Receio que se não tivermos cuidado vamos perder facilmente a hegemonia no futsal e corremos o risco de deixar de ser tão competitivos no hóquei, no basquetebol e no andebol (aqui já está a acontecer). Do vólei nem falo porque considero que não temos essa modalidade. Dessa modalidade só temos um custo que não serve para sermos competitivos. Na verdade, não serve para nada a não ser para dar valor às vitórias dos rivais. Isso faz dessa modalidade uma fogueira para queimar recursos que são necessários à manutenção da competitividade das outras onde realmente estamos a tentar apostar mais a sério.
Nós, de certa forma, até estamos mesmo a fazer mais com menos.
Mas isso tem um limite…
E com esta diferença de orçamentos não vai dar para nos mantermos competitivos muito mais tempo. Eu não estou preparado para assistir à destruição das nossas super-equipas!
Eu adoro-as!
É pois imperioso aumentar receitas (para começar a quotização) e é necessário sacar uma modalidade que, neste momento, para mim, devia ser o vólei.
Só assim podemos investir por modalidade uma verba próxima daquilo que eles vão ser capazes de investir. E só assim, com meios idênticos, mas com mais competência, nos podemos manter vitoriosos.
Para mim, é a única maneira de continuarmos a ganhar como até aqui!
Se não quisermos ver a realidade desta diferença de receitas e de orçamentos, se continuarmos a fingir que isto não existe, ou a dizer que a direção tem que magicamente arranjar soluções para as receitas aumentarem ao ponto de compensar a diferença que temos agora, não estaremos a ser realistas e vamos pagar por isso.
A realidade não se compadece com irrealismos!
É preciso perceber que eles têm mais sócios porque têm mais adeptos.
Vai sempre ser muito difícil igualar as receitas, mesmo que se faça uma boa companha de sócios.
O que temos que fazer é ser competentes e tentar minimizar esta diferença.
E depois temos que ter a presença de espírito de perceber que a diferença que vai sempre haver tem que ser compensada com menos uma modalidade.
Se o SCP deixar o vólei, o SLB ficará com esse custo a mais do que nós para ganhar títulos à Fonte do Bastardo. Serão títulos de que ninguém quererá saber a ponta dum corno…
A única alternativa REALISTA a isto é a SAD contribuir mais para o clube.
Digo já que eu até aceitaria essa solução.
Mas também vos digo que os rivais, perante isso, provavelmente fariam o mesmo (não estão a dormir) e o problema voltaria. Se calhar até seria pior porque a diferença que existe nas SAD talvez ainda nos seja menos favorável…
Se não formos realistas a analisar isto vamos perder o gozo que temos tido com as modalidades. Vejo muita gente a não querer ver isto.
Enquanto for dando para disfarçar, ok…
Mas em breve, com estas diferenças de investimento, não vai dar.
Não há milagres…
PS:
Claro que se houver uma direção que, num clube com menos uns 35% de adeptos do que outro, ainda assim conseguir ter mais sócios e mais receitas, ótimo!
Mas isto é realista se do outro lado não estiverem a dormir?
A verdade é que até aos anos 90 isso foi conseguido sim…
Mas é muito difícil agora.
Não acredito que se consiga nos próximos anos.