Direitos Televisivos - A Luta que não podemos perder.

:arrow:

Por muito que lhes custe admitir, num País de cerca de 10 milhões de habitantes (e quase tantos de consumidores de televisão), aproximadamente 3 milhões são adeptos e simpatizantes do Sporting. É muita gente…

Concordo plenamente com a ideia, embora a questao dos 3 milhoes faca tanto sentido como os pseudo 6 milhoes de benfiquistas.

Num pais de 10 milhoes, tens pelo menos uns 2 milhoes que nao ligam nada a futebol e nao tem clube. Depois tens ainda mais 1 ou 2 milhoes que apesar de simpatizarem com algum clube nao gastam 1 segundo do seu tempo a consumir futebol.

Talvez faca sentido afirmar que em Portugal existem uns 3-4 milhoes de benfiquistas, uns 2 milhoes de sportinguistas e talvez 1.5-2 milhoes de portistas, incluindo aqueles que nao consomem futebol.

Ha muito tempo que nao vejo um estudo de mercado sobre este topico.

@Balakov2007,

Sem dúvida! Indiquei esse número como uma mera estimativa, para acentuar o absurdo da pretensão em marginalizar o Sporting.

Em Espanha (a outra “grande” Liga europeia cujos direitos televisivos não eram centralizados) prepara-se uma mudança para algo semelhante ao que se vem discutindo aqui. Não me admiraria muito se os moldes da centralização pretendida por Duque e sus muchachos forem idênticos aos elegidos pela La Liga… (quem quiser ler, escrevi sobre isso aqui)

Se tal mudança for avante, com Benfica e Porto a quererem aumentar as “fatias” do “bolo” à custa do Sporting, e se for impossível impedi-lo de forma negociada, não vejo outra opção que seja a da “força”. Aquando das negociações entre BdC e os BES, dias antes daquela célebre conferência de imprensa onde BdC desafiou os bancos, pairava a hipótese desses “parceiros” do Sporting puderem tramar BdC e negar a concretização da reestruturação financeira. Além de deixar no ar a hipótese de se demitir, caso a negociação com os bancos não avançasse, lembro-me que também se falava bastante (e falou-se mesmo, lembro-me agora!) de um boicote ao BES e de outras medidas contra os bancos onde se apelaria o espírito de luta leonino.

Isto tudo para dizer que se o tal projecto de “regionalização” dos direitos televisivos (ou qualquer outro que prejudique o Sporting), na minha opinião, só há uma hipótese: construir uma “narrativa” no seio do Sporting contra a Sporttv (ou qualquer canal de televisão que venha a ser o titular dos direitos televisivos) e apelar aos Sportinguistas a um boicote de 9 meses (o período de uma época desportiva) ao canal. Teria de ser uma “narrativa” muito bem construída, delineada, planeada, de modo a abranger o maior número de Sportinguistas possível e onde se explicasse muito bem o que está em causa, para que o “sacrifício” de ficar sem ver os jogos do Sporting (e restantes modalidades, NBA, F1, etc) fosse bem aceite e compreendido pelos Sportinguistas e, igualmente importante, fazer mostrar aos rivais e entidades afectadas (Sporttv, Olivedesportos, Liga, etc) que estaríamos a falar mesmo, MESMO, a sério.

Gostaria de ver se uma Sporttv sem assinantes Sportinguistas se se aguentaria em pé durante muito tempo…

O argumento de muitos adeptos dos porcos e orcs é que se trata de um caso de concorrência desleal. O Sporting, o Beira-Mar e o Vit.Setúbal renegociaram as respectivas dívidas à luz do que a troika obrigou os bancos a fazer. Agora imagina que a UEFA (que não me inspira confiança nenhuma) com o acesso às contas do clube que tem/vai ter cozinha uma qualquer receita que mostre a não necessidade efectiva do Sporting beneficiar dessas condições? Eu acredito piamente que dada a oportunidade, se a direcção estivesse numa situação que uma acção sua fizesse o clube passar a beneficiar de uma renegociação de dívida, nunca iria(leiam deveria se preferirem) deixar de a fazer.

Já me fizeram ver antes que não fui explicito suficiente… O que queria dizer com o ataque do BdC aos fundos, era referir-me às reuniões com a UEFA em que (supostamente, ou pelo que se leu na CS) atacou os fundos em que não se conheciam os seus verdadeiros proprietários (Doyen e afins).
O que o Presidente apresentou na 1ª vez que concorreu às eleições foi um grupo de investidores russos que se preparavam para meter 50M€ no clube (BdC já explicou pq não os apresentou).

A única solução para a questão das transmissões televisivas, e que defenderia o futebol português, era a implementação de um modelo como o implementado na Premier League.

Porque lampiões e porcos não entendem uma coisa: se bipolarizarem as receitas das transmissões, o futebol português acaba em “meia dúzia” de anos. E depois que joguem entre eles, porque não haverá mais ninguém.

Esta luta tem um bom começo expulsando o Badocha de Socio do Sporting e de preferência que alguém lhe vá á tromba.

Esta vai ser a grande luta a travar porque o que porco e carnide querem é mesmo dividir este bolo e dando umas migalhas aos clubes pequenos( empréstimos, ajudas arbitrais etc etc) , para que estes não se juntem ao Sporting.

SL

Mas é isso que eles querem.
Se ficarem com o bolo todo (ou 80-90%), conseguem planteis de 400 jogadores, gerindo empréstimos e vendas fictícias pelos Belenenses, Estoris, Alvercas, Bragas e Paços desta vida, ganhando sempre contra esses e decidindo os títulos em finais a 2 mãos (a que chamam clássicos).
Em paralelo estão na champions, ás vezes passam os grupos, ás vezes fazem carreira na liga europa
Esses nao têm nada para entender, portanto.

[hr]

O que os clubes médios e pequenos têm de entender é isto:

É muito melhor ter 3 boas receitas do que apenas e só 2 receitas, e sempre de cócoras à espera das migalhas que sobram dos planteis gigantescos

Alias o Simões, por ex, só se for muita burro é que não pensa nas consequências no que disse esta semana

O líder do emblema da Briosa revelou que a receita do jogo de domingo com o Benfica "não chegou sequer a 100 mil euros". "Foi uma das receitas mais fracas de sempre aqui em Coimbra. Com o FC Porto vai ser claramente pior", lamentou Simões.

Esta época foi assim em Coimbra:
Académica-Sporting: 19029
Académica-Carnide: 12582
Académica-Fruta: 7189
O Sporting pôs lá mais 5 mil que o ano passado.
O Sporting sózinho pôs, este ano, tante gente em Coimbra quanto os outros 2 pseudo-grandes. Ok, foi ainda no verão mas tb ainda não havia Nani.
Os Simões (e os sócios das Académicas da liga) que tirem o Sporting da equação e a bilheteira passa para metade. (falo dos sócios dos clubes porque os interesses de muitos dos seus dirigentes são as comissões do momento, logo muito manietáveis pela música hipnotizante da troika costa-vieira-duque)

Depois o simões e os colegas que se reunem nas bombas de gasolina e à volta do leitão da Bairrada que pensem tb mas é em acabar com a tirania da olivedesportos com os jogos sempre às 20.30 ou 21.30, sextas, domingos e 2ªs (a única coisa que a carnidetv teve de bom foi demonstrar que é possível haver transmissões televisivas a meio da tarde).

Estes pseudo-dirigentes das Académicas, dos Setúbais, dos Paços ou dos Gis Vicentes, com a corda na garganta, que se deixem ir na conversa das galinhas dos ovos d’ouro da olivedesportos e sigam a música dos flautistas de Hamelin costa e vieira, quais irmãos Grimm, e vão ver para onde são conduzidos

Bom post num excelente blog e com bons comentários na caixa :great:
Não tinha por exemplo dado por esta interessante notícia de há duas semanitas

O presidente executivo da NOS, Miguel Almeida, afirmou hoje que a Sport TV vai ter de se tornar rentável, escusando-se a avançar mais detalhes.

Miguel Almeida falava aos jornalistas à margem do 24.º congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que terminou hoje em Lisboa

“A Sport TV vai ter de se tornar rentável”, disse o gestor.

Instado a pormenorizar a situação, Miguel Almeida acrescentou apenas que “normalmente uma empresa não é rentável quando os custos são superiores às receitas”.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=746510

Este é outro elemento a ter em conta. A sportv não vive dias gloriosos nem tem guita pra distribuir às paletes. E o problema da olivedesportos não é a carnidetv (se surra renomeada ctv), tanto mais que agora surgem de braço-dado

Uma das soluções que vejo é o Sporting pedir para os Sportinguistas desistirem da Sporttv. E depois, das 2 uma: ou se vende os direitos a outra entidade (cá duvido que haja alguém interessado em pagar o preço justo pelos nossos direitos) ou então começa se a emitir na Sporting TV, com mensalidade. Por um lado gostava que todos os nossos jogos passassem na Sporttv mas por outro acho que não temos pessoas suficientes para pagar vs custos de toda esta operação.

Um assunto muito delicado e muito bem abordado aqui por alguns foristas. Tenho muito receio do que pode vir daqui e espero que a Direcção tenha preparada ou esteja a preparar uma estratégia de resposta a este claro ataque.
Também acredito mais que a UEFA seja parte da solução e não parte do problema aqui.

Para mim sem duvida é o Alemão. Os grandes clubes sao os dos lugares cimeiros, deve se beneficiar os clubes pela sua classificação e ponto final.

É preciso é centrarmo-nos também é como clubes tipo Penafiel, “rejeitaram” por volta 4M€ que Figueiredo dizia que ia dar para receberem pózinhos…

:whistle:

olha…

[youtube=640,360]https://www.youtube.com/watch?v=iCgKAw36XLg[/youtube]

[url]Sporting CP || Afinal Quem É Que Tinha Razão? || #ondaverde ᴴᴰ - YouTube

e de repente, ESTOIRO!

Excelente thread :clap:

A grande coisa que me preocupa é o papel dos clubes pequenos no meio disto tudo, porque no fundo é o voto deles que decide, de tal modo é preciso que eles estejam alinhados com o que o sistema quer.
Fazendo um paralelismo com a politica nacional, as pessoas por cá a maior parte das vezes votam num partido por simples “clubismo” ou por terem medo de mudança e continuam a votar nos partidos do status quo, raras são as pessoas que se dignam a ler os programas eleitorais e a votar no que melhor as beneficia. Nos clubes é parecido, muitos deles são alinhados historicamente com o porto ( clubes do norte, na maioria), outros pelo benfica e depois há aqueles que estão dependentes dos grandes como é o caso do Belenenses, que completou o seu processo de auto-destruição e agora não passa de um satélite do benfica. Ou então há clubes que não se sabem bem para onde virar mas porque têm medo de ficar no lado perdedor alinham pelos clubes do sistema nesta questão. Na verdade os clubes pequenos cá em Portugal respondem pelo chicote de benfica e porto mesmo que o que lhes é oferecido lhes faça justiça.

O que temos que fazer é convencer os clubes que não são historicamente alinhados com porto ou benfica ou que tenham problemas com eles. Mostrar-lhes o nosso projecto e o que poderiam ganhar com ele ao invés de continuarem a apoiar o status quo existente. Precisamos claramente de criar o nosso bloco, será dificil ganhar em votação mas poderemos impedi-la e obrigar o orelhas e o flatulento a sentaram-se de novo na mesa de negociação.

Dura batalha esta de BdC, mas acredito, como sempre nele… Agora, temos um grande trunfo, a SportingTv, e podemos sempre meter uma mensalidade de 10€, e os assinantes que pagam 27€ como eu, iriam pagar 10€.
Ora isto muitiplicado por x assinantes daria x€…
Aqui a coisa é que teria de ser bem trabalhada…

Eu acho que a SportingTV faz parte aqui da estratégia de plano B do Bruno de Carvalho (isto se o Duque não for um “Cavalo de Tróia” :pray: :pray: que era só fantástico) porque em 2018 já conseguiremos utilizar a SportingTV para transmitir muito desporto, nem que seja Futsal, Mundiais de Atletismo, Ciclismo, e mesmo Futebol dos júniores.

A esse ponto muitos sportinguistas estariam dispostos a prescindir da assinatura da SportTv por uma mensalidade da SportingTV, e já teríamos alguma manobra de negociação para, apesar de a SportTv pagar à Liga um bocado menos (porque vamos sair da figura), receber um bocado de dinheiro “de Lado” para não lançarmos campanhas anti SportTV, recuperando a justiça nos valores que deveríamos receber.

A minha questão é porque raio é que acham que a centralização dos direitos é benéfica para os clubes? Se cada um negociar o que achar melhor com as entidades, não se obtém um valor justo?

Quantos assinantes imaginam que teríamos se a SportingTV fosse paga e o único conteúdo premium fossem os nossos jogos em casa?
Sem querer assumir certezas, se estivéssemos em regime livre (todas as operadoras + TDT), o dinheiro da publicidade iria suplantar as mensalidades premium? eu imagino que iria depender do tipo de conteúdos/capacidade de atrair telespectadores de outros clubes fora dos horários de jogos, mas sem saber o preço da publicidade para canais das várias dimensões que pretendemos para a SportingTV, não sei se estou a dizer uma barbaridade de todo tamanho, mas sinceramente gostava de saber quanto paga a publicidade a um canal em horário nobre que tenha 100K espectadores nesse horário, e com 200k? e 300k? (and so on).

Não acredito que uma empresa como a Sport TV não tenha um estudo referente à simpatia clubística dos seus assinantes. Aliás, actualmente com a BTV quase que aposto que a maioria dos lares com Sport TV são Sportinguistas. Como dar a volta a esta questão fulcral dos direitos televisivos? Não faço ideia mas estaria mais preocupado se lá não estivesse o BdC…

Isso é a situação que tens actualmente, e não, não se obtém um valor justo. O problema da centralização é os moldes em que a querem implementar. Por outras palavras, tal como agora, que os clubes pequenos são forçados a aceitar as condições da sPORCOtv, a centralização é feita a pensar em 2 regiões para assim o bolo divide-se por 2 (em vez da equidade que a tabela classificativa deveria reflectir), e cava-se um fosso enorme dos 2 maiores clubes das 2 regiões para os restantes, os clubes pequenos ficam a ganhar mais uns 10/20% do que ganhavam, mas o bolo dos grandes aumenta porque deixam de ser 3. Se leres para trás vês os diferentes modelos nos campeonatos europeus, segundo a UEFA, uma aproximação de todos ao modelo Inglês seria o ideal, agora daí até isso vir a acontecer é que faz toda a diferença, temos um deadline para levar a UEFA a impôr essa medida, 2018.