Diego Capel [2011-2015]

Estão errados? Eu falei em segunda volta e não em época completa, o pressuposto do qual partiste é que está errado.

Desses teus números, o golo e pelo menos 4 assistências foram na primeira volta. Na segunda volta no máximo terá feito uma assistência, mas sinceramente não estou a ver onde.

Demasiado mau.

Estes números estão aqui:
http://www.transfermarkt.co.uk/diego-capel/leistungsdaten/spieler/27471/saison/2013

Qual é a dúvida aqui?

Os números do Transfermarkt não são muito fiáveis, no que se trata de golos e, sobretudo, assistências.

Tens um tópico muito bem atualizado com essa informação: http://www.forumscp.com/index.php?topic=55321.0

Graças ao teu link, pude comprovar que na segunda volta o Capel fez 0 golos e 0 assistências.

O mesmo que eu tinha dito de cabeça e tu desmentiste, usando palavras como preconceitos e lixado.

Absurdo…

Edit: Não sabia que havia censura automática de certas palavras lol, onde se lê lixado devia ser “f*didos”

O que eu desmenti é que ele tenha feito uma 3ªépoca miserável.
Se isso não ficou claro, ou se me expliquei mal, clarifico agora.
Foi a época em que ele teve mais assistências e menos tempo de jogo.
Absurdo é não ver isto!
Se fez uma 2ªvolta má, não quer dizer que não venha a recuperar para manter a média.
Globalmente, teve bons números de assistências.

E já agora que estamos em desmentidos, a 2ªépoca não registou nenhuma pioria como tinhas sugerido.

Foi sempre a descer, Strikerr. Sempre. E a segunda volta do ano passado foi miserável, sim.

Seja como for e mais uma vez, acho que há 3 extremos a mais. E por mim saíam 2 antes de Capel. Se a coisa fosse linear.

Foi sempre a descer, Strikerr. Sempre. E a segunda volta do ano passado foi miserável, sim.

Seja como for e mais uma vez, acho que há 3 extremos a mais. E por mim saíam 2 antes de Capel. Se a coisa fosse linear.

Não foi!
No campeonato, da 1ªépoca para a 2ª, não houve nenhuma descida.
Estão lá os números e os jogos onde eles aconteceram…

E se a 2ªvolta do ano passado foi fraca, a 1ªtinha sido bastante boa.
Quero que me venham aqui dizer isso:
5 assistências na 1ªvolta foi fabuloso, ainda por cima em pouco tempo de jogo…

Em relação a saídas, o que me chateia não é a saída do Capel, é isso poder acontecer por empréstimo.

Apenas para tentar esclarecer um pouco já que se fala de números. Os que tenho para o Capel na época passada são:

3 golos, 4 assistências e 1 penaly ganho

e já agora a concorrência:

Carrillo: 2 golos, 8 assistências e 1 penalty ganho

Mané: 4 golos, 0 assistências e 3 penalties ganhos

Claro que faltam os minutos jogados que nesta equação pesam sempre muito.

Não sei mais que ninguém mas faços estas contagens com bastante rigor. Não se fiem nunca nos números do Transfermarkt.

Esses números são do campeonato ou de todas as competições?

Todos os jogos oficiais da época passada. Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga.

OK.
Eu estava a consultar os dados do transfermerkat só do campeonato.

De qualquer das formas, esse site refere em que jogos esses golos e essas assistências ocorreram.
E lá diz que as 5 assistencias do Capel foram contra Arouca (2), Maritimo (1), Paços (1) e Gil Vicente (1).
Tu dizes que foram só 4.
Porquê esta diferença?

EDIT:
Aparentemente não consideraste as assistências com o Paços e com o Gil Vicente.
Com o Gil Vicente foi um remate assistência com a bola a bater em 2 defesas e com defesa do GR para cima do Montero que finalizou. Eu considerava assistência mas é discutível.
Com o Paços, vi agora o resumo e, o único lance em que pode ter havido a dúvida e no canto que dá o golo do William. Há um desvio que, provavelmente, atribuiram ao capel mas que me parece que quem toca é o defesa do Paços.

Vou tentar rever esses lances para esclarecer, mas é possível que estejam a considerar alguma num ponto de vista “demasiado optimista”.

Marcar um golo depois de uma cavalgada de 10 ou 20 metros (e inúmeros toques na bola pelo caminho) não dá direito a assistência ao jogador que fez o passe. Na minha óptica, e que julgo correcta.

Capel fez no ano passado 3 golos e 4 assistências. Numeros alcançados na primeira volta, metade das assistências no jogo com o Arouca.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=55321.0

Há 2 anos, 5 golos e 9 assistências, mas numa época globalmente muito pobre da equipa:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=55321.0

Por isso mesmo incluí o Capel no top 3 dos melhores do plantel em termos de rendimento ( ou menos maus ).

Há 3 anos 5 golos e 11 assistências. Aqui sim e como não havia tópico no fórum para o efeito, vou buscar os dados ao transfermarkt ( desde que desde que foi reformulado no ano passado perdeu muita fiabilidade, mas estes dados tenho-os como correctos:

http://www.transfermarkt.co.uk/diego-capel/leistungsdaten/spieler/27471/saison/2011

Portanto 18 intervenções directas para golo, 14 e 7. É esta a curva de evolução de Capel, sendo que no ano passado na segunda volta não há nada a registar 8 e foi titular.

Vê acima o meu edit.
Penso que a explicação está ali.

Já devia ter ido, espero que se concretize.

Boa sorte Capel.

Estava a rever exactamente os lances desse jogo em casa com o Paços. Provavelmente é isso, foi-lhe dada assistência nesse lance do primeiro golo (parece-me que é ele de facto na área num primeiro momento), mas o toque foi do jogador do Paços.

As duas com o Arouca e uma com o Marítimo em casa (na altura o 2-2 de Slimani) estão confirmadíssimas. Parece-me que a quarta virá do jogo fora com o Gil e do qual não consigo encontrar resumos, mas acho que é isso. :great:

A minha análise focou-se apenas no campeonato (no fundo, é o que me interessa mais e é o que permite melhores comparações do que envolver jogos de taças contra adversários de valor nem sempre comparável e menos jogos - nem europa houve na 3ªépoca) em que teve 9 intervenções para golos nas 2ªs primeiras épocas, sendo que, na 2ª, marcou mais golos, o que ainda deu mais valor à 2ªépoca.

Isto para nao falar do contexto difícil da 2ªépoca.
Não acho que se possa dizer que o rendimento dele foi sempre a baixar.

Como qualquer outro jogador, teve fases melhores e fases piores.
Basta olhar para a 1ªvolta do ano passado.
Teve uma rate de assistências por minuto nesse período como, se calhar, nunca tinha tido numa volta…

Agora…
Podes sempre dizer que, em valores absolutos por época, ele baixou sempre.
Mas essa abordagem não me parece que contextualize bem uma análise comparativa de rendimento época a época.
Nota que, apesar de eu ser um acérrimo defensor dos números como material importante de avaliação do rendimento de um jogador, sempre disse que era importante contextualizar essas avaliações. Este é um exemplo disso que sempre referi.

Aí o tens:
Liga (12ª Jornada): Resumo Gil Vicente 0-2 Sporting - SAPO Vídeos

É otimista realmente. Mas eu considero remate-assistencia. :wink:

Acho que o Capel não evoluiu ou por demérito, ou dos treinadores que teve, ou dele próprio.

Acho que tem uma coisa que abona a seu favor, a forma como se entrega ao jogo (não necessáriamente em termos técnicos). Acho um jogador interessante para lançar nos últimos 15m, é aquele tipo de jogador que empolga os adeptos e por consequencia a equipa. Embora decidindo mal as jogadas na sua grande maiori, mexe com o jogo, vai a luta, etc…

Tenho pena que não tenha conseguido melhorar o seu jogo e consequente corcunda.

Que saia e tenha melhor sorte para onde for.