Diogo amado..

Olha que acho que tinha… até teve a treinar com os dispensados na Academia…

Recebeu o prémio revelacao quando estava no Estoril durante a sua segunda época como sénior.Vale o que vale mas por exemplo o André Martins hoje está a fazer a pré-época com os séniores após uma época na segunda b…e com isto nao quero tirar mérito ao A.Matins.

Ainda por cima foi meter-se no buraco que é o União nestes momentos, que caminha a passos largos para a Liga Orangina (na melhor das hipóteses).

Não tem tido sorte nenhuma nos seniores, o Diogo Amado.

e o Sporting é uma fábrica de testes para todos os jovens da academia…
ter lá jogadores para fazer figura de corpo presente, que nada acrescentam à equipa, nem sequer no banco, não precisamos. falo claramente de adrien, pereirinha e marques, os exemplos mais recentes.
sempre que entraram nunca renderam, nunca fizeram a diferença ao serem lançados aos 50/60/70 mins.
do adrien não me lembro de um bom jogo.
do pereirinha lembro-me de ter secado o quaresma num jogo em que foi lateral e de ter contribuído para uma vitória, também em casa, diante dos lampiões. muito pouco para um jogador do Sporting. e se calhar destacou-se mais nesses porque foram em jogos contra os inimigos.
do marques não me lembro de nada bom, porque simplesmente este rapaz nem devia ser jogador de futebol.
se me disserem que no caso dos primeiros dois o treinador também não ajudou eu digo que sim, talvz também possa ter sido o caso. mas o facto é que não renderam. de tal maneira que não estou a ver ninguém pagar uns bons euros por qualquer um deles, mesmo com a juventude que têm.
para concluir, ou os jogadores da academia sobem à primeira equipa para acrescentar alguma coisa ou então deixem-nos ir para equipas como guimarães, académicas.
para um grande clube não servem.

Só te lembras disso do Pereirinha?Entao é porque nao viste muitos jogos…
Tive o cuidado de dizer que o Celestino justificou uma pré-época…daí a dizeres que o Sporting é uma fábrica de testes…tu é que sabes.

Os que compramos para os seniores e que ninguem quer, é que são bons…

Os miudos da academia que nos ultimos anos são os unicos que nos dão guito é que não servem para nenhum clube grande…

Tá bem…a ver vamos…

O Psorting devia colocar alguns dos miúdos que se evidenciaram nos juniores na Divisão de honra e na 1º liga, para ver se eles tinham estaleca. O Porto faz isso com imensos jogadores. Masi lembro-me que jogadores como Ricardo Carvalho, Fernando Couto, etc, passearam 2 a 3 a nos em clubes inferiores.
Temos que pensar que os jogadores que saiem dos juniores, demoram tempo a surgir nos seniores.
Falta-snos um campeonato de Reservas, para colocarmos jogadores juniores a jogar contra seniores de equipas da 2 e 3ª divisão.
Masi, devíamos promover jogos treinos para as equipas de juniores às 4ª feiras com equipas da 2ª, 3ª e 1ª Distrital, para ganharem ritmo de jogo entre os 16 e os 19 anos, para quando chegarem, aos senoires estarem habilitados a entrar na 1ª equipa, ou a rodar em equipas da 1ª liga, ou da divisão de honra.

Em resposta à pergunta que me fazes: o Leiria iria preferir adquirir o Vandeyrileison. :arrow:

As diferenças são grandes é para os bolsos deles. Uma coisa é pagarem 50 mil euros por Diogo Amado, outra é receberem o Vandeyrileison a “custo zero”, ficando depois espantados por encontrarem dinheiro nas malas dos seus carros.

Basta olhar para a razão pela qual o Lito Vidigal até seguranças tem para o impedirem de continuar nas instalações do clube. A sua dispensa deve-se ao facto de ter colocado em causa a vinda de um autocarro de jogadores… brasileiros. Palavras para quê? E quem fala no Leiria, fala da grande maioria dos clubes da Liga, sendo o maior destaque o Belenenses “de Casemiro Mior”: um clube que tem tantas dívidas, deu-se ao luxo de trazer um camião de brasileiros para, 3 meses depois, 95% deles terem sido dispensados e pior, muitos deles ainda estão a pedir indemnizações.

Agora lanço eu a pergunta: achas que são só os empresários que ficam a lucrar no meio destes negócios?

Outro pormenor. Estás interessado num jovem jogador, que enquanto sénior, pouco ou nada fez, tendo estado no Odivelas na última temporada. Sabes que dentro de um mês, esse jogador fica livre.

Pergunta:

Compravas esse jogador, ou esperavas 1, 2 ou 3 meses?

Deveria o clube renovar contrato para poder arrecadar esses 50 mil? Será que o Leiria pretendia-o assim (ainda para mais sabendo que é raro os clubes portugueses investirem, tirando os três grandes, optando SEMPRE pelo custo zero/empréstimo)? Será que ele aceitaria renovar o contrato, sabendo que se houvesse algum problema com as negociações, ficaria “preso” a uma casa que não o quer? Será que aceitaria renovar sem receber contrapartidas… avultadas, como o aumento salarial ou alguma percentagem mínima de uma possível venda?

É preciso analisar muitos, imensos pormenores.

Por alguma razão também muitos clubes aceitam os emprestados dos corruptos em vez de receberem dinheiro vivo e que tanta falta faz nas finanças de todos os clubes. Trocam activos por atletas que ao final de um ano já lá não moram sem contrapartidas financeiras…

Vuk,

responder-te à letra sobre comissões, etc., seria entrar em assuntos sobre os quais não estou suficientemente informado.

É óbvio que se todos os anos chegam autocarros cheios de brasileiros desconhecidos para os clubes pequenos do nosso futebol, por alguma razão será.

Por outro lado, a relação da dependência destes clubes com os grandes, nomeadamente via empréstimo de jogadores, continua muito alta. E de facto, independentemente desses brasileiros (e atenção, não quero particularizar sobre nacionalidades), os nossos ex-juniores são sempre colocados, e se são dispensados encontram clubes. Se não for no Leiria, é noutro qualquer (neste sentido, se calhar invocar o Vandeyrileison foi “misleading” para o meu argumento).

Dentro deste último aspecto, o ponto de vista que me interessa é de como o SCP conseguiria colocar um tipo de jogadores do seu plantel (ex-juniores, ou seniores de 2º ano, ainda sob contrato e sobre os quais não tem a certeza absoluta de que irão vingar), deixando de ter contratos com eles mas salvaguardando de alguma maneira uma opção preferencial. Eu acho que isso é possível.

No caso do Real, em alguns casos, em vez de emprestarem, eles conseguem vender jogadores ao Getafe, receber contrapartidas (4-5M, ok, uma insignificância para eles) e manter a opção de re-compra por um valor aceitável e não inflacionado. No caso português a única maneira seria oferecendo-os aos clubes sem contrapartidas (pelos vistos, 50m é muito), sendo os próprios jogadores a negociarem o seu salário com o clube que os recebe.

No caso do Diogo Amado, optou-se por rescindir (não sei até quando é que teria contrato) e deixar o jogador livre, sem salvaguardar qualquer tipo de opção futura.