[size=13pt][b]Diogo Matos dirige a Academia[/b][/size]
Diogo Matos é o novo director da Academia Sporting, sucedendo a Pedro Mil-Homens à frente do centro de futebol dos verdes e brancos em Alcochete. O ex-futebolista já desempenha, sabe O JOGO, as funções de que foi investido, muito embora não seja ainda público o novo organograma da SAD.
Esta alteração verificada num dos mais relevantes cargos administrativos da estrutura responsável pela principal área de actividade dos lisboetas, insere-se no conjunto de alterações empreendidas desde que Luís Duque assumiu o cargo de administrador da sociedade anónima após as eleições ganhas por Godinho Lopes, encabeçando uma profunda reestruturação na nomenclatura.
Até aqui director comercial da Academia e ex-centrocampista do Sporting - formou-se no clube e foi campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal em 2001/02 -, Diogo Matos teve a seu cargo diversos projectos de relevo na sua trajectória como dirigente em Alcochete, com especial destaque para o projecto Escolas/Academia Sporting, de cuja expansão a nível nacional e internacional foi um dos principais rostos e artífices. Diogo Matos também contribuiu para a participação sportinguista no torneio Next Gen Series, de sub-19, no qual a equipa júnior liderada por Sá Pinto vem dando boa conta de si.
Recorde-se que Pedro Mil-Homens esteve à frente do quartel-general do futebol profissional e de formação dos leões desde a sua inauguração, a 21 de Junho de 2002, abandonando funções em Maio passado, pouco depois de Luís Duque voltar ao Sporting, colaborando presentemente noutros projectos.
Também fiquei surpreendido com este anúncio apesar de não ser algo que não espera-se já. Tenho a dizer que do ponto de vista comercial é a melhor aquisição possivel para o projecto academia mas em termos desportivos não acho o mais indicado.
Mas também depende daquilo que se entende como Director da Academia, se quiserem alguém que coordene os escalões de formação implementando uma filosofia desportiva e forma de jogar acho que não é o mais indicado. Se quiserem alguém capaz de potenciar a academia a nivel comercial, financeira e de prestigio é sem dúvida o mais indicado.
Apesar do grande trabalho nas EAS, os critérios de escolha e colocação das mesmas são muito muito constestáveis e envolvem condicionantes especiais para além de que fazemos um dinheirão nas EAS e tenho a dizer que se não fossem as condicionantes na escolha das EAS deste senhor a receita triplicaria no minimo, mas isso são outros pormenores que um dia virão (e não vai vir :mrgreen:) ao de cima.
Desejo sorte ao Diogo um Sportinguista como nós.
Depois de um lampiao á frente da nossa Academia, sabe bem voltar a ver um Leao naquele lugar.
Tem trabalho feito desde que chegou á estrutura.
Pouco jogou no Sporting… Gostava dele como jogador, tendo visto vários jogos dele no Alverca. Teve tapado pela dupla Paulo Bento e Rui Bento.
Como jogador faço um paralelo ao Hugo Machado também da nossa formação e capitão do Sporting B. Tiveram um papel importante na formação, eram líderes nas respectivas equipas, mas não tiveram as oportunidades ou o futebol suficiente para vingarem na equipa principal.
O Hugo Machado ainda o vi a fazer bons jogos pela Naval o ano passado, antes de rumar para uma equipa do Irão.
Relativamente ao trabalho de Diogo na Academia não conheço o suficiente para falar.
Com a nossa camisola tenho ideia de o ver entrar já no fim do jogo em que fomos empatar 2-2 com o foculporto e acabámos com 8… Ano em que fomos campeões com Boloni!
Já na ida a liverpool com os nossos juniores, pela NextGen, numa entrevista antes do jogo dado ao canal deles foi apresentado como director da academia.
[size=12pt][b]Guimarães recebe primeira etapa do "Tour do leão"[/b][/size]
Guimarães irá acolher a primeira etapa do “tour do leão”, iniciativa que o Sporting promove em todas as cidades onde actuar na Liga e que visa observar crianças entre os 5 e 12 anos num torneio de futebol. O torneio, informou Diogo Matos, decorrerá no Complexo Gémeos Castro.
Inteiramente não, chegou a jogar comigo nos infantis do Dramático de Cascais, depois acho que ainda passou no Estoril-Praia. Deverá ter ido para o Sporting com idade de juvenil ou qualquer coisa assim.
Frederico Varandas, nas mais recentes entrevistas, tem vindo a reforçar o investimento e o foco na formação para as próximas temporadas. Os jovens leões vão ser aposta, com objetivo de potenciar e voltar a mostrar que em Alvalade se formam os melhores dos melhores. Qual é o peso da formação nos títulos? Da última vez que o Sporting CP foi campeão, em 2001/2002, quantos elementos da formação somaram minutos e festejaram o título?
Faziam parte do plantel trinta e cinco jogadores. Desses trinta e cinco, onze fizeram formação no clube, pelo menos um ano. Dos onze, cinco somaram minutos no campeonato.
Diogo Matos, com dois anos de formação em Alvalade, 1992 a 1994, saiu para o FC Alverca para continuar a sua carreira. Regressou ao Sporting CP em 2001/2002 e participou em nove jogos na temporada do título.