O antigo presidente do Sporting, António Dias da Cunha, foi constituído arguido no âmbito da investigação da Polícia Judiciária relacionada com a mudança de João Pinto do Benfica para o clube de Alvalade no Verão de 2000.
ASF
Dias da Cunha, em declarações à Antena 1, explicou que tudo se deve a um documento datado de 2005 sobre o acerto de contas entre o clube o jogador. «O documento padece de ligeiríssimas inexactidões, mas nada nele é ilegal», referiu o antigo líder máximo dos «leões», salientando que o facto de ter sido constituído arguido é «uma mera formalidade».
«Estou completamente tranquilo, tanto em relação a mim como em relação ao Sporting», garantiu ainda Dias da Cunha.
Passou agora nas notícias que DIAS CA CUNHA foi constituido arguidono caso JOÃO PINTO.Estranho esta medida,pois
pensava que o assunto estava em fase de finalização.Ao vir a lume mais uma vez,questiono-me se não virá aí mais um
ataque concertado contra o meu SCP.Confesso que estou um pouco desfazado em relação a este caso.
Vou acompanhar com mais atenção o desenrolar desta novela!! ;D
Vieram a público no dia de hoje notícias envolvendo o nome do Dr. António Dias da Cunha no chamado processo “João Pinto / José Veiga”. Está ainda em curso o inquérito relativo a esse processo, sujeito a segredo de justiça, pelo que não é possível entrar em detalhes acerca do mesmo.
Apenas esclarecemos, porque imperioso para a verdade e o esclarecimento sério da opinião pública, o seguinte:
O Dr. Dias da Cunha foi uma das pessoas ouvidas neste processo, tendo sido interrogado - conforme já esclareceu publicamente hoje - em relação a questões formais de um documento que assinou enquanto administrador da SAD, em 2005, o qual não tem que ver com o negócio realizado em 2000 (e que constitui, como é sabido, o centro do processo), nem com os pagamentos então realizados pelo Sporting.
O Sporting continua a aguardar o desenrolar e a conclusão das investigações, do mesmo modo cooperante e tranquilo que sempre adoptou.
raramente vi o pasquim OJOGO a falar do Apito Dourado e das falcatruas do PdC, no entanto na ediçao de HJ, tem uma imagem do DC c fundo verde c a msg “arguido…” … esta merda e’ toda IGUAL, devia ser feito um boicote geral a esta raça desprovida de ética
O camandro não! O camandro é que não! Eu vou fazer a minha vida para outro lado, sítios onde inclusive me dizem “ah e tal, sim senhor”!
É que vêm uns gajuhs e dizem “ah e porque é o mais isento e tal” e vêm outros que dizem “é uma raça desprovida de ética e o camandro”. O seu Vitor lá dizia que a montanha pariu um leão…
É óbvio que é uma tentativa de desestabilização e com certeza já estará o Sr Luis Sobral a escrever o próximo artigo com o majestoso título “Corrupção em Tons de Verde”.
Pasquins e respectivos sites deixaram de receber a minha visita já há uns tempos. Dinheiro meu,indirecta ou directamente,não recebem. Um sitio que vale BEM MAIS A PENA é o BlogdaBola,normalmente mais bem informado e que não é controlado por ninguém com poder no futebol. Mais um texto elucidativo:
OS CAMINHOS PERVERSOS DA JUSTIÇA
Comecemos pelo recente caso do Sporting relacionado com o contrato de João Pinto.
No final da época 1999/2000, o jogador foi dispensado a custo zero por Vale e Azevedo.
Mesmo assim, tal como aconteceu com Silva mais tarde, João Pinto foi contratado pelo Sporting por 5 milhões de euros por 4 épocas e em paralelo teria de receber mais 4,2 milhões de euros de direitos desportivos, dinheiro que foi transferido para a célebre Goodstone.
O custo zero de João Pinto depressa se transformou numa venda que valeu 9,2 milhões de euros. Nada mal para quem o Benfica nem queria ver por perto.
Esse contrato foi assinado no dia 2 de Julho de 2000 pelo jogador e dois representantes do Sporting: Luís Duque e Miguel Ribeiro Teles. Quem negociou o contrato num restaurante de uma bomba de gasolina em Cascais foi Luís Duques e Carlos Freitas.
A título de informação, posso garantir que três anos mais tarde aconteceu uma situação idêntica com a contratação de Silva. O jogador era do Boavista e no final da época, tal como fez Vale e Azevedo com João Pinto, o presidente do clube do Bessa disse publicamente que Silva estava na lista de dispensas. Na semana seguinte, o jogador foi contactado pelo Sporting e marcada uma reunião de negociação para o Buçaco. Silva, tal como João Pinto, não tinha empresário, mas em apenas 1 hora inventou-se um: Rui Neno. Apesar do jogador poder sair a custo zero do Boavista, Silva custou ao Sporting 800 mil euros. Mas, na negociação feita no Buçaco, onde se apresentaram João Loureiro e João Freitas, a representarem o clube do Bessa, o Sporting foi novamente representado por Carlos Freitas, desta vez acompanhado por José Eduardo Bettencourt.
Todavia, o mais curioso neste negócio é que João Loureiro, que uma semana antes oferecia de borla o jogador, passou a pedir 1,5 milhões de euros e tal como num negócio de um qualquer cigano, o preço desceu rapidamente para 800 mil euros. Talvez para evitar o escândalo.
Voltando a João Pinto:
A Polícia Judiciária começou a investigar o negócio do jogador do Benfica e após alguns meses de investigação, José Veiga foi constituído arguido, tendo-lhe ainda sido aplicada uma caução de 500 mil euros, mais tarde diminuída para metade.
A Polícia Judiciária ouviu neste processo, Carlos Freitas, Luís Duque, Miguel Ribeiro Teles e Rui Meireles, os nomes mais directamente envolvidos no negócio em 2000 e os homens que assinaram os contratos e pagaram à Goodstone dois terços da dívida. Nenhum deles foi constituído arguido.
Meses mais tarde foi chamado o ex-administrador da SAD do Sporting, Paulo Andrade e foi desde logo constituído arguido porque assinou o mesmo documento que Dias da Cunha tinha assinado e que também levou o ex-presidente do Sporting a ser constituído arguido.
O caricato da questão, tem a ver com o seguinte:
Dias da Cunha e Paulo Andrade, os únicos arguidos ligados ao Sporting neste processo, assinaram de facto o documento que contém algumas discrepâncias, mas porque confiaram cegamente em Rui Meireles que foi quem lhes colocou o documento à frente para ser assinado. Como nessa altura Rui Meireles era um homem de confiança, nem Dias da Cunha nem Paulo Andrade se preocuparam em ver se tudo estava certo, porque o objectivo era liquidar contas com o jogador.
Mas, o mais caricato desta situação é que Dias da Cunha nem sequer era presidente do Sporting na altura em que João Pinto foi contratado e por isso não conhecia o negócio nem os números envolvidos e ainda mais caricato é o facto de Paulo Andrade ter chegado ao Sporting já depois de João Pinto ter saído para o Boavista. O homem foi constituído arguido, num caso, em que nem sequer chegou a conhecer o jogador quanto mais o seu contrato.
Depois destes excelentes negócios, ainda há quem ache que Carlos Freitas merece os 86 mil euros que recebeu de prémio e quem acredite na justiça.
E depois ouve-se " ah e tal o Ribeiro Telles e o Bettencourt são uns salvadores e o Carlos Freitas descobre ouro sem ter fundos" . É por causa destas coisas que cada vez ligo menos a futebol…graças a toda esta gente
A referência ao Silva, obviamente despropositada, é para criar um padrão de actuação para criticar o Carlos Freitas, aliás, prática corrente do Blog, aceito a crítica ao Carlos Freitas e a sua actuação é tudo menos consensual ou límpida, agora o que discordo, neste e noutros assuntos, é o atropelo à verdade para justificar algo que até nem é difícil justificar, isso mostra propósito e sobretudo tendenciosismo, parece-me uma forma errada de fazer ver o ponto de vista de cada um, realmente comparar Silva a JVP, seja no que for, só pode ser brincadeira, qualidade futebolística, cor, posição, respectivas esposas, etc, é tudo diferente, para pior no caso do Silva! ;D :arrow:
Não queiram entender esta forma de fazer jornalismo.
Neste espaço foi publicado em primeira-mão, a notícia de que Paulo Andrade, ex-administrador do Sporting, também tinha sido constituído arguido no processo de João Pinto. Penso eu de que, que isto seria notícia em qualquer parte do mundo, mas por cá talvez não convenha… não sei digo eu.
Será escândalo a mais constituir arguido num processo, um administrador que nem sequer conheceu o jogador em causa, enquanto que os que assinaram os contratos continuam incólumes?
Vá lá. Telefonem ao homem e confirmem a nossa ntícia.
in Blog da Bola (ou blog que só ataca o Carlinhos Freitas, ou o Blog que mente todos os dias, ou o Blog sem credibilidade, ou… ou…)
Mas é curioso não ter havido notícias nos pasquins. Alguém viu alguma coisa sobre Paulo Andrade?
Continuo na minha, acho tudo isto muito curioso (mas as teorias da conspiração são do outro tópico ).