Já gastei os 10 minutos e a minha conclusão é o seguinte :
Este texto é a ‘pescadinha de rabo na boca’ de uma qualquer teoria da conspiração !
É verdade que houve ‘inconformidades’ no acto eleitoral :
Exemplos :
1- Possibilidade de circulação dos votantes por toda a sala, após a introdução dos seus votos na urna.
2- Falta de explicação plausível para a diferença entre os votos credenciados e os depositados. Refiro-me a explicações legais, como é bem de ver, e não a explicações ‘esfarrapadas’.
A minha ‘explicação’, que não posso provar, é a do voto ‘não presencial’, pois o staff que dava apoio às urnas não validava a foto do cartão com o apresentador do mesmo (comigo aconteceu assim), ao contrário do que sucedeu na entrada da sala.
Nada, portanto do que está exposto no texto do blog citado.
No entanto, não é nada que não se posso corrigir num futuro regulamento eleitoral, digno desse nome, espero eu …
Não me leve a mal mas provavelmente não percebeu ou eu não me fiz entender devidamente relativamente ao ponto 6. do meu texto. Existem irregularidades gravíssimas nos resultados eleitorais, que demonstram que isto não é uma teoria de conspiração, houve de facto viciação de resultados e o ponto 6 é a prova mais cabal disso mesmo!
Estou disponível para qualquer questão ou duvida. Esteja à vontade.
Eu nunca tive dúvidas de que o que se passou foi tudo menos normal. Numas eleições que decorrem com normalidade, os resultados não são apresentados já na madrugada do dia seguinte, por volta das 5 da manhã, isto sem falar em todos os episódios ocorridos e em todas as contradições.
Mais uma vez, os estatutos do Clube não foram respeitados.
[i]Dou-lhe os parabéns pelo enorme trabalho que teve em coligir os números que demonstram ter havido, de facto, afinações, nunca explicadas. Para nossa vergonha.
Muito obrigado por divulgar! Deu algum trabalho mas pela reposição da verdade no nosso clube valeu o esforço.
O que mais me custa é saber que muitas pessoas fizeram centenas de kms para votarem, gastando o seu dinheiro e tempo para no final verem o resultado “afinado”.
Os adeptos e o próprio clube não foram respeitados e dignificados. Ficaremos para sempre com esta enorme mancha na nossa historia, mas pelo menos agora os Sportinguistas sabem a verdade.
Saúdo-te pelo trabalho
Demorei bem mais de 10 minutos
Uma sugestão. Aquilo está muito bom do ponto de vista da esquematização.
Mas a conclusão (ponto 7) é confusa que se farta. Não dá para alinhar a conclusão de modo mais ordenado?
Aí perdi-me. Mas pode ser do adiantado da hora.
E por falar em adiantado da hora. Fiquei com 1 dúvida
Onde foste buscar a premissa que todos os sócios votaram no CD e alguns se abstiveram no CL, na MAG ou no CF?
Foi ao Lino de Castro? É que se foi, lamento, mas vale pouco, porque o homem, enfim… A sua credibilidade ficou irreversivelmente afectada quando anunciou totais no encerramento e outros diferentes após contagem.
Mas posso ter percebido mal e a premissa ser outra.
Ao que diz o Santarém, acrescento outro item da “teoria” da bandalheira tipo cabaret da coxa.
Ao ritmo a que distribuíam os boletins, houve sócios contemplados com 2 boletins para o CD, outros com 2 para o CL, etc. Uns devolveram, outros preencheram e votaram. Como o depósito na urna era em maço, compacto e não houve conferência…
Também por isso as discrepâncias
Eu também fiz um estudo deste género. Deve lá estar para o Arquivo do(s) tópico(s) das Eleições.
Análise gráfica por mesa de voto, com evolução logarítimica da votação pelas mesas, e a única conclusão a que se chega é que há uma descontinuidade ‘suspeita’ na mesa dos 10 votos, onde a Lista C ‘deveria’ ter mais votos (face á curva do gráfico).
Não encontro agora esse estudo e a noite já vai adiantada para a procurar.
Nada mais se pode concluir nem especular, salvo que seguramente terão havido alguns votantes ‘não presenciais’ (cartões de sócio na algibeira). Tal só foi possível dada a falta de controle e ‘ambiente de feira’ que reinou na sala da votação.
Quanto à palavra ‘afinamento’ - Acho que o Lino se estaria a referir à conversão de votantes em votos …
Outra questão que foi intolerável respeita às 9h que demoraram a contagem dos votos. Acho que os escrutinadores têm que ir já inscrever-se num curso das ‘Novas Oportunidades’ 8)
Tem toda a razão! O ponto 7 está de facto confuso. Tinha alinhavado umas ideias, mas tive imensas dificuldades para passar o texto para o Blogger e neste momento não consigo corrigir, penso que seja pela grande extensão do texto. Teve de ir assim, não foi como queria mas enfim foi o que consegui, já que o programa do blog a mais não permite, de qualquer forma o mais importante está no ponto anterior
É provável que no futuro com mais calma passe o texto para um formato em pdf.
Quanto à sua duvida.
Vamos lá fazer isto por pontos:
PONTO 1: O primeiro número de sócios apresentado pelo Sporting foi de 14.205 sócios. Podes ver aqui o Link do site do Sporting
PONTO 2: Mais tarde surgiu uma rectificação que apareceu em primeiro lugar no Jornal “A Bola” que passa os números de sócios para 14.619 sócios.
Estes passaram a ser então os números oficiais. O próprio Lino de Castro disse que esta diferença se devia a uma questão informatica. Tenho também o Jornal do Sporting em minha posse com o anúncio desses resultados.
Agora somando os sócios que votaram nas listas mais os nulos/brancos
4511+1191+6047+2552+259+59=14.619
O número de sócios que votaram para o Conselho Directivo é de 14.619 e é exactamente igual ao número de sócios que se deslocaram a Alvalade para votar.
Logo o que se pode concluir é que o número de boletins nas urnas do Conselho Directivo é igual ao número de sócios, ou seja todos os sócios votaram para o Conselho Directivo.
Ora isto nas outras eleições não acontece! Os boletins nas urnas do Conselho Fiscal, Mesa da Assembleia e Conselho Leonino são inferiores ao número de sócios. Lino de Castro disse que nem todos os sócios são obrigados a votar em todas as eleições e podem perfeitamente ter rasgado o boletim ou até terem levado para casa de recordação.
O raciocínio do Lino tb deve ter sido esse. Olhou para o órgão que recolheu mais votos e concluiu que era esse o nº total de votantes.
Mas esse raciocínio do Lino é errado e tu demonstra-lo quando notas que em algumas mesas houve votos noutros órgãos (CL, MAG ou CF).
Ninguém pode assegurar quantos sócios foram votar
A única forma de o fazer seria pegar nas listas em papel que estavam junto a cada mesa e contar as descargas manuais.
Provavelmente, teríamos um 3º valor, diferente do inicial (14.205) e do final (14.619).
Porque aquilo foi o caos, o descontrole total, sem qualquer preocupação dos nºs (boletins efectivamente distribuídos nas mesas, registo de entrada informatizado, descargas manuais junto às mesas e total de voto por mesa) baterem certo.
Tudo pode ter acontecido:
voto de algibeira (mostrar um cartão à entrada com um nº, mas levar outro no bolso, com outro nº, e votar 2 vezes).
felizes contemplados com mais que 1 boletim para 1 qualquer órgão.
pessoal das candidaturas que não se registou à entrada e depois votou
abstenções num ou outro órgão, mas sem devolução do boletim
etc
E, no caos, a golpada ainda mais séria (às pazadas de votos) foi possível
Provavelmente foi sempre assim. A novidade desta vez foi que a diferença foi curta. E toda a gente reparou.
Para mim, o pior foi o seguinte: os responsáveis pela bandalheira (o Lino&cia) cagaram para a clarificação, não assumiram quaisquer erros e ainda afinaram quando lhes começaram a ser colocadas questões, considerando que a sua seriedade estava a ser colocada em causa. Como quem não deve, não teme, esta má reacção só permitiu adensar as dúvidas quanto à possibilidade de golpada. E o Lino convive na boa com isso
PS: no 6.3 tens um ligeiro equívoco:
3) 30 sócios num total de 32 votos não votaram para o Conselho Fiscal e Disciplinar
Olhando para a tabela, que está duplicada, são 20 e não 30 sócios
PS1: como o Santarém já disse, uma recolha do género da tua já foi feita por ele e por outros. A tua é óptima porque está tudo condensado num post único, enorme. Mas, se quiseres gastar tempo a explorar o forum vai ao seguinte link e lerás centenas de posts, dispersos, a discutir esses nºs. Como pareces ser um tipo com uma paciência infinita… http://www.forumscp.com/index.php?board=61.0
Sempre fui leitor assíduo do blog assim que este foi criado e tenho espalhado por muito sítio o que foi lá divulgado. Toda a divulgação é pouca para desmascarar estes bandalhos.
Quem duvída das “afinações”, quem fala em teorias da conspiração, quem vem agora pedir união em torno destes farsantes que nos usurparam e envergonharam a história e bom nome do Sporting, eu digo: Quem lá esteve naquela madrugada em Alvalade até às 6h30 da manhã, sabe que houve fraude! E sabe porque o sentiu na pele!
Obrigado pelo teu trabalho johnfrusciante e todo o tempo que perdeste com o blog.
Eu próprio juntamente com outros foristas por aqui, já tinha analisado os dados das eleições e aquilo sempre cheirou e continua a cheirar muito mal. Cheguei até inclusivamente a mandar um mail para ti com uma folha de excel com analise de dados e fazendo referência aos dados do blog do zeferino boal, em que se percebia claramente que os valores nunca bateram certo e que as eleições foram uma autentica bandalheira visto as diferenças de votos e votantes (contados e máximos possíveis) pelos respectivos órgãos do clube nas diferentes mesas.
Olha, por muito que isto tudo seja verdade, e é, isso já não interessa, se um gajo fala no assunto a resposta que ouves é “As eleições já foram há muito tempo” e “E provar isso?” “Porque é que o BdC perdeu no tribunal?”.
Enfim, cantando e rindo…
Infelizmente no nosso pequeno país as coisas são mesmo assim, por culpa da mentalidade comodista da população e de todo o sistema “moral” e judicial que é afectado e caracterizado por essa mesma mentalidade.
Basta ver tudo o que resultou do apito dourado e outros casos, nós sabemos e toda a gente sabe as culpas que certas pessoas têm, mas depois quando se chega aos tribunais, a justiça fica à porta e nada se consegue provar.
É verdade, existem muitos adeptos que dizem isso. Um dia vão perceber o que se passou, só espero é que esse dia não demore muito, pois pode já não sobrar nada para que o Sporting seja recuperado…
Sinceramente desejo toda a sorte do mundo a está direcção, porque a sorte deles será a nossa, mas nunca me esquecerei da forma como conseguiram ir para lá, mas também não tenho dúvidas que está direcção não aguenta até ao fim da próxima época. Temos de continuar a fazer ruído, pois a única forma que eles tem de nos calar é ganhando, e caso isso não aconteça eles vão cair e sabem disso.
Mais uma vez reafirmo que não defendo nenhuma candidatura, mas sou completamente contra está gente.
Já tenho falado disto muitas vezes, mas sinceramente é mesmo incrível os Sportinguistas não abrirem os olhos! O Duque na semana passada foi considerado arguido juntamente com o Meireles no processo João Pinto que foi decidido irá a julgamento sendo acusado de fraude fiscal enquanto era Presidente da Sporting SAD e ninguém falá nisto…
Como é possível??? O nome do Sporting anda na lama e ninguém quer ver isto…
E quem diz isto diz muito mais!!! Ao mínimo deslize eles vão cair.
Nas próximas eleições não vai haver afinamento de certeza absoluta, e isto deve-se em parte a todos aqueles que denunciaram e tem lutado pela verdade, e que felizmente todos os dias vão aumentando!!!