Disco quinado - Como recuperar o PC

No outro dia, a minha namorada tropeçou nos fios do portátil dela deixando-o cair enquanto ele fazia shutdown.

Aparentemente nada se partiu, no entanto a porcaria da máquina ficou a bloquear logo no arranque, não concretizando o carregamento do Windows XP.

Como a minha especialidade é a programação, não estou à vontade para a ajudar.
No entanto já fiz algumas coisitas como por exemplo:

  • gravar num CD o Trinity Rescue Kit 3.3
  • iniciar o PC dela com o Trinity
  • executar o TestDisk
  • testar a partição do Windows onde foi detectado o seguinte:
Boot sector Warning: Incorrect number of heads/cylinder 255 (NTFS) != 16 (HD) Error: size boot_sector 182160973 > partition 182160972 Status: Bad

Backup boot sector
Status: Bad

Sectors are not identical

A valid NTFS Boot sector must be present in order to access any data; even if the partition is not bootable.

Parece grave, não parece?!?!
Será possível corrigir o boot sector? Se for, como é que faço isso e que ferramentas me aconselham?

Nesse mesmo TestDtsk, encontro uma opção que diz “Rebuild boot sector”, no entanto depois só me aparecem 3 opções:
Dump, List Directories and files, Write boot.

No dump consigo encontrar o seguinte: “A disk read error occurred…NTLDR is missing…NTLDR is compressed…Press Ctrl+Alt+Del to restart…”.

O List fica eternamente encravado, quanto ao Write, devo executa-lo? Não irei perder os dados???

Se o problema for dos ficheiros do boot e não do disco, podes tentar com o “Live Cd” do Ubuntu ter acesso pelo menos aos ficheiros gravados, penso eu de que.

NTLDR is missing
Press Ctrl Alt Del to Restart

Cause:

Computer is booting from a non-bootable source.
Computer hard disk drive is not properly setup in BIOS.
Corrupt NTLDR and/or NTDETECT.COM file.
Misconfiguration with the boot.ini file.
Attempting to upgrade from a Windows 95, 98, or ME computer that is using FAT32.
New hard disk drive being added.
Corrupt boot sector / master boot record.
Seriously corrupted version of Windows 2000 or Windows XP.
Loose or Faulty IDE/EIDE hard disk drive cable.

Caro Armas, penso que podes ter um problema dificil de resolver, porque com a queda do portátil as cabeças de leitura do disco podem ter ficado danificadas ou fora do sitio, sendo essa a razão para não fazer a leitura correcta do disco, não conseguindo detectar e ler o ficheiro de arranque (boot) do windows.

Parece-me por isso ser um problema de hardware e não de software, pelo que só retirando o disco se pode confirmar ou não este diagnostico.

Também me parece que tens aí um real problema.

Se fosse eu, a primeira coisa a experimentar era o que o MRG sugeriu. Um LiveCd de uma qualquer distro de Linux que conheças (ou que alguem conheça), uma pen usb, e tentares aceder ao disco do portátil a ver se consegues copiar alguam coisa para a pen.
Se conseguires, depois vai depender da quantidade de dados a recuperar. Se forem muitos, podes ter que ligar um disco externo usb, porque não vais ter acesso à drive do CD (porque a maioria das distros Live não permitem retirar o cd).

Quando digo uma distro que conheças, é porque quase de certeza que o disco do portátil não vai ser «montado» automáticamente. E se não souberes como fazer, fica mais complicado, embora uma pesquisa rápida na net te dê indicações de como fazer.

Se precisares de ajuda e estiveres pela Amadora no fim de semana, fala comigo. Se estiveres lá pela tripolandia… fica mais dificil, mas também não é nada que não se consiga por msn ou assim.

Boas!

O Trinity Rescue Kit é uma distro do Linux própria para recuperação de instalações e PCs marados.
Automaticamente já faz o mount às drives, acontece é que com os erros no boot sector não é possível aceder a esse disco. Tentei listar o conteúdo e fica uma eternidade a aceder, gerando uma série de erros de Input/output.

Acham que vale a pena comprar uma caixa para o disco de modo a liga-lo a outro PC e aceder por USB?

Perguntinha: isto enquadra-se essencialmente dentro de problemas de software, certo? Se fosse hardware, deveria ir para o tópico que está agora em “sticky”.

Isso é o que estou a tentar diagnosticar. Hehehehe
Aparentemente é hardware, mas para além de recuperar os dados também dá jeito saber se com a substituição do disco o problema fica resolvido.

Os meus weekends são quase todos aqui na tripolândia. Mas agradeço-te a disponibilidade! :great: :beer:

Ao colocares o disco noutro computador, provavelmente, o que irá acontecer é que o Windows XP irá detectar a corrupção desse teu disco e irá proceder à reparação automática do bootsector. Até pode ser que fique tudo OK.

Podes tb, nesse computador ainda, arrancar com o CD do Windows XP, ir para a consola de recuperação e executar o fixmbr e o fixboot.

Se o hdd não estiver a fazer uns cliques manhosos ou uns ruidinhos metálicos, até pode ser que te safes :wink: ou não :frowning:

Hummm vou experimentar essa aproximação.
A nível de sons, acho que fazia mais barulho antes do que depois da queda, hehehhe.

Acho que vou oferecer um Magalhães à minha namorada.
É mais resistente às quedas. :lol:

Basicamente, o que temos aqui, é o seguinte:

Se o que foi danificado foi o sector de arranque do disco (mesmo que em termos físicos e de forma irremediável), mas o disco continuar a girar, podes sempre recuperar a informação que lá tens através dos processos acima mencionados (cd de recuperação, ligar o disco a outra máquina, etc.). Se o motor do disco parou definitivamente, aí, terás de começar a pensar se valerá a pena gastar qualquer coisa como umas centenas de euros bem largas para recuperar tudo o que lá tens, entregando o serviço a uma empresa especializada.

Tão claro como isto. :wink:

Que não dá garantia de conseguir efectivamente recuperar os dados.

E que não são centenas de Euros, mas sim milhares. Só existem 2 ou 3 empresas realmente especializadas nesse tipo de operações em Portugal, uma vez que é exigida uma câmara de vácuo para manuseamento do disco para não haver finas particulas de pó em cima dos pratos do disco, algo que arruinaria completamente o funcionamento do mesmo. Da última vez que me informei disso (uma vez que tb já perdi um disco com informação vital, e a falha era mecânica) pediram-me 1700€ pelo “possível” arranjo. Mas o diagnostico (que é gratuito) já te permite saber o nível de recuperação do disco e o número de ficheiros recuperáveis.

Então, olha lá: 1700 € são «centenas largas de euros» ou são «milhares de euros»? :mrgreen:

Lolol. É a prova viva que às vezes a malta escreve coisas sem pensar. :mrgreen: :beer: