Domingos Paciência demitido

Eu não dou mais para este peditório. Sobre Domingos falarei a curto-médio prazo…

Hoje e ontem foram os dias mais felizes da vida de muita gente. Nem sequer ninguém reparou que hoje partimos para a Polónia. O que interessa é que despedir o Domingos foi altamente!

Não fico a torcer contra o Sporting, longe disso e quem me dera não ter razão… Agora desculpem-me mas vão ter de me ler. Engraçado falarem em ‘desculpas’ do Domingos e já estarem a preparar a desculpa da sabotagem para quando ele for para o Porto para ser campeão. É de uma coerência que só vos fica bem…

E Hulk, ficou-te mal teres arrastado o ruitrind para a tua cruzada contra o Domingos há uns posts atrás. Sabes bem que ele mudou de opinião e foi completamente contra a sua saída. Julgava-te um forista com um bocado mais de carácter, desculpa que te diga…

Felizmente, tenho memória. E o ruitrind também a tem. E se defendeu Domingos, foi por defesa do Sporting. Mas Domingos já não está no Sporting. E antes de Domingos ter estado no Sporting, ele e eu avisámos o que seria. Não tem nada a ver com carácter, tem sim a ver com a Verdade. Colocares o meu carácter em causa, enquanto elogias o Domingos, é um direito que te assiste. Eu nem me vou chatear. Muito menos colocar em causa o teu carácter… por causa do Domingos.

O problema aqui é que o Domingos era a cola que conseguiu arrastar com este suposto projecto alguns Sportinguistas mais ingénuos que nele não se reviam mas que tinham em Domingos a referência, o elemento motivador e aglutinador. A realidade é crua. É evidente agora o quanto estavam errados e ficaram desapontados. Afinal Domingos era só um acessório. Afinal Domingos não fazia milagres. E custa-vos. Principalmente que a direcção se desfaça dele, mantendo-se por lá. Mas foi ele que a ajudou a lá chegar e é co-responsável pelo momento actual. A mim o que me tem custado é o que andaram e andam a fazer ao Sporting. Domingos incluído.

Hulk

O que te estão a tentar dizer é que estás a ir longe demais na caracterização da pessoa Domingos Paciência.
Que não tenhas gostado da performance desportiva dele, estás no teu direito e eu não tenho grandes argumentos para te contrariar.
Que não tenhas gostado das intervenções públicas dele, também estás no teu direito e numa ou duas situações também sou capaz de te dar razão.
Agora onde tu acabas por deitar por terra todos os teus argumentos, mesmo aqueles onde te dou alguma razão, é quando começas a caracterizar o carácter profissional e pessoal do Domingos. Aí já não te dou razão e posso mesmo dizer que estou completamente contra essa análise.
No futebol de hoje em dia já ninguém (e estou a falar dos profissionais do futebol) liga ao clubismo, nem deixa que isso meta em causa o seu profissionalismo.
Não tenho a mínima dúvida que o Jorge Jesus tudo faz para o SLB ser campeão, apesar de ser sportinguista.
Não tenho a mínima dúvida que o José Mourinho tudo fez para o FCP ser campeão, apesar de ser benfiquista.
Não tenho a mínima dúvida que o Fernando Santos tudo fez para o FCP e o SCP (cá não conseguiu) serem campeões, apesar de ser benfiquista.

Por isso, não tenho dúvidas nenhumas que o Domingos fez o seu melhor pelo Sporting. Pelos vistos, o melhor dele não era suficiente, mas nem eu nem ninguém deve colocar em causa a honestidade pessoal e profissional do homem.

Cada pessoa é uma pessoa, uma pessoa não são 2 (diz-se). Domingos é de quem falamos. Deixemos o JJ, o JM e o FS de fora. Já quando iam buscar o Pepe Guardiola para o tópico do Domingos, eu não achava muito boa ideia (muito menos quando depois se viu o 4-3-3 em Olhão, mais um mistério). A nível de experiência e maturidade profissional e emocional, Domingos está longe de todos os exemplos citados. E mesmo que estivesse mais próximo, não deixava de ser um caso peculiar, como todos o são.

Podes não concordar comigo, mas eu posso rebater da mesma forma o argumento com que atacas os meus argumentos. É uma questão de leituras. Tu fazes a tua, eu faço a minha. Sem remorsos, porque o primeiro a desculpar-se e a desvalorizar o plantel do Sporting e os seus jogadores… foi Domingos. Sem contemplações, foi Domingos.

Hulk,

Daqui a bocado estás a chamar-me Roqueteiro… Até parece que por algum momento acreditei nesta gente… Aliás, fui completamente contra a contratação do Domingos. Eu até nem percebia bem o argumento do sucesso dele no Braga! Só me vinha uma coisa à cabeça: Jaime Pacheco.

Agora se há uma coisa que não tolero é falta de Lealdade. E o que vi foi um homem a quem foi prometida uma coisa e foi dada outra. Foram tudo desculpas! É desculpa que o Sporting começou por estar no ‘ano zero’, passou a candidato ao título, depois para candidato a aproximar-se dos grandes e por aí fora. Foi desculpa que o Sporting foi ‘afastado’ da Taça da cerveja com dois penaltis anedóticos (um marcado e outro por marcar) bem como é desculpa que foram saqueados pelo menos 5 pontos ao Sporting no início da época. Foi desculpa que o plantel é afectado por lesões de forma constante, aliás isso até é culpa do Domingos que já treinava no ano passado o Izmailov, o Jeffren, o Schaars, o Matias, e o Onyewu, tudo jogadores insuspeitos no que toca a lesões. Ah pah, treinava o Rodriguez pois é! Afinal a culpa é mesmo do Domingos… Já para não falar que o Domingos também teve culpa de só saber falar português e ter um plantel que fala português, castelhano, inglês, holandês, russo e búlgaro para além de ter 13 nacionalidades, algo nunca visto no futebol português e quiçá mundial. Também foi ele com certeza que se lembrou de contratar o Ribas que ‘nem numa p*** de uma bola acerta’ e o Xandão que ‘treinava atado a um pau’. É culpado de ter colocado Matias à direita quando os extremos que existiam era Capel e um Carrillo que não dava uma para a caixa. É o culpado de não ter arranjado uma solução para substituir o Rinaudo quando todas as alternativas que testou falharam redondamente. É o culpado de ter adaptado o Jeffren a ponta de lança quando as alternativas eram os portentos Ribas (o tal que não acerta na bola mas que é muito bom na segunda divisão francesa) e Rubio (esse mito de pré-época). É o culpado de tudo isso e ainda de ter desabafado. Porque afinal de contas ele também tem culpa de não ser Sportinguista desde pequeno. É uma pessoa sem carácter e mandado pelo Pinto da Costa depois de ter saído em litígio do Porto e de nunca mais ter falado para ele.

Carlos Freitas? Esse fez um excelente trabalho! Vamos ver como se dá Sá Pinto com este saco de gatos a que chamam plantel. No FM dava-se bem! São todos bons jogadores e raramente se lesionam! Vamos ver como é na vida real…

Um ditado muçulmano diz o seguinte: ‘Reza a Alá mas prende bem o teu camelo’. Eu com o Sá Pinto é igual. Adoro o Sá Pinto, acredito muito nele e, como disse noutro tópico, só lhe falta ser presidente deste clube. Rezo a todos os santinhos que estão no céu para que dê certo. Mas fico vigilante…

A lealdade é um problema entre Godinho, Domingos e quem com eles pactuou. Esse é um problema que não me diz respeito, Sigurd. O problema que me diz respeito é que eu não tolero muito menos admito logros e exijo respeito pelo Clube e pelos seus associados e adeptos, da parte dos responsáveis, auto-denominados e pretensos “salvadores” que passam as épocas a implodir o Sporting e a desorganizá-lo. A responsabilidade primeira é da cúpula directiva, e tem a obrigação de fazer muito mais e muito melhor. A obrigação! Assim como o treinador e a equipa técnica tinham a obrigação (e estou a medir bem a palavra) de fazer muito mais e muito melhor. Não servem desculpas de uns com outros e de quebras e faltas de lealdade entre si. Isso é problema deles. As suas competências são responsabilidade inerente ao cargo que ocupam e pelo qual são avaliados e recompensados.

Eu gostava era de saber afinal se Domingos não tem responsabilidade por nada e só veio para Alvalade ver a bola e conhecer a Academia, e de vez em quando ir de folga e dar umas voltas ao norte.

Mas há algo que é muito mais importante que os seus problemas e quezílias pessoais. É o SPORTING, que tem que estar acima de toda esta incompetência e inaptidão.

Achas então que Domingos com todas as condicionantes que teve, a que chamas de ‘desculpas’ (como os lesionados crónicos que não foi ele que contratou; como a vasta gama de nacionalidades e idiomas do plantel que não foi ele que contratou; como os 5 pontos (pelo menos) que merecia ter ganho e que lhe foram surripiados; como da falta de soluções que havia no plantel para certos sectores fulcrais da equipa como central, lateral-direito, extremo e ponta de lança; como o facto de ter pedido três jogadores ‘para ontem’ e lhe terem dado dois jogadores para amanhã e o Ribas e o facto de o terem contratado para ir fazendo uma equipa para crescer e de repente lhe tenham pedido o título), o Domingos deveria (leia-se poderia) ter feito melhor é isso?

É que se é isso são opiniões… Eu tenho a minha e tu tens a tua e estamos aqui a discutir de forma inútil…

Ouve uma coisa, nem tudo correu de feição. Mas há coisas que correram mal e são da responsabilidade do treinador. Não é por enumerares os factores pelos quais, aparentemente, ele não teve responsabilidade directa ou indirecta, que deixam de haver factores pelos quais ele foi o máximo responsável ou teve influência directa ou indirecta nessas consequências.

O Treinador de futebol não é um agente passivo num clube de futebol profissional. Não é alguém que é avaliado por aquilo que não tem responsabilidade. Só que ultimamente virou moda em Alvalade passar a batata quente para outras mãos, inclusive aqui no Fórum parece ser habitual desculpabilizar o treinador por causa da direcção, e vice-versa. Mas isso, na minha humilde opinião, é totalmente contraproducente. O treinador teve imensas responsabilidades em grande parte dos problemas da equipa de futebol. Que o tenha feito conscientemente ou inconscientemente, nas suas diversas acções, ninguém, a não ser ele e os mais próximos, pode ter certezas. Mas que há muita coisa que fez mal, e por vezes não as soube assumir, é inegável. Que preferiu por vezes desculpas fáceis, sem medir que estava a colocar em causa o que não devia, preferiu. E mal. Porque estava a colocar-se em causa, para além de tudo o resto, a si próprio, ao desculpar-se com os jogadores, o plantel e o conta-gotas. Esse é o caminho mais fácil, e igualmente o mais perigoso, a médio-longo prazo. Falta essa maturidade, falta essa consciência, falta essa capacidade. Faltou-lhe.

Foram 8 meses. A melhor maneira de os avaliar é ir lá atrás às páginas e tópicos do Fórum e fazer a retrospectiva serena e ponderada do que foi o desempenho de Domingos, as incidências, as opções, os factores alheios, as suas responsabilidades. Aí sim, vale a pena fazer esse balanço. Ir buscar apenas aquilo que o pode desculpar, na amálgama de altos e baixos que foi esta época, e esquecer aquilo que Domingos fez sem qualquer resultado prático e sem bons resultados, é estar a distorcer o que foi o seu desempenho. Faça-se a análise estatística, o resumo das incidências, faça-se a cronologia e a fenomenologia da época, e veja-se a fundo o que ficou. Para já, foi um belo endividamento, e resultados… nem vê-los.

fico mais descansado pelo que tenho lido exceptuando o hulk verde seguindo a opiniao de outros afinal nao ha corrupcao no futebol sao todos excelentes profissionais e muito idoneos e verdadeiros ninguem mente nem se fazem certas jogadas psicologicas e com isto termino pois cego é que nao sou… abram mas é a pestana.

@ HulkVerde,

Independentemente dos erros, que houve, por parte do Domingos, e abreviando muito a minha intervenção porque não tenho energia para estar aqui com grandes textos, venho aqui dizer com todas as letras que esta “nutícia” é falsa e foi plantada pela “direcção” para justificar cobardemente a parvoíce que fez.

Nunca tinha vivido uma situação destas tendo conhecimento dos factos.

É uma vergonha!

ElGuru, acredito no que estás a dizer, mas até certo ponto. Passo a explicar: não me estranha que a notícia seja plantada, porém não invalida que Domingos mantivesse contactos com a estrutura do Porto, em certa medida mais até do que com a própria estrutura do Sporting:

[b]Domingos e Sá Pinto nem se falavam[/b]

A história que (des)une Sá Pinto e Domingos Paciência começou a escrever-se na campanha de Portugal no Campeonato da Europa de 1996 e revelou-se inultrapassável quando o destino quis que os caminhos de ambos se voltassem a encontrar ao serviço do Sporting. A difícil, por vezes tensa, relação entre os até ontem treinadores dos sub-19 e da equipa principal dos verdes e brancos era por todos conhecida no interior da Academia leonina, apurou O JOGO, e ia contra a estratégia definida para o futuro. Embora nunca se tivesse gerado confronto directo, o ambiente entre a dupla nortenha esteve sempre longe do recomendável.

Voltemos ao início. Os dois avançados escolhidos pelo ao tempo seleccionador nacional António Oliveira nunca morreram de amores um pelo outro e a concorrência por um lugar na frente de ataque lusa nada acrescentou de positivo à convivência, muito embora a rivalidade fosse silenciosa, sem episódios dignos de nota. Natural do Porto e também ele um antigo formando dos azuis e brancos, tal como Domingos, três anos mais velho, Sá Pinto mantinha uma relação saudável com os companheiros de Selecção afectos aos dragões, mas a ligação com o agora ex-técnico principal dos leões sempre foi seca. Adversários peninsulares dentro de campo nos clássicos em Portugal e quando ambos jogaram em Espanha (o ex-leão na Real Sociedad e o antigo dragão no Tenerife), o duo passou a defender finalmente a mesma causa no passado Verão, mas cedo se percebeu que nem assim se registariam melhoras. O distanciamento entre as alas profissional e de formação acentuou-se pela deliberada falta de comunicação entre os dois técnicos.

SAD andava apreensiva com a má relação

Toda a informação partilhada entre os sectores era feita por terceiros, o que desagradava à cúpula dirigente a operar em Alcochete, que lamentava ainda o facto de nenhuma das partes dar um passo em frente em prol de um melhor relacionamento. Contudo, a preocupação ia mais além: os planos futuros passavam por na próxima temporada promover o Coração de Leão a líder da formação B, onde teria forçosamente de desenvolver um laço estreito com o treinador dos seniores. Para piorar o cenário, a equipa técnica dos sub-19 queixava-se de que Domingos recrutava juniores para o seu grupo sem aviso prévio, por vezes indiferente ao calendário do escalão jovem, o qual proibiu de actuar em Alvalade sob o argumento de poupar a relva.

Do outro lado, o campo afecto ao antigo goleador do FC Porto apontava ambição desmedida ao antigo avançado do Sporting, acusando-o de se servir do prestígio e conhecimento aprofundado do universo leonino para criar um clima adverso ao técnico principal e assim, um dia, lhe ocupar a posição.

Certo é que o clima se deteriorou e passou a entrar no domínio público quando se notou a ausência de Domingos de um desafio dos juniores no Torneio NextGen, em Mafra, presenciado por um vasto contingente técnico e dirigente dos verdes e brancos. Caiu mal, até por se saber da (legítima) presença sempre que possível do treinador do Sporting nos jogos de juniores do FC Porto, onde milita o seu filho, Gonçalo.

Se as nuvens negras já pairavam, quase trovejou uma tempestade na Academia em vésperas de uma recepção ao Nacional da Madeira. Domingos deu ordens expressas para que Sá Pinto fosse impedido de assistir ao treino da equipa. O técnico dos sub-19 sentiu-se alvo de suspeição - é amigo de Pedro Caixinha, timoneiro dos insulares e de quem foi auxiliar no Leiria - e não tornou desconhecido o seu desagrado. Era indisfarçável a falta de confiança prevalente.

Agora que realiza o sonho de comandar a formação principal do Sporting, Sá Pinto decerto não pedirá informações ao seu antecessor. Nunca foram, não são e dificilmente algum dia se tratarão por amigos.

O Sporting tem gente na sua estrutura que se movimenta muito bem na Comunicação Social. Essa é claramente uma notícia encomendada por uma fonte não identificada para que se possa justificar uma demissão incompreensível pela altura da época e sobretudo por não ser acompanhada pelos responsáveis máximos que também são responsáveis pela forma como a época ocorreu.

Se isso fosse verdade, não faria sentido aquela frase no comunicado da SAD em que lhe deseja toda a sorte no prosseguimento da sua carreira desportiva.

Portanto essa é uma notícia encomendada para sportinguista desinformado ver e correr a meter-se ao lado da direcção.

Aliás, na linha do que vi à bocado numa daquelas entrevistas à porta de Alvalade em que um miúdo (daqueles que pelos vistos deve andar nalguma modalidade lá em Alvalade) de início ficou surpreendido com a notícia: “Ah, mas o nosso Presidente ainda ontem disse que o Domingos era para continuar”, mas depois segue a dizer que “mas pronto, o Presidente é que sabe e ele até está a fazer um bom trabalho”. Ou seja, a lavagem cerebral continua.

Godinho percebeu que o seu trunfo eleitoral não estava a conseguir um bom trabalho e que os da oposição que lhe foram dando uma margem de manobra, estavam a começar a apertar o cerco. Pior do que isso é que a Guarda Pretoriana que foi tão útil para bater num sócio na apresentação do Domingos tb estava a começar a cagar-se nele.
Portanto era preciso arranjar uma solução rápida e especialmente uma solução que não o obrigasse a auto demitir-se e que conseguisse sobretudo acalmar a Guarda Pretoriana. E nada melhor que Sá Pinto: este é dos que bate com a mão no símbolo (embora hoje todos fazem até aqueles que chegaram há 2 semanas ao clube) e a Guarda Pretoriana adora-o. Aí está a solução para que Godinho e a sua direcção tire os holofotes de cima de si.

Isto é tão simples que me espanta como ainda existem dúvidas.

De certeza que mantinha contactos com a estrutura do Porto, pelo menos com a estrutura jovem, já que o seu filho joga nas camadas jovens do Porto. Portanto, nessa parte não me espanta nada.
Quanto a contactos com a restante estrutura, acredito que sim. É portista, foi jogador da casa e tenho ideia que até começou lá como treinador dos juniores. Continua a parecer-me normal que tenha relações pessoais com a estrutura. Eu pelo menos, continuo a dar-me com pessoas das direcções das empresas onde trabalhei. Isso não implica que eu volte para essas empresas.

Com quem julgo que ele continua a não ter relações é mesmo com o Pintinho já que julgo que nem se falam.

Tu como profissional, descuravas funções da tua responsabilidade por questões pessoais? Onde acabava o profissionalismo, onde começavam as questões pessoais?

Há muitas coisas que se estava mesmo a ver que não iam dar certo, desde o princípio. Parece que há pessoas que fazem confusão entre o Leão e a quimera. Mas a mim estão longe de me surpreender, mesmo desconhecendo certos contornos (redundantes e desnecessários de conhecer). São pormenores, mas era bem notório que certas coisas não estavam a funcionar como deviam no futebol do Clube a outra escala. E quem está atento, repara nelas. São bem visíveis e notórias, infelizmente. E são questões que vincam bem a fronteira entre profissionalismo e amadorismo.

Claro que não. Mas em lado nenhum daquilo que escrevi existe uma situação dessas. Se me disseres: “O Domingos faltou ao treino para ir ver o jogo do filho” claro que isso era falta de profissionalismo. Mas se ele foi ao Olival ver o jogo do filho, ou foi-se encontrar com o amigo Guilherme de Aguiar ou Fernando Gomes em momentos em que não tivesse nada marcado no calendário profissional com o Sporting, não existe nenhuma falta de profissionalismo nesse caso.

o domingos liga muito esporadicamente para o bimbo só para saber da evolução do seu filho nos juniores. como diz o outro “nao representa nada, säo fait-divers” :mrgreen:

Se Domingos mais cedo ou mais tarde ia parar ao Porto? Nao duvido.
Que tomou muitas másdecisões à frente do Sporting? Tomou
Que a equipa nao jogava uma beata? É verdade
Mas daí a sabotar claramente a equipa para iso acontecer, nao acredito.
Senao tinha dado um empurrão no Sporting porto, ate porque eles precisavam…
Nao sei se uma coisa exclui a outra, mas acredito mais na pressão de alguns para isto acontecer…e nao estou a falar dos do aeroporto…

Queres maior empurram do que meter um jogador no meio campo (parte fundamental do campo) que tinha 2 treinos com o plantel?! Os tripeiros é que são tão maus que só com 2 empurrões…

Esse argumento do “Ele ia ver os jogos do filho ao porto mas nao ia ver os juniores do Sporting” é bastante estúpido. É óbvio que ele ia ver os jogos do filho, jogasse este no porto, benfica, boavista, farense, etc :wall:

P.s: atenção que não estou a defender o facto de o Domingos não ter ido ver o jogo dos júniores contra o Inter…

@ Hulkverde

Desculpa lá, mas tu estás tão cego de raiva contra o homem, que qualquer coisa que se te diga vai sempre provar o teu ponto de vista:

• “Eu falo com ex-colegas” - “Tu descurarias as tuas obrigações profissionais?” → mas onde é que isto existiu? Como é que uma coisa leva à outra?;
  • “Não é verdade que vá para o porto” - “Tem mais contactos com a estrutura do porto do que com a do Sporting” → onde é que isto foi falado? Mas o homem já não pode ter amigos que estejam ligados ao porto? (E atenção: antes que vás outra vez por aí fora, não estou a falar de jantar regularmente (ou sequer ocasionalmente) com o reinaldo teles, o adelino caldeira ou o pdc).

Volto a dizer: sei que é falso, e é muito grave que se ponha em causa assim a idoniedade de uma pessoa honesta e trabalhadora.

Quem quiser acredita. Quem não quiser, que acredite no que foi posto nos “meios de informação” (engraçado como escolheram a Lusa para alimentar informação e não o correio da manhã. Neste momento era importante que se dissesse “notícia da Lusa”).