras drogas. Isso é um mito sem qualquer tipo de validade científica. A associação entre drogas leves e drogas duras ocorre porque em ambientes onde existe um tipo de drogas pode existir também outro (tal como ocorre com o tabaco). Agora, é absolutamente factual que a substância presente na cannabis (tetra-hidro-canabinol) não é uma porta de entrada nem provoca “craving” para o consumo de outro tipo de substâncias.

Depois, a cannabis também não provoca dependência física - como o álcool - mas psicológica. A paragem também é bastante fácil, não existindo nenhum caso conhecido de alguém com um “craving” por este tipo de substâncias de tal forma forte que entre em comportamentos auto-destrutivos, perdendo o interesse noutros prazeres e alterando as suas prioridades de vida drasticamente. Quanto à nocividade, o único risco verdadeiro é o desencadeamento de psicoses em casos onde há uma predisposição para este tipo de doença mental.

Não há qualquer dúvida, por parte da comunidade científica, que os riscos inerentes ao consumo de álcool são muito superiores aos da cannabis. O álcool provoca dependência física intensa, provoca alterações substanciais na rotina da pessoa, destrói relações sociais e tem um grau de nocividade muito superior. Se a ilegalidade das drogas leves tivesse algum tipo de coerência, também o álcool seria ilegal.

Quanto ao aumento do consumo no caso de existir uma legalização, estamos a entrar no campo das suposições e não há nenhum dado que corrobore este facto. Aliás, actualmente, em Portugal, o consumo de drogas leves é ignorado pelos agentes da autoridade e qualquer pessoa pode arranjar a substância. Não é por isso que os consumos disparam.

Assim sendo, sou a favor da legalização das drogas leves para fins medicinais e recreativos.