Diagnóstico ao Sportinguismo e Restante Clubismo

Nas minhas turmas quando encontrava outro Sportinguista era a minha alegria pessoal contam-se mesmo pelos dedos e ao encontrares um Sportinguista na escola toda era uma autentica alegria e nunca mais te esquecias que essa pessoa era do Sporting.

Depois o resto era tudo corruptos e lampiões agora se calhar assim por alto ainda me arrisco a dizer que eram mais lampiões que corruptos em pleno norte a 50 km do estádio dos corruptos.

Também conheço adeptos doentes corruptos pelo menos é o que demonstram, meus vizinhos, conhecidos, tasco etc que nunca foram ao estádio deles e fica a 45 min de casa por isso preocupem-se em abater lampiões que os corruptos têm os dias contados até o papa ir de vela e estarem 2 épocas sem ganhar nada deixam de ter adeptos.

Durantes os anos que andei no Ciclo de Ourém só havia 1 adepto dos corruptos e havia mais ou menos o mesmo número de Sportinguistas e lampiursos, talvez uns 100 adeptos de cada, sendo que havia mais Sportinguistas de Ourém propriamente dita e mais lampiursos vindos das restantes localidades do Concelho mas com pouca diferença. Depois no Liceu, numa média de 2000 alunos por ano e durante cinco anos Sportinguistas e lampiursos dividiam as preferências talvez com um ligeiro ascendente dos encornados e só conheci uns quatro ou cinco corruptos e dois ou três deles quando já estava no 12ºano. Havia jogos Sporting-benficaca muitas vezes nas horas livres mas os jogos especiais eram os de futsal no último dia de aulas de cada período e lembro-me que os lampiursos apanhavam sempre grandes coças ;D! Éramos claramente superiores!Tínhamos grandes jogadores ali! Vários chegaram a ir aos treinos de captação do Sporting! Lembro que a minha geração foi a mesma da que ganhou o Mundial em 1991! Por isso não era fácil singrarem todos :D!

eu moro no concelho de sesimbra mas sempre frequentei escolas no concelho do seixal. na primária não tenho ideia, mas no ciclo no 9º ano cheguei a ser o único Sportinguista rapaz e com dois tripeiros na turma. nas raparigas também havia maioria de lampiãs mas houve sempre pelo menos 5 Sportinguistas. isto numa escola na amora. quando mudei no secundário para uma escola na torre da marinha (terra de muitos nnennucos), aí já era diferente, fomos sempre pelo menos 5 rapazes e cheguei a ter 3 colegas com gamebox em Alvalade (apesar de dois raramente a usarem), nas raparigas nem tenho bem a noção mas no mínimo umas 2 ou 3…na universidade (ISEL) futebol não é um assunto que discuta muito lá dentro mas acho que não seremos assim muitos

PS: já agora aproveito para falar noutra coisa: na escola da amora havia pelo menos 3 elementos afectos à juveleo. na torre conhecia 4 à juve, 1 ao directivo, 4 aos nenucos. no meu departamento da universidade 1 ao directivo, 3 aos nenucos

Pois, o FB não mostra a realidade mas sim a tendência…

Na minha terra natal (freguesia perto de Évora), a maioria da população masculina é Sportinguista, mas se formos a olhar a miudagem (a maioria dos que clicam GOSTO no FB) teremos algo como 50% lampiã e depois 25% para o porco e para o SCP. Ora se isto é assim no sul imaginem no norte.
Se não começamos a ganhar campeonatos seremos brevemente utrapassados pelo porco em número de adeptos (isto se não o fomos já) :-\

Só acredito que isso possa ser possível porque o Norte tem mais densidade populacional e muito mais crianças do que muitas zonas do país mas tenho dúvidas mesmo assim. Acho que por enquanto ainda somos mais. O Sporting está espalhado por todo o país e o fcporco concentrado no norte. Nessa zona estão quase de certeza em maioria clara, tal como nós em relação a eles em todo o resto do país.

No meu local de trabalho [Sintra/Cascais] é assim:

Num total de 18 pessoas

Sportinguistas somos 8

gayvotas são 7

foculporco é 1

que não ligam a nada são 2

Mas isto é no meu Departamento. Nos outros Departamentos acho que, infelizmente, há mais gayvotas e já vai havendo um número significativo de corruptos.

Mas é mesmo! Os corruptos ganham campeonatos que por aqui não se passa nada.

Como já foi dito por aqui, o Sporting que limpe um campeonato e a sua dimensão nacional será devidamente reflectida.

Os Leões têm sofrido, mas estão vivos. :great:

A única forma de ter uma ideia mais ou menos aproximada, seria em cada uma das cidades onde habitam foristas daqui ser feito por eles próprios um inquérito a uma amostra de 200/300 pessoas num local público.

Isso já daria uma ideia aproximada da distribuição dos adeptos dos clubes…

E era relativamente fácil e rápido de se fazer.

É uma excelente ideia! Penso que não custa muito a fazer e como há foristas de todos os cantos do País podíamos ficar com um estudo bem consistente. Esperemos que surjam voluntários e que apresentem aqui os seus resultados. Em relação à Vila onde habito já disse aqui o resultado praticamente porque aqui todos se conhecem. Mas na Cidade de Ourém, apesar de ter uma ideia muito aproximada, não deixa de ser mais fiável fazer um inquérito desse tipo. Assim que tiver uma oportunidade vou confirmar in loco se os meus cálculos estão certos.

No Hattrick, jogo on-line de futebol:

Benfica: 7773
Porto: 4287
Sporting: 3864

Provavelmente é um bom indicador dos jovens, tendo em conta que pouco temos ganho, temo-nos aguentado muito bem e agora é novamente sempre a crescer.

O deputado do CDS e ex-presidente do Belenenses João de Almeida fez a sua própria sondagem no grupo parlamentar do CDS:

[url]http://economico.sapo.pt/noticias/joao-de-almeida-nega-ter-usado-facebook-no-plenario_130025.html[/url]

João de Almeida nega ter usado Facebook no plenário

João de Almeida diz que a discussão do Orçamento ainda não tinha começado quando publicou no Facebook as preferências futebolísticas dos deputados do CDS.

Em causa está uma mensagem publicada pelo porta-voz no CDS na rede social hoje às 15h30: “Para descomprimir… Após “censo” realizado no Grupo Parlamentar do CDS, conclui-se que existem: 12 Deputados do Benfica; 7 do Sporting; 2 do Belenenses; 2 da Académica e 1 do F.C.Porto”.

Ao Económico, o deputado afirmou que “houve um atraso nos trabalhos” e que “o plenário ainda não tinha começado” a essa hora, ou seja, que não usou o Facebook durante o debate parlamentar. O debate sobre o Orçamento rectificativo de 2011 estava agendado para começar às 15 horas.

pois eu todo o lado que andei (tirando a primária) tive sempre mais Sportinguistas na turma, principalmente raparigas,onde devia haver uma proporção de 70%-30% (30% lamps).

do porto nunca tive ninguém na turma.

vão fazer diagnósticos ao colégios privados em lisboa e podem ter a certeza que se encontrarem 5% de tripeiros é muito. e os Sportinguistas se não estiverem em maioria andam taco a taco com os lamps.

Tenho um amigo que há uns anos arás (talvez uns 6) fez parte de uma equipa de trabalho que fez um estudo de mercado para uma empresa de marketing para determinar quantos adeptos havia dos 3 grandes em Portugal.
Recordo-me que ele me afirmou que éramos nessa altura quase 3 milhões.

A repartição era qualquer coisa como:

  • lamparinas - 4,5 M
  • LEÕES - 3M
  • tripeiros - 1,5M

Esta sondagem considerava sócios, adeptos e simpatizantes e estes números são obviamente, arredondados.