Ditados tugas, bitaites, expressões ou chico-espertices

o macaco tem rabo

o chouriço tem fio

a couve tem talo

:twisted: :twisted: :twisted:

traduzam por favor… :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Dinheiro que se ganha fácil, perde-se fácil. Ou chapa ganha, chapa gasta ehe :mrgreen:

PS:Vou tentar traduzir o último post :slight_smile:

Uma expressão que se aplica na perfeição ao Sporting de hoje na Dinamarca:

“Às vezes é preciso que tudo mude para que tudo fique na mesma”

:naughty:

é assim: mudam-se as moscas, mas a me*da é a mesma.

ou
tudo sem rei nem roque
Aquela de César, também tinha cabimento: também tu, Domingus??

a merd.a é a mesma, o cheiro é que é diferente >:(

.
Easy come, easy go!

Dizer cobras e lagartos  -   Vira o disco e toca o mesmo   -  Prometer mundos e fundos    -   Cai o Carmo e a Trindade

Vai dar banho ao cão.   -   Ser só pele e osso    -    Meter a viola no saco    -  Meter o rabo entre as pernas

Rir-se como um perdido   -   Fazer a cabeça em água   -    És um trocas e beldrocas   -   Um verbo de encher

Cheirar a esturro   -    Ser unha com carne   -   Ser como o Roque e a amiga   -    Quando a esmola é grande... o pobre 
desconfia

lol é interessante que esses 4 primeiros que até estão seguidos é exactamente o que se passava no Sporting lol
Peço desculpa pelo offtopic lol Mas pronto pode ser considerada uma “Chico-Espertice” ou um bitaite XD lololol

• Três coisas destroem o homem: muito falar e pouco saber
    muito gastar e pouco ter
    muito presumir e pouco valer
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Não peças a quem pediu, não devas a quem deveu nem sirvas a quem serviu;
    pede a quem o herdou, que não sabe o que lhe custou.

Agradeço ao nosso amigo forista JAAQ, por dinamizar este tópico em nome da nossa orgulhosa e imaculada língua portuguesa ehe

E que melhor agradecimento do que postar mais umas pérolas?

• Pôr a carroça à frente dos bois.

-Filho de peixe sabe nadar

• Erros de algibeira (erros básicos, evitáveis)

• Para grandes males, grandes remédios.

• Não é lá grande espingarda (não é grande coisa)

O que tem o cu haver com as calças?

Fiz uma compilação por por temas de ditados soltos recolhidos de jornais.
“Alimentos”, então, que, de memória, parece-me não terem sido ainda aqui colocados:

Laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata. Da garganta para baixo, tanto sabe a galinha como a sardinha.

Uma azeitona, ouro. A 2ª, prata. A terceira mata. Se queres o velho menino, em cima do doce, vinho.
Azeitona e fortuna às vezes muita, às vezes nenhuma.

Água gelada e pão quente não fazem bom ventre. Não comer de ter comido, não é mal de sentido.

Só se sente a falta de água quando o cântaro está vazio. De grandes ceias estão as campas cheias.
Quem come e canta não tem amor à garganta.

Na boda do pobre, são mais as vozes que as nozes. - Comida fina em corpos grossos, faz mal aos ossos.

Palavras não adubam sopas. - Em casa de pouco pão, todos ralham e ninguém tem razão.

O dinheiro deve ser como o azeite: por onde passa, unta. - Quem azeite mede, as mãos unta.

Guarda que comer, não guardes que fazer. - De pequenino se torce o pepino - Contar com o ovo no cú da galinha.

Não sai farinha branca de um saco de carvão - Com bananas e bolos se enganam os tolos

agora alguns com animais:

Muitos animais comem palha: só o burro tem fama. - Antes burro que me leve que cavalo que me derrube.
Um burro carregado de ouro parece melhor que um cavalo albardado. - Gente nove e burros velhos botam o mundo a perder. - Quem tem alforjes e asno, quando quer vai ao mercado. - Não se pode ser burro em tempo de moscas.
Mais fácil é ao burro perguntar, que ao sábio responder.

Em casa de Gonçalo, manda mais a galinha que o galo. - Trista da casa em que a galinha canta e o galo cala.
Vale mais uma sardinha com paz do que uma galinha com guerra. Dormir com as galinhas, levantar com os galos.
Branco é galinha o pôs. Todos os dias galinha enfastia a cozinha.

Quer em jogo quer em sanha, sempre o gato mal arranha. - Onde não há gatos os ratos dançam o fado.
Enquanto o gato anda pelo telhado anda o rato pelo sobrado.
…Se a barba fosse tudo, bem podia o bode pregar. Não são as pulgas dos cães que fazem os gatos miar.
Vai dar banho ao cão!. - Vai pentear macacos!. Raposa que dorme não apanha galinhas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Uma sebe dura 3 anos; 3 sebes um cão, 3 cães um cavalo; 3 cavalos um homem, 3 homens um corvo, 3 corvos um elefante.

…Não contes os pintos senão depois de nascidos. Contar com o ovo no cú da galinha.
Pelo São Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho. O peixe deve nadar 3 vezes: em água,

continuação…

… em molho e em vinho.

As mulheres e as sardinhas querem-se pequeninas.
. Não ponhas a carroça à frente dos bois.
======================================ALGUMAS “MACHISTAS” com animais pelo meio…:
A mulher deve ser humilde como um cordeiro.i Diligente como uma abelha. Bonita como o pássaro do paraíso, e fiel como uma rola. [i]acho que este é russo e o Staline adorava-o.
à mulher e à galinha torce-lhe o pescoço se a quiseres fazer boa. - Segredo em boca de mulher é manteiga em focinho de cão. - Ao uso de Loulé: homem a cavalo, mulher a pé. - Ao uso de Faro: o homem a pé a mulher a cavalo.

Se entra por terra a gayvota, é o temporal que a enxota! - Se corres como mentes, vamos às lebres.
De boi manso me guarde Deus, que de mau eu me guardarei. - Coitados dos cordeiros, quando os lobos querem ter razão. - Quem nasceu para porco, não chega a porqueiro. - Quem não tem esforço, foge mais que um corço.

Em tempo de guerra, não se limpam armas!

Em tempo de guerra, qualquer buraco é trincheira!

Antes cobarde vivo, que herói morto

Uns que envolvem a vinhaça:

Afoga-se mais gente em vinho do que em água. :-[ - Borracha vazia não tira secura. - Sobre melão, de vinho um tostão.

o leitão com vinho, torna-se menino. - Azeite de cima. mel do fundo, vinho do meio. - Pão que sobre, carne que baste, vinho que falte.

Quem é amigo do vinho, de si mesmo é inimigo. - Quem tem vinho bem o bebe, quem tem mal bem o geme.

Fenomenal !!

A fome é o melhor tempero

A cavalo dado não se olha o dente

Também adoro essa :mrgreen: Como é que me esqueci de postar?

Mais umas novas:

• Feio o ama, bonito lhe parece

• Hoje o benfica joga em casa (mulher com o período :lol:)

• A vida são 2 dias, o Carnaval são 3.

• Os amigos não se fazem, reconhecem-se.

“Estamos feitos ao bife”
“Cabeças de alho chocho”
“Segurar a vela”