Domingos Paciência - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Estas declarações são muito estranhas. Ou ele foi forçado a pô-los a jogar ou então o que ele diz não faz sentido nenhum…

Eu percebi, Lion73. São mais desculpas com jogadores, pelas responsabilidades que lhe cabem a ele e à estrutura de futebol na construção do plantel e da equipa. No fundo, Postiga e Yannick seriam os bodes expiatórios, e estavam cansados de o ser.

Só tenho de lhes agradecer por isso. Um assomo da dignidade que ninguém naquela estrutura teve até ao momento.

Não esquecer que ainda ontem GL disse que sob sua supervisão, Domingos definiu uma estrutura base do plantel, e dentro de um leque de opções, Carlos Freitas e Luís Duque providenciaram os reforços, através de investimentos alavancados em parcerias financeiras. Está tudo aí. À vista de todos. Correram com jogadores válidos, fizeram 16 contratações, e a culpa continua a ser dos jogadores, não dos erros de planeamento.

Pobres coitados. Boa sorte ao Postiga (que já estava à tempo demasiado em Alvalade) e ao Yannick, sobretudo a este último.

Mas qual é a dúvida?

Domingos não contava com Postiga nem Djaló e foi obrigado a colocá-los a jogar para “valorizar” o passe. As declarações de hoje indicam isso, clarinho como a água.

Vamos a ver se não sai caro ao Sporting.

Aliás, o mais grave de todas estas afirmações, é darem a entender que de facto, como era óbvio, depois de despacharem Postiga e Djaló, não foram buscar nenhum ponta-de-lança de referência que significasse experiência, eficiência, eficácia regular, capacidade de concretização, para ocupar a lacuna deixada no plantel e que mesmo com Postiga no plantel não estava suprida, longe disso.

Sendo que toda a estrutura de futebol, supervisionada por Godinho Lopes, construiu e montou este plantel, então são eles os principais responsáveis por todas as lacunas que ainda existem no mesmo, após todas as saídas, entradas e investimentos e desinvestimentos feitos no plantel, com um saldo negativo para as contas desfavorável. Esperemos que no fim da época o saldo desportivo compense, porque senão será duplo o descalabro. Pelas mãos de Godinho, Duque, Freitas e Domingos, o quarteto maravilha de alguns.

Há um pormenor aqui que quero realçar nas poucas declarações que já ouvi de Domingos:

Domingos já se desculpou com as arbitragens (com razão, mas isso qualquer treinador no Sporting tem), com jogadores, com lesões de jogadores, com tudo e mais alguma coisa. Afirmou firmemente que o esquema táctico da pré-época era para manter e passado 1 ou 2 jogos, muda a estrutura da equipa, sendo que eu ainda não percebi em que esquema joga o Sporting, com toda a franqueza.
As declarações no final do 2º empate na época, de que haveria jogadores que não estavam a dar tanto como ele esperava, para mim, sempre tiveram como destinatário Djaló, pois no jogo anterior Domingos tinha dito que não era por assobios que retirava os jogadores, e que ele tinha total confiança no jogador. No jogo seguinte foi o primeiro jogador a sair. Domingos apanhou um clube em ebulição e está-se a deixar levar pelo ambiente que rodeia o plantel em vez de o blindar.

O mal amado Paulo Bento (desculpem entrar por aqui, mas não entendo como não se percepcionam coisas tão simples e básicas): não era um mago da táctica, nem tão pouco um treinador com grande formação, mas tinha algo que lhe dava um papel tão ou mais importante no comando da equipa: coerência com as suas decisões, que não eram alteradas de um dia para o outro. Muitos se queixaram do Losango, mas enquanto ele cá esteve, sabia-se que tipo de jogador era necessário contratar, pois havia um esquema consolidado. Os próprios jogadores, razoáveis, a maior parte deles, nunca craques, encaixavam na equipa, pois havia uma ideia base.
Mas tácticas à parte, que não é isso que quero discutir, há pequenos pormenores que me fazem toda a diferença e que me fazem apoiar mais uns que outros: como disse no início, Domingos já se queixou disto e daquilo. Paulo Bento sacrificou-se e foi castigado vezes sem conta por dizer a verdade. Triste país o nosso em que tem de se engolir com a roubalheira e a mentira. Mas este nunca o fez. Sabendo que seria castigado e voltaria a ser castigado, nunca mudou a sua ideologia e defendeu um clube com unhas e dentes, um clube que não é o seu de coração, mas que Paulo Bento respeitou com todas as forças enquanto cá esteve. Por outro lado, ouço Domingos dizer que a culpa é deste e daquele, e mais não sei o quê… nos intermináveis, ahhhh, do discurso do Paulo Bento, uma das coisas que eu mais admirava era a palavra que ele mais utilizava: NÓS. Nós ganhámos, nós estivemos bem, ou nós não fizemos o que devíamos, nós perdemos porque não demos tudo. A palavra de Paulo Bento era sempre utilizada no plural. Ele fazia parte de uma equipa, de um plantel. No Domingos e na direcção ouço um discurso muito de eu e eles. A culpa cai sempre para outro lado. É triste, mas é a realidade.
Prometo parar com as comparações com Paulo Bento pois já se discutiu demais, é passado, tão cedo não volta, se é que alguma vez volta, mas acho que houve tanta injustiça no tratamento dado a Paulo Bento e este foi culpabilizado tantas vezes sem culpa (quando leio aqui atrás que tem culpa em CONTRATAR jogadores como Yannick, Saleiro ou Pereirinha…) que me sinto na obrigação de relembrar pequenos pormenores que fazem grande diferença.

O perfil que queria para treinador do SCP não era este, mas defendi convictamente a competência de Domingos ainda antes de ser associado ao SCP e depois também. Não tenho problemas em admitir que essa convicção está abalada. E a principal razão nem são os 2 pontos em 9 possíveis, são muitas das opções tomadas, a postura da equipa em campo e o próprio discurso do treinador. Aguardarei mais uns tempos pelo desempenho na equipa, porque não deixo de reconhecer várias condicionantes e porque quando se tem uma opinião com base em convicções, esta não é invertida aos primeiros contratempos. Mas não é imutável, até porque em primeiro lugar estão os interesses do Sporting.

Acho muito preocupante que diga isto: “Deram-se ao trabalho de lhes perguntar se estavam aqui de corpo e alma desde que começou a época? Só eles poderão responder e, perante a resposta, poderão perceber o que se estava a passar», e que esses mesmos jogadores sejam aposta forte para este início de época, até porque o seu rendimento deixava muito a desejar ( um, historicamente, mais que outro, um bem mais caro que outro, um bem mais indiscutível que outro, que só foi titular, estou convencido, pela falta de alternativas ). Se pretende responsabilizar os jogadores, tiro completamente ao lado que as opções foram de sua responsabilidade, quando sabia “ o que se estava a passar “. Ainda estou numa fase de negação e ainda não acredito que este disparate que saiu da boca do treinador seja mesmo com essa intenção.

Será que ainda existe quem tenha dúvidas de tudo que aqui está dito? Não me parece, às vezes é difícil aceitar as verdades, mas o problema é que em tudo o que aqui está dito não existe uma só mentira e assim torna-se muito difícil contradizer!

Mais uma vez parabéns Filipe Barros, quem tanto lutou por nós com tão pouco merece ser defendido dessa forma com uma coisa tão simples chamada de HONESTIDADE!

SL

hoje foi o dia que descobrimos que o 11 titular no Sporting nao é escolhido pelo Treinador

agora a questao é a seguinte: Isto passou-se só agora ou já vem de longe? É que nao sendo nova o Paulo Sergio, Carvalhal, Couceiro e Paulo Bento nao tinham culpa nenhuma

sendo assim até preferia o Futre no lugar no Carlos Freitas

ainda há outra questao: Saber se isto já acabou?

Não retiro de lado nenhum que o 11 não seja escolhido pelo Treinador…

Isso está onde?

Não percebo, então quem defende o Domingos, dizendo que era a direcção que obrigava Postiga e Yannick a jogar, está a chamar-lhe mentiroso? É que ele diz precisamente o contrário. Uma coisa é perceber que ele é pródigo em desculpar-se com os jogadores, outra coisa é dizer que ele é um mentiroso compulsivo, como alguns dão a entender.

Vejamos o que ele disse:

«[u]Se cá ficaram foi com o meu consentimento e por minha decisão. Depositei em ambos máxima confiança[/u]», esclareceu, reconhecendo, porém, que não estavam reunidas as condições para a permanência dos dois atletas em Alvalade.

Então, o Domingos está a mentir, é isso? Isso é tão ou mais grave do que ter mau carácter e inventar desculpas com os jogadores, como fez recorrentemente até aqui. Até nestas declarações o faz, insinuando que os jogadores não queriam ficar e queriam sair, e daí o seu comportamento em campo. Mas se o próprio Domingos apostou neles, agora é que se queixa? Ou seja, cedeu a chantagem dos jogadores em causa, à sua pressão, e colocava-os a jogar para lhes fazer as vontades? Isso também não o deixa muito bem visto, além de andar a apostar e dar confiança a quem não retribuía essa confiança com comportamento profissional e boas exibições, com esforço dentro do campo, ainda deu parte de fraco.

Eu sugeria ao Domingos que fosse por outro caminho, e desse oportunidades a quem quer mesmo jogar no Sporting, merece confiança e a aposta do treinador, e quer demonstrar o seu valor. Esses sim, é que deviam ter começado a jogar desde o início. Se bem que mais vale tarde do que nunca.

Quote de Rascord.pt: “Antes de eu fazer comentários, é preferível perguntar a eles se estavam de corpo e alma no Sporting. Quando cá cheguei, eles ficaram cá por meu consentimento. Foram dois jogadores nos quais apostei, dei-lhes a máxima confiança. Mas tenho consciência que um jogador é mais rentável quando reúne as condições necessárias e isso é estar a 100% para representar o Sporting. É preciso saber quem está ou não a 100% e eles não deviam estar”. - Domingos Paciência.

Fiquei preocupado: se eles (Djaló e Postiga) não estavam a 100% e foram opção em todos os jogos oficiais realizados, qual será o grau de empenho dos que ficaram de fora?

Por outro lado, esta súbita (pelo menos não tenho ideia de que em Braga isso fosse corrente) tendência do treinador em descarregar sobre os seus jogadores, mais tarde ou mais cedo vai-se virar contra ele. Todos sabemos que basta aos jogadores não gostar de certas atitudes de quem os comanda para rapidamente “fazerem a cama” ao treinador.

quem nao ta a 100% nao joga. ponto final…mas mesmo assim jogaram. porquê? isso é que ninguem lhe perguntou…

Já estou farto de tantas desculpas e tentativas de justificação!

Só sabe rebaixar os jogadores, é isto um líder?

Não jogamos nada: não fazemos 2 passes seguidos e não temos fio de jogo! Custa admitir?

Daqui a pouco a culpa é do Paulinho porque levou uma bola a menos para o treino x.

Incompetente!

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

Pergunta e se alguem poder rsp agradecia sff…

Porque é que dois jogadores que o treinador identifica como “não estão a 100% no clube” podem ser titulares
tantas vezes? Como é que se pode ter um bom balneário e jogadores motivados para darem o seu melhor
se ao fim e ao cabo jogam a titular os que não estão a “100% no clube”?

Não queres jogar? Então vais lá para dentro jogar… Ia ser bonito, ia, ia mesmo, se agora o Yannick fosse recambiado para trás.

Às vezes, mais vale tar calado. Domingos, tive alguma esperança, mas contigo, estive de pé atrás, como nunca estive com nenhum treinador que veio para o Sporting. Cada vez mais estou desiudido, quando pensava que dos poucos que iriam safar-se nesta direcção, seria a equipa técnica. Assim, não vamos lá. Desculpas de mau pagador e mau perdedor…

Que é que se passa? Desde a jornada de Aveiro que a desculpa é sempre a mesma, por isso me atirei ao treinador, depois do último jogo. Quem é o líder sou eu? Não! É ele, ou deveria ser! O líder agora desculpa-se sempre com os jogadores, não as culpas primeiramente são sempre dele que é o treinador e seguidamente da direcção, só muitos quilómetros depois são dos jogadores, mas que é isto? Não sabe dizer mais nada a não ser atirar-se aos jogadores.

Que consiga é colocar a equipa a praticar futebol que o que vi até agora é mau demais para ser chamado de futebol, senão se sentir bem que faça as malinhas!

Afinal que treta bem a ser esta? O treinador está a brincar com o Sporting Clube de Portugal que treta de conferência de imprensa triste é esta, que acabei de ver na SIC, então Yannick e Postiga não estavam com a cabeça 100% no clube e jogavam porquê?

Ó treinador estás ao serviço de quem? Quem te paga? Que estás a fazer no nosso clube? Depois não venham as pessoas dizer que há e tal o Rui Trindade não gosta dos corruptos e isso come-lhe o cérebro, mas brincamos ou quê? O treinador dá uma conferência e tem a lata de dizer isso? Que vergonha é esta que acabo de ver e ouvir? Eu até sou uma pessoa que apoia e que tolera muitas coisas, mas isto? Que é isto? Até nem acredito no que ouvi!

Vence em Paços de Ferreira e luta pelo clube que te paga ou então sai rápido! :wall:

Se não ganhar em Paços de Ferreira, tem um simples caminho a seguir e a direcção pode ir atrás dele.

Para ser honesto, dos treinadores falados aquando das eleições este seria a minha 4a opção…
1 - Van Basten
2 - Frank Rijkaard
3 - Zico
4 - Domingos

Embora tivesse muito na duvida entre Rijkaard e van Basten.

Em todo o caso, e como acabei de dizer noutro tópico que “temos que dar tempo e depois sim chamamos os burros pelos nomes”, não vou dizer o que sinto neste momento em relação ao DP.

Até porque o Rui Trindade, já o disse por mim! :twisted:

Podes ter a certeza! Já chega de sofrimento, todos nós merecemos muito mais do que o que temos!

Que se lixe tudo isto, mas não admito que seja quem for goze com os nossos sentimentos outra vez com a mesma conversa da treta, não pode ser Filipe Barros, acredita não estão bem! Andar! Nós estamos a necessitar de defender o Sporting Clube de Portugal de outra forma, acredita isto já não chega é necessário ir a Lisboa e mostrar o nosso desagrado, mas mostrar mesmo não é aos jogadores é a direcção, que não tem sabido quanto a mim honrar o bom nome do Sporting Clube de Portugal.

São 300 km a vida não está fácil, mas eu irei, se for para colocar os pontos nos iiis. Estou farto de ser gozado e andar sempre triste!

SL