[Dicas Ambientais] Campanha de troca de lampadas

A EDP Comercial e os hipermercados da Sonae Distribuição fizeram uma parceria para, na entrega de lâmpadas usadas, oferecerem 400 mil lâmpadas por todo o país.Esta campanha, desenvolvida pela McCann, vai envolver um «investimento de 3 milhões de euros», repartido em 50 por cento por cada uma das empresas, anunciou o director de marketing da Modelo Continente, José Fortunato.

Desta forma, a partir da próxima terça-feira e até 15 de Agosto, qualquer pessoa que se dirija a uma das 130 lojas Continente, Modelo e Modelo Bonjour em Portugal pode trocar cada lâmpada usada por outra nova e economizadora.

«O objectivo é mudar atitudes e mudar o nível ambiental que a energia acarreta», sublinhou o administrador da EDP Comercial, Jorge Cruz de Morais.

Esta acção junta-se ainda a várias outras que a eléctrica portuguesa tem realizado para promover o uso eficiente da energia e que se inserem no Programa de Eficiência no Consumo (PPEC), promovido pelo regulador do sector (ERSE).

No total, com todas as campanhas em que a EDP se tem envolvido e a troca de mais de 600 mil lâmpadas, a empresa conta já com uma poupança global de 15,4 milhões de euros em gastos energéticos.

Esta campanha agora apresentada «está na hora de mudar de ideias» vai ser divulgada nos habituais meios de comunicação como televisão, rádio e Internet.

Recorde-se que para realizar estas promoções, a EDP tinha-se candidato ao PPEC e obteve 8,1 milhões de euros de financiamento por parte do regulador da energia (ERSE) para o ano de 2007 (81% do valor total do programa).

Fui ontem ao Colombo trocar, trocam qualquer uma, o estipulado é uma por cada cliente, mas eu e a minha irmã conseguimos trazer 4, duas da primeira vez e mais outras duas ao sermos atendios por outra senhora, após 30 minutos de passeio.

São de 11 W equivalentes a 60 W das velhas. Demoram um pouco a aquecer mas quando finalmente aquecem (passado 1 ou 2 minutos) mandam boa luminosidade.

Não custa ir lá tomar café e trocar umas lampadas, ja que mais nao seja para poupar energia e €. Substituí as 4 nas zonas mais activas da casa:

luz da sala,
da casa de banho,
por cima da mesa de jantar
e na mesa de estudo.

:clap: :clap: :clap:

Desde o início que comprei a minha casa (2001) que meti em todas as divisões lâmpadas de baixo consumo. Até agora, e em 5,5 anos que estou aqui, só uma das lâmpadas se fundiu e posso dizer que lhes dou um bom consumo. Vale a pena, sinceramente. Gasto muito pouco de electricidade para o tempo que tenho as luzes ligadas.

Agora temos um Al Gore Português?

Essas coisas do ambiente e sou sincero não me interessam minimamente.

Portugal só contribui 0,2% na emissão de gás de estufa numa proporção Mundial.

Ou seja, mesmo que nós andemos aqui a malhar para não emitir gases de estufa, nunca vamos evitar nada, exactamente porque não poluimos nada. :smiley:

Que se preocupem os Americanos que emitem cerca de 22,6% (a grande industria de estufa no Mundo). Eles é que podem alterar o rumo dos acontecimentos, nós felizmente e infelizmente não vamos influenciar nada.

Como nunca vamos emitir 0% de gases de estufa, é um paradoxo, no máximo reduzem para 0,1%. E agora perguntam os meus caros amigos:

  • Estamos a alterar alguma coisa?

Não, não e não.

Por muito que compreenda esta nova faceta e onda que se está a viver, a verdade é que nós (Portugueses) pouco ou nada podemos fazer.

Ps - Sei que isto não se enquadra directamente neste assunto, mas enquadra-se somente nas chamadas “Dicas Ambientais”

relax meu caro, e para aproveitares a campanha porque te dão uma lampada nova se la levares uma velha…!

Já agora alguem me pode indicar um site onde possa ver um comparativo de consumos, etc destas lâmpadas de baixo consumo para as outras?

grão a grão… ::slight_smile:

Eu já tenho em casa algumas lampadas, sao um bocados caras e por isso aos pocuos vai-se trocando. Ia aproveitar a campanha e entao meti-me a tirar tudo o que era lampada… levei umas 20 lampadas numa caixa, cheguei lá e so me trocaram 1 :inde: ainda por cima so ha de casquilho grosso e de 11w ~ 60w :frowning:

lions2004, uma lampada de 60w das normais equivale a uma de 11w das economizadoras. Além da vertente ambiental, também poupas na carteira. Porque além de gastarem menos, duram muito mais tempo.

Eu tambem já tenho umas em casa mas gostaria de ter uma tabela de equivalências para fazer uma colocação mais adequada, alem disso os casquilhos de alguns candeeiros não aguentam com lâmpadas de mais de 60W (normais), daí a meu pedido. Se alguem souber onde encontrar essa informação, agradeço.

Mas devias, tu e todos nós, nem que seja pelos filhos que deixaremos cá.

Fui ao colombo almoçar e trocaram-me 2 de uma vez, disse que so era uma por pessoa mas se preenche-se outro cupao com os dados de outra pessoa que podia trocar 2 :shifty:

Vê se entendes que o papel do Português nesta questão da redução dos gases de estufa, para diminuir o efeito de estufa e consequente diminuição da camada de ozono não está ao nosso alcançe, ou melhor é bastante redutora.

Claro que isto é um assunto sensivel, e que todos nós ficamos de certa forma preocupados pelo futuro que os nossos filhos/netos irão ter mas enquanto cidadão Português tenho um papel ingrato. Portugal apenas emite 0,2% de gases de estufa numa proporção Mundial. Essa constante sensibilização para os Portugues poluirem menos é irrelevante, porque nunca vamos conseguir ter 0% de emição de gases de estufa. O máximo que poderemos fazer é diminuir para 0,1% a nossa emição. Em que é que o nosso esforço rentabiliza e beneficia o efeito de estufa?

Infelizmente a diminuição do efeito de estufa e da camada de ozono passa evidentemente pelos “Grandes Poluidores”, não pelos pequenos.

Em Portugal as ajudas e o esforço que poderão ser despendidos pelas pessoas são altamente irrelevantes.

Não está na nossa mão (Portugueses) alterar o rumo do Futuro!

Não está porquê? Porque somos poucos?

Se todos os portugueses, que vivam em Portugal ou no estrangeiro fossem referencia no que diz respeito a consciencia ambiental. E por serem referencia conseguissem pelo menos influenciar 1a ou 2as famílias vizinhas, já causava um valente impacto.

De qualquer modo a discussao do topico era sobre a troca de lampadas, como forma de incutir nas pessoas a preocupação de escolherem equipamentos de baixo consumo.

Só para te dar um exemplo, se optares por comprar produtos da América do Sul em vez de produtos portugueses, estás a contribuir para o aumento da emissão de CO2, devido ao seu transporte.

Eu percebo a tua análise, mas não posso concordar com ela, pois é exactamente esse o argumento que outros utilizam para continuarem a poluir!

Quem polui 5% tb diz que não vale a pena, pois não conseguem reduzir as suas emissões de forma significativa, e que existem outros que poluem 22% ou mais!

E Barbosa podes sim reduzir para 0%, isto porque a percentagem é relativa á poluição total mundial, e não a percentagem de poluição em Portugal! O que quero dizer é que, tu podes reduzindo a poluição tornar-te num poluente a nivel dos 0,005% da Poluição mundial! É dificil, mas pode-se!

Se apenas se esivessem a analisar a poluição em Portugal, então seria impossivel, e um valor de 0,2% era minimo. Mas 0,2% de toda a poluição mundial é capaz de ser ainda muita poluição! Se o que pretendes dizer é que não serás tu e os portugueses a mudarem o rumo da poluição no mundo acredito, mas reduzir de 0,2% para 0,1% de toda a poluição mundial, é muito mesmo!

Numa comparação “parva” é o mesmo que dizer que 100 Milhões de Euros é pouco, comparando com todo o dinheiro do mundo :smiley:

Acho que não leste aquilo que escrevi anteriormente. Não é o facto de sermos poucos porque podiamos ser poucos e poluir muito, mas isso não acontece. Volto a repetir que Portugal apenas cotribui 0,2% de emição de estufa numa proporção Mundial. Mesmo que chegassemos aos 0% (que é tecnicamente impossivel) estavamos a contribuir muito mas muito pouco para causar algum impacto positivo.

O problema não está nos Portugueses e os Portugues que vivem em Portugal (naturalmente) não têm armas para combater o Futuro, porque simplesmente não estão dentro da Guerra. Deixado de generalidades, Portugal não pode diminuir o efeito de estufa porque apenas emite 0,2%. Nós tecnicamente falando só podemos diminuir 0,1% do efeito de estufa e consequente impacto na camada de ozono. Acho que compreendes o que é uma redução de 0,1%.

Não entendi o teu exemplo. Estás a falar de produtos que já se encontram à venda em Portugal ou aqueles que eu posso pedir individualmente unicamente destinados à minha pesssoa?

É que se for os que estão nos Supermercados, não temos culpa em lado nenhum. Todos os Países importam/exportam produtos e não era agora que isso ia acabar. Daqui a pouco não podemos andar de avião. Pela mesma lógica, quem nasce num país tem de ficar sempre no mesmo para não poluir o ambiente.

Avantix o teu primeiro exemplo não pode ser equiparado, porque 5% de emissão de estufa numa proporção Mundial já é bem grande e a sua diminuição já pode criar um impacto positivo, ao contrário da nossa.

Compreendo o que tu dizes que é possivel diminuir para 0,005% mas sejamos sinceros. Achas que o esforço que nós iriamos despendir na constante diminuição de estufa teria algum resultado positivo a nivel Mundial? Pouco ou nada podemos fazer e apenas vamos tar a malhar no duro enquanto as verdadeiras industrias poluidoras continuam a estragar este Mundo onde nós vivemos. Para além de estarmos a trabalhar para ninguem, sim e digo trabalhar porque reduzir para 0,005% necessita de muito mas mesmo muito esforço de toda a Nação Portuguesa, pouco ou nada vamos estar a fazer.

Só agora é que li a parte final :-[ , resumidamente o que eu digo é que os Portugueses não tem força para alterar o rumo da Poluição Mundial e se o Planeta acabar :-X não vai ser por nossa causa e mais, tudo o que nós dentro deste País fizermos para tentar combater isso mesmo não vai passar de uma luta com as paredes. :wink:

Dei-te um exemplo como podes contribuir indirectamente para o aumento da emissão de CO2, não quero dizer que agora deixemos de comprar produtos estrangeiros, se bem que eu, quando vou ao supermercado, por acaso confirmo se foi produzido em Portugal ou não, por diversos motivos.

O que quis dizer é que não podes olhar só para Portugal, lá porque poluimos pouco, como tu dizes.