Dois pavilhões de referência para o nosso Multi-Desportivo

Estando a começar a vir a público propostas de projectos para a nossa desejada casa das modalidades, foi com alguma apreensão que constatámos que mais uma vez os arquitectos parecem inclinados a nos brindar com mais uma infra-estrutura com barreiras visuais e elementos com vista a fracturar a distribuição do público. O Sporting ( talvez por ser a maior instituição desportiva nacional?! ) parece pois ter-se tornado num íman que atrai todo o tipo de experimentalismos artísticos sádicos.

As nossa principais limitações são a área e o orçamento disponíveis, por isso é ainda mais importante que sejamos minimamente exigentes com um equipamento que nos deverá servir nos próximos 40 a 50 anos.

Achei por bem dar então a conhecer à comunidade duas infra-estuturas que são um exemplo de ergonomia, simplicidade de construção, sobriedade e versatilidade.

São pavilhões muito bem pensados por arquitectos com experiência em equipamentos desportivo, daí que a inteligência com que foram construídos esteja à vista.

Em primeiro lugar há um factor importantíssimo: qualquer pavilhão onde se pratique Andebol e Basquetebol está destinado a lidar com duas modalidades que ocupam áreas muito diferentes:

Basquetebol = 28m x 15m
Andebol/Futsal = 40m x 20m

Este pequeno problema é facilmente resolvido com a utilização de filas retrácteis.

Os exemplos em foco tem a capacidade de 5000/6000 e 2600/3000, respectivamente:

[hr]

CRS Hall Zielona Góra

Este pavilhão situa-se na Polónia a cerca de 60 km da fronteira alemã e tem capacidade para 5000 espectadores na vertente Andebol e Futsal e capacidade para 6000 pessoas na vertente Basquetebol e Voleibol.

A pequena área onde foi inserido fez com que a sua capacidade fosse arranjada de modo vertical, usando um ângulo elevado para as bancadas e dois pisos bem sobrepostos, além do já falado aproveitamento ideal do espaço.

Modo Andebol / Futsal (cap=5000)

Modo Basket / Volley (cap=6000)

Modo Concerto / outros eventos (cap= ~9000)
[/URL]

http://www.basketzg.pl/en/klub/hala

Vídeos:

Basket:
www.zastal.net - Stelmet Zielona Góra - CEZ Basketball Nymburk (highlights)
ZIELONA GÓRA VS KK BUDUĆNOST 76 : 90 Eurocup Basketball 29/10/2014

Futsal:
[futsal] TCN: Polska vs. Norwegia 3:2 (cały mecz)

[hr]

Stadium Arena - Norrköping

Numa perspectiva de menor capacidade existe um exemplo ideal na Suécia, com 2600 lugares em andebol/futasl e 3000 para basket e volley. Possui um idêntico esquema de bancadas retrácteis (apenas nos topos - zona onde as distâncias mais variam ) :

Modo Andebol / Futsal (cap=2600)

Modo Basket / Volley (cap=3000)

Plano:

http://www.stadiumarena.se/

Vídeos

Andebol:
USM finalmatcher i handboll

Basket:
Dolphins - eco Örebro (03/10-14) [HERR]

O polaco está um espectáculo! O único contra que vejo é a excessiva distância entre o campo e as bancadas, de resto está perfeito.

Edit: Reparei melhor, e afinal não me parece haver o tal excesso de distância. Perfeito :mrgreen:

E qual o custo desses pavilhões? E quais as dimensões reais do espaço?

Pergunto isto sem qualquer tipo de ironia, pois parece-me que deste mais destaque à capacidade de lugares do que propriamente a outros factores que são, efectivamente, o nosso grande obstáculo.

A minha preocupação principal foi a ergonomia e a proximidade do público entre si mesmo e entre si e o jogo, a continuidade das bancadas, etc!

Vou procurar os custos mas julgo que o sueco está dentro das nossas possibilidades :great:

O polaco é maior e está incluído num complexo com um parque e restauração, não deve ser fácil saber.

A área que temos parece-me chegar bem para o menor (3000/2600).

Um pouco off-topic: não cheguei a ver a tal maquete que vazou no outro dia, alguém sabe onde a posso encontrar?

Edit: encontrei na tasca do cherba (http://atascadocherba.com/2014/12/13/uma-proposta-a-precisar-de-varios-ajustes/)

:great:

Gosto particularmente do primeiro

Acho que são estes os dados do sueco. O valor que aparece, trocando para euros, são cerca de 13M€ (se aquilo estiver em dólares)

Technical Data
Construction start: Nov 2007
Construction end: Dec 2008
Building costs: $16,145,000
Full capacity: 3,400
Capacity seats: 2,600

Dados: http://www.emporis.com/building/stadiumarena-norrkoeping-sweden

É essencial termos um Pavilhão envolvente, dentro das nossas limitações financeiras e logísticas, pois não teremos tão cedo nova oportunidade para remendos. É sempre bom virem à tona estes bons exemplos (principalmente o da Suécia, por ser mais aproximado em termos de capacidade) de pavilhões já existentes.

Mesmo com “apenas” 10 milhões de euros, estes aspectos não podem ser descurados e quero acreditar que a direcção está também atenta a isto.

Encontrei do Sueco.

Ora o espaço contém restauração, cafetaria, quiosques e fan store.

O orçamento do complexo foi à época (2007/08) de 110M Coroas (10M €). A empresa que construiu acabou por inflaccionar o custo da obra e com a derrapagem ficou em 156M SEK (14M €) e a área final de implantação subiu de 10’000m^2 para 13’000.

Tem contudo mais-valias como uma mini-central de produção de electricidade a partir de energia geo-térmica.

Uns têm a mais por tão pouco :inde:

Pessoal podem me elucidar um pouco!!! O pavilhão só vai ter um ringue??? É que para tantas modalidades vai ficar curto, e teremos de ir jogar a outros pavilhões na mesma??

Esse pavilhão sueco em Portugal ficava para aí a um terço de preço, porque o que custa em terras suecas é a mão de obra que é à vontade quatro a cinco vezes superior à portuguesa.

Ambos os projectos parecem bastante bons, mas não podemos esquecer de um pormenor restritivo no caso do Sporting: A volumetria!

Encontrei os custos do pavilhão na Polónia, mas incluiem o centro comercial, restauração, bowling, rapel, ginásio, wellness, duas piscinas, sauna, jacuzzi e um enorme aquaparque indoor com ondulação artificial.

Orçamento : 140 milhões de Zloty, 20% comparticipado pelo estado.
Custo final: 151 milhões. (cerca de 35 milhões de €)

O pavilhão funciona todos os dias das 8 às 23 com mais de 40 modalidades non stop e ainda concertos regulares, o sucesso do complexo é tanto que gera 4,5 milhões de lucro líquido ao ano, prevendo ainda pagar-se a si mesmo em poucos anos com a ajuda dos naming rights.

A construção do pavilhão pôs fim a muitos anos de espera do clube local por uma casa. :whistle:

Embora o polaco me agrade, penso que a lotação é exgerada e ia mais para os números do sueco!
E o custo parece dentro do orçamento!

Mas olha que não ha pior que o fuga quando toca a derrapagens…

PS. Não me choca o pavilhão do Sporting ter lotação para 2 mil pessoas…
À semelhança da discussão sobre o estádio, prefiro ter menos lotação e ter algo bem feito a toda a dimensão do que ter um pavilhão a retalho só para que caiba o maior num. De pessoas.

Marinho, a mim choca estarmos a entrar em 2015 e pensarmos em gastar 10 milhões de € num pavilhão para 2000 pessoas.

Se agora vão 300 pessoas a um jogo em dias bons é pela situação desastrosa de não termos casa. Não nos podemos basear nisto. Alvalade voltará a ser um centro desportivo de referência.

4000 pessoas para um clube como o Sporting é o mínimo. Se daqui a 10 anos dermos o salto e nos tornarmos um país “normal” no que toca a desporto, não poderás fazer nada com uma lotação tão pequena (2000 nem sequer nos mais pequenos clubes da província na Grécia ou Espanha). Não te podes medir pela bitola do Benfica ou Porto.

Além disso podemos vir a ter um espaço de referência rentabilizado 7 dias por semana para todo o tipo de actividades. Não existe nada na Grande Lisboa entre o Pav.1 da Luz (2600) e a Meo Arena (12500).

Dadas as limitações em área, acho que devemos aproveitar o espaço ao máximo em altura, com a inclinação máxima permitida, como têm muitos clubes.

sabes se o projecto não está a prever ampliação?

Em que termos? Só desportivos? É que há alguns espaços entre essas duas lotações (dependendo da finalidade). Se for espaço desportivo, estás certo, mas se estiveres a falar de eventos, bem tens pelo menos o Coliseu para (2800/4000 lugares) e o Campo Pequeno (10.000 lugares).

Acho que temos que apostar em 3.500 lugares. (IMO)

Nesse sentido (só há 2 pavilhões desportivos para essas dimensões, os outros que falas são para concertos e touradas), tenho de dizer que fiquei babado com o exemplo daquele pavilhão Polaco.

Cá em Coimbra a briosa tinha como único património (além de uma antiga sede vendida para 1 cromo qq ficar lá a llavar dinheiro, e o único estádio do clube o velhinho Santa Cruz) o Pavilhão Jorge Anginho (aka pav OAF), este tinha 2 salas com aulas de ballet/danças/judo/karaté etc, 2 campos de futsal/basket (1 com lutação para 0 pessoas o outro para 2000 + camarotes). Ora a vaca da UE serviu para destruir um parque de piscinas com 2 Olimpicas (uma de interior aquecida) uma “média” de cobertura amovível e uma de crianças em parque ao ar livre (que reunia as 3 piscinas não de interior), deixar ao abandono as Salas do OAF (só funciona agora o campo principal nesse pav), e construir um pav junto ao mono do estádio novo com um campo de futsal/basket que “Possui bancadas para 2239 espectadores (1348 em bancada fixa, 891 em bancada amovível)”, e 2 piscinas olimpicas interiores muito bonitas (<- sim não tem mais nenhum tipo de sala).
Daí que veja com muito bons olhos um investimento a pensar principalmente no potenciar a rendibilização do espaço.

Mito: “a área disponível para o Sporting não permite construção de bancadas de topo”
Realidade:

Kaunas Sports Hall

Capacidade = 3500 + 500
Área do complexo =61m x 63m = 3870 m² (o Sporting pode construir até 4817 m¹ numa área de 5318 m²)

É um dos mais antigos e míticos pavilhões em funcionamento, construído em 1939. Em 2005 foram instaladas as famosas bancadas retrácteis (525 lugares) que aumentam a capacidade de 3500 no Andebol para 4000 espectadores no Basket.

Atentem bem ao vídeo:

Sugrįžimas namo | ŽALGIRIS - UNICS (77:71)

Modo Andebol/Futsal (clube: HC Granitas Kaunas)

Modo Basket (Basketball Club Žalgiris)

Congresso

Kumite

Ring de Box