Vai fazer 18 anos. A idéia é ser aposta apenas daqui a 3 anos?
Da minha forma de ver, um miúdo sentirá que estão a apostar nele se sentir que o estão a colocar no “escalão” certo, mesmo que não tenha grandes minutos/oportunidades. Qualquer coisa do tipo: “Ok, o Adán é o nosso GR; vais aprender com ele e qualquer dia o lugar será teu”.
A minha idéia seria desse tipo: Callai ser suplente do Adán por um ano ou dois, fazer vários jogos em Taças e Taças da Liga e depois “agarrar o lugar”. Acho que é o percurso mais adequado para um jovem GR.
Eu defendo a “tese” do “2+1”, isto é, que para cada posição deverão existir dois jogadores preparados para o lugar (experiência, qualidade, potencial) e um jovem “na retaguarda”, para ser chamado aquando da existência de lesões ou castigos. Alguém com 17, 18 anos, para ser “formatado” para ser no mínimo o segundo do “2+1” no ano seguinte…
Quanto à posição de GR a questão é diferente penso. A aprendizagem é diferente.
Isto para dizer que: se Callai tem qualidade, o ideal para o mesmo é passar a ser o segundo GR do nosso plantel.
Eventualmente mais 1 ano na Youth League está incluído nos 2 anos na B. Por isso falei em ser titular da B mais 2 temporadas, até 2024, a n ser q a evolução dele seja tão extraordinária nesta temporada q se possa antecipar o salto para segunda opção na temporada 2023/2024.
Eu só estou a dizer isto pq se trata de uma posição muito específica, mas muito mais qualificado do q eu para falar sobre o tema será o Vital, nosso treinador de GR.
Qtos segundo GR de 18 anos existem nos clubes grandes em Portugal? Por acaso até acho q a gente deve equacionar a questão do segundo GR esta temporada, n me parece q Virgínia possa ser visto como uma alternativa credível a Adan no médio prazo.
Já para n falar q temos de ver se o Adan consegue estar a bom nível nas próximas 2 temporadas, só n vejo como benéfico para o desenvolvimento do Callai numa idade tão precoce limitar-se a treinar com o Vital e a fazer uns jogos na Taça da Liga ou de Portugal, mas há opiniões para tudo.
Agora se qdo tiver 20 anos vai estar pronto para ser titular ou ser segunda opção n sei, qtos casos iguais a Baía ou Patrício houve no nosso futebol a titulares com aquela idade?
É melhor n meter a carroça na frente dos bois. É apenas uma opinião, quem decide são os treinadores…
Precisa de mais um ano de competição, a jogar na B e a treinar na A. O André Paulo pode sair e o Callai ficar mais fixamente ali entre as duas equipas.
Passado esse ano, podemos avaliar se faz sentido passar a suplente do Adán ou rodar. Ficar como número 3/a jogar na B, só se justificaria mais dois anos se no segundo já competíssemos na 2a Liga.
Agora, se me disseres assim: se o Adán se lesiona, não deve ser o Callai a ser aposta? Possivelmente - depende de quem for o suplente do Adán (número 2) na altura. Mas enquanto o Adán estiver bem e a jogar, para o ano, o lugar do Callai é a treinar na A e jogar na B.
O Callai já está mais que inserido no plantel, faz praticamente os treinos todos(senão todos mesmo) com a equipa principal e o Virgínia ter jogado 7 jogos só da razão a quem defende que ele deva jogar pela equipa b.
Um miúdo desta idade tem é que jogar, ainda para mais um guarda redes. Ele tem um potencial brutal , é o nosso futuro redes mas tem de continuar a evoluir e isso acontece treinando na equipa principal e jogando pela B
Só uma questão: esquecendo que existem equipes B e Sub-23 hoje em dia, o que sugeriria para um GR que vai fazer 18 anos e que tem qualidade, para o nosso Clube?
É que me parece que se criaram “etapas” artificiais para os nossos jovens jogadores: têm que “rodar” na equipe B/equipe Sub-23 durante X tempo e só depois é que…
Concordo com a abordagem de o fazer rodar 1 ano ou 2.
Por agora está bem onde está, de recordar que joga na B mas já treina na A (pelo menos alguns dias na semana).
Por mim para o ano (edit: já me estou a colocar na época 22/23 portanto estava a referir-me a 23/24) rodava num clube da Primeira onde houvessem certezas de que seria titular.
Note-se que estes empréstimos não são fáceis de garantir e comparar com Oblak e Ederson não é positivo porque o Mendes estava a mexer uns cordelinhos por trás.
Ainda tem 17 anos e como renovou recentemente, será que foi por 3 anos?
Ele devia ficar e pertencer ao lote dos Guarda redes da equipa principal.
Não é fácil algum clube apostar num guarda redes jovem e emprestado
Han? Esquecendo que existem equipas b/sub 23? Mas esquecendo porque?Estas equipas vieram a existir mesmo com este preposito, não queimar etapas a jogadores e puder dar um “prolongamento” à formação…
Se achas que um puto(ainda para mais guarda redes) de 17 anos deve ficar a época toda num banco sem jogar só treinando… desculpa mas isso é um absurdo, um guarda redes não é um extremo ou um central, se ele for 2 opção pouco ou nada vai jogar. Vê os exemplos do Oblak e Ederson no outro lado que quer na equipa b ou mesmo emprestados tiveram sempre a jogar.
Deixem o miúdo sossegado. Não está, obviamente, preparado para ser sombra do Adan mas pode e deve fartar-se de jogar nos s23 e equipa B. No mínimo dos mínimos mais 1 ano.