Diogo Travassos (Empréstimo: Moreirense)

O próprio Tiago já disse qdo saiu daqui q a ida para o Estoril foi o melhor para ele, cada caso é um caso, há muitos jogadores na Formação em Portugal q são captados pelos 4 principais clubes onde a concorrência é mais forte q depois qdo saem para outros clubes onde o contexto é mais favorável para jogarem sempre explodem.

O Sporting n cometeu nenhum erro na época em q o Tiago saiu pq simplesmente ele naquela época n estava no nível suficiente para jogar cá. Dizer q foi um erro do clube e q era um talento obvio simplesmente n é verdade.

O caso do Demiral isso aí foi mais responsabilidade do Sousa Cintra, o Veiga ok, acho q ali naquele contexto do Sporting do Amorim jogando com 3 centrais talvez pudesse ter sido avaliado de outra forma mas também beneficiou em ter saído primeiro para o Augsburg e depois Basileia.

Tens aqui o exemplo mais recente do Tiago Gabriel, se tiveres paciência para ler até podes continuar a achar q foi incompetência do Sporting, mas para ele foi mais benéfico sair, nem sempre é culpa dos clubes, os jogadores n evoluem todos da mesma maneira.

Isso não é um padrão, é precisamente a exceção. E não acho que os outros exemplos que tenhas dado sejam comparáveis. O Demiral foi uma estupidez do Sousa Cintra que na altura todos viram.

O Veiga, na minha opinião, até foi bem gerido por nós - capitão da B na altura, sem minutos na A, foi emprestado ao Augsburgo, teve bom rendimento, vendido ao Basel por 4.5M e ainda rendeu mais dinheiro depois com a transferência para o Chelsea - aí, por exemplo, acho que foi bem gerido por nós porque no Sporting nunca poderia ter tido a utilização que teve no Basel porque não tinha nível para isso.

Continuo sem perceber as transferências posteriores ou até o protagonismo na seleção porque, a meu ver, nunca rendeu para isso. Por exemplo, o Renato, enquanto esteve no Chelsea, só jogou 176 minutos na PL - de resto era sempre Taças e Conference.

Fatawu, Mateus Fernandes e Essugo então são casos completamente distintos, nem cabem aqui.

Se queres comparar o caso do Tiago Santos é com Lamba, Gilberto Batista, Joelson, Mamede, Diogo Pinto, Diogo Cabral, Duarte Carvalho, Gonçalo Costa… A maioria provavelmente nem se lembra da maioria destes nomes, porque o Tiago Santos é mesmo a exceção.

Jogadores que o Sporting deixa sair a custo 0, conservando 50% do passe. Se desses todos, um ou outro derem retorno, já é muito.

3 Curtiram

Certo, há jogadores que evoluem de forma diferente e têm fases de maturação diferentes. Basta ver que o Inácio/Nuno Mendes com 18 anos era ele e +10 enquanto que um Palhinha por ex só se afirmou aos 24/25 após vários empréstimos.

O Tiago Gabriel é outro bem lembrado, apesar de ter saído numa fase mais precoce da carreira. Mas no caso dele e do Tiago, poderia ter havido prospect do clube em agarrá-los de volta ainda na Primeira Liga a baixo custo, ou não?

2 Curtiram

Em 2021/22, absolutamente ninguém dava nada pelo Tiago Santos, especialmente quando havia facilmente 3/4 jogadores da mesma posição no clube, mais jovens e com maior potencial reconhecido à altura - Travassos, Esteves, Leonardo Barroso à cabeça.

Uns resultam, outros não, é impossível acertar em tudo e ter controlo sobre tudo, mas é preciso fazer escolhas porque nunca vai dar para rentabilizar todos.

2 Curtiram

O Tiago Gabriel aparece na A do Estrela em setembro/outubro de 2024, volta à B do Estrela e reaparece em dezembro/janeiro, na altura em que estávamos a trocar de João Pereira para Rui Borges. Ele acaba mesmo a jogar muito pouco no Estrela, e mesmo durante essa época no Lecce, a partir de janeiro, só jogou 2 vezes até ao fim do ano.

Foi uma oportunidade que o Lecce viu ali e que, no nosso caso, à data, pouco sentido fazia.

Olha, aqui está o caso de um jogador q n dava nada por ele.

Eu acho q falamos pouco também no processo de evolução dos jogadores na Formação do Sporting do problema visível da falta de qualidade de treinadores q andam lá por diversos escalões.

Aliás, acho q o Giao na equipa B anda a demonstrar isso para quem anda atento. Curiosamente foi recrutado fora do clube…

A falta de qualidade de treinadores promovidos internamente com discursos pseudo académicos e depois de derrotas falarem constantemente em processos talvez n possa ser separado depois anos mais tarde até descobrirmos q continua a haver qualidade em Alcochete mas é francamente mal avaliada internamente.

Parece q n tem nada a ver com o tema mas tem tudo a ver com o tema.

E sim, o Travassos na próxima temporada tem de regressar como aposta nem q seja para jogar como lateral esquerdo pensando em eventual saída do Reis ou n sabendo o q o destino reserva ao Nuno Santos.

N tem de haver complexos em encaixar jogadores da Formação num plantel para depois andarem no mercado a babarem-se por jogadores gregos ou da Geórgia como se trabalhassem melhor na Formação do q em Portugal.

1 Curtiu

A fase de maturação dos jogadores também está dependente da aposta nos mesmos. Regra geral, quando um jogador tem qualidade e é aposta, a coisa acaba por correr bem, independentemente da idade. Nós temos por cá um desses casos. Toda a gente falava do João Simões. Não havia dúvida nenhuma que o João Simões tinha qualidade. Foi aposta, no início sentiram-se alguns nervos, mas ao fim de alguns jogos a coisa estabilizou e demonstrou aquilo que se sabe: tem qualidade.

Às vezes o que falta são minutos de jogo num ambiente competitivo superior. Noutros casos faltam minutos de jogo num ambiente competitivo inferior porque não conseguem dar o salto.

Eu acho que, regra geral, estas situações têm sido bem geridas no momento da saída. O Sporting CP tem vindo a conservar os passes, tem conseguido fazer mais dinheiro com os jogadores. Acho que em alguns casos faria algum sentido incluir umas cláusulas de recompra e manter alguns jogadores debaixo de olho.

Acho que a gestão do Tiago Santos foi criticável quando se trocou a percentagem do passe no negócio do Arthur (que foi pavoroso). De resto, já fizemos uns quantos negócios engraçados de jogadores que se arriscam a dar umas cartas: Chico Lamba, Nuno Moreira, etc.

2 Curtiram

Ele no Augsburgo não teve grande rendimento. Era de altos e baixos. No passe, tendo em conta as posições em que jogou, estava até abaixo do normal.

Quando o vejo jogar vejo que no futebol a lógica não se aplica no mundo das transferências. Como é que já passou por Chelsea, Juventus e movimentou tanto dinheiro? E como é que acaba por dar lucro aos ingleses?

Quanto ao Travassos, não achando que seja jogador para ser titular no Sporting, acho que é jogador para ter poupado 12 milhões ao Sporting, porque não vejo o Vagiannidis fazer melhor. Será daqui a uns meses melhor? Não sei. Mas isso vale para os dois.

3 Curtiram

Isso não dá comissões.

1 Curtiu

Mas teve rendimento bom suficiente para alguém lhe pegar por aqueles valores de 4M, em janeiro nunca ninguém teria pago isso por um jogador sem minutos na nossa A - era mais esse o meu ponto.

Se bem me lembro ele no Augsburg até foi usado a todas as posições e mais algumas - central, médio, lateral esquerdo…

No Augsburg fez todas as posições na linha defensiva e no Basel jogou no meio campo.

Na B e YL com o Celikkaya oscilava entre o médio defensivo e central, eu curiosamente sempre achei q no contexto do Sporting do Amorim podia ter sido analisado como opção a ser trabalhada para o contexto de 3 centrais.

Mas para isso acontecer teria de passar por processo de empréstimo como aconteceu mas com objetivo de regressar.

O Travassos a ser aposta recorrente, na equipa A, o rendimento disparava. E vamos entender isso no Moreirense.

3 Curtiram

Eu dava, meu amigo. E fui insultado aqui. Falho muitas, mas essa acertei. :rofl:

1 Curtiu

Por acaso quem acompanha a equipa B do Sporting não acha assim tão difícil identificar os jogadores que deveriam estar na A.

O Tiago Santos era o suplente dos Sub-23 quando saiu do Sporting.

Posso estar enganado, até porque já não ligo nada à formação desde que os treinadores budget entraram em força na formação, e perdemos alguns pesos pesados que nos tinham tornado nos melhores da área (basicamente desde que o ex-seleccionador nacional de rugby entrou). Mas tenho ideia de que o Gonçalo Inácio nem sequer era um titular indiscutível nas equipas de formação, e que foi o Bruno Fernandes que o ‘descobriu’ (e levou ao seu agente), tendo depois sido o Amorim quem apostou forte nele.

1 Curtiu

Esperemos que sim. Mas provavelmente não será a lateral direito.

Não vou ganhar expectativas sobre o Travassos porque já conheço o modus operandi do clube. Daqui a uns tempos é vendido por tuta e meia com a desculpa que tinha de ser para se poder manter os melhores.

Sim, mas depois falham 90%

Estás certo, para não falar de a certa altura alguém ter decidido que ele devia era ser lateral esquerdo.