Têm sido feitos alguns inquéritos duvidosos ao longo dos anos em relação às preferências clubísticas e por isso não conseguimos saber concretamente como está o Sporting em termos de adeptos neste momento. O Forista Ruben e alguns outros já tocaram nesse tema e penso que seria muito importante a contribuição de todos nós aqui no Fórum para podermos tirar conclusões mais verosímeis. Todos sabemos o quão importante é o número de adeptos no conceito de Clube Grande e quanto isso pode contribuir para o seu crescimento também em termos financeiros. Portanto se estamos a perder adeptos, temos de fazer alguma coisa para os começar a conquistar. Talvez já haja um tópico parecido mas como não encontrei nenhum com debate recente em local próprio e encontrei conversas em que se resvala para este assunto, como por exemplo agora no do Complexo Alvalade XXI, resolvi abrir este tema de debate onde o objectivo é que todos aqui façam uma análise ao número de adeptos do Sporting que conhecem na localidade onde habitam em comparação com os nossos principais rivais e também se possível em comparação com o número de adeptos em décadas anteriores. Também podem fazer essa estimativa em relação ao local de trabalho, escola ou família, por exemplo.
Por exemplo fariam assim como eu:
Vilar dos Prazeres (Concelho de Ourém)
Habitantes adeptos de futebol - cerca de 1300
Sportinguistas - Cerca de 40%
Lampiões - Cerca de 59%
Corruptos - Cerca de 1%
Há trinta anos o Sporting tinha aqui mais de 45% dos adeptos e o benfas perto de 55% sendo que praticamente não se encontrava um único adepto do fcporco. Neste momento nota-se um aumento do número de lampiões e uma diminuição de adeptos do Sporting nas crianças com menos de 10 anos e os adeptos do fcporco contam-se pelos dedos.
Num dos meus locais de trabalho que se reparte por Fátima, Leiria e Torres Novas em que estou há 15 anos, de um lote de 50 pessoas que conheci com clube: cerca de 20 Sportinguistas, 2 ou 3 corruptos e perto de 30 lampiões. No outro local de trabalho em Ourém: 30 pessoas, conheci um ou dois corruptos, 10 a 15 Sportinguistas e 15 a 20 lampiões.
Aqui em Aveiro (na Universidade, pelo menos) digamos que em 50 pessoas, 25 são adeptos do porco, 15 a 20 são orcs e o resto são sportinguistas. Foi um choque quando me apercebi disso, porque sempre ouvi dizer que Aveiro era uma cidade com muitos sportinguistas.
Já na minha terra, em Viseu, não conheço praticamente ninguém do FCP, conheço bastantes do SLB mas os sportinguistas são ainda mais, felizmente.
Por acaso a minha irmã vive em Aveiro há mais de 20 anos e pelo que me apercebi das muitas idas lá foi que realmente havia muitos Sportinguistas. Antes mais que agora como é óbvio. Cheguei a ir ver um BeiraMar-Sporting em 1991. Não tenho dúvidas em afirmar que nessa altura devia haver cerca de 45% de lampiões, 35% de Sportinguistas e 20% de corruptos.
Em relação a Viseu, lembro-me de ouvir dizer em finais dos anos 80, quando empatámos 2-2 com o Académico de Viseu, que os Sportinguistas eram maioria.
Mas também me lembro de ouvir há pouco tempo na comunicação social que entre os jovens de Viseu havia muitos adeptos dos corruptos e dos lampiões…
É verdade, apesar do que tenho lido por aí, em Viseu há inúmeros sportinguistas. Estive a trabalhar algum tempo em Viseu e no meu departamento, em 10 pessoas, 7 eram sportinguistas e 3 benfiquistas. Costumo continuar a ir muitas vezes a Viseu e encontro sempre muitos sportinguistas por onde passo.
As minhas turmas sempre apresentaram uma repartição entre Sportinguistas e Benfiquistas, e por duas vezes o número foi igual. Apenas na universidade é que os números começaram a variar mais, com mais portistas a darem a cara.
De resto, foi sempre assim em todos os locais onde demonstrei interesse em perceber qual o clube com mais adeptos.
O Sportinguista é como oxigénio, está em todo o lado, mas não se vê. Se é verdade que o Sporting não tem apresentado resultados que façam com que o número de adeptos se desenvolva, também é verdade que os muitos milhões que festejaram os dois últimos títulos, em locais onde outros clamam não haver adeptos senão do clube da cidade, não morreram ou foram deportados.
Estamos aí, vão levar sempre connosco, eu sei que doí muito e que faz com que algumas lágrimas rebeldes se soltem pela cara.
Isso é muito difícil de responder, senão vejamos a minha família é composta por 14 elementos estou a falar na minha familia mais chegada obviamente, ora nesta família tem 11 Sportinguistas o meu irmão e sobrinho são lampiões e um dos meus cunhados porco corrupto o mais nojento da família, pois então só podia.
Na Senhora da Hora onde vivo, conheço 23 Sportinguistas já contando com 11 da minha familia que como disse vivem perto de mim, 9 lampiões e 7 porcos corruptos, será verdade que só existem estes? O problema é esse pode existir muita mais gente de qualquer um dos clubes, mas e agora eu saber, os que eu conheço são estes, mas tal como disse chegar a números concretos ou lá perto, é extremamente difícil.
Por aqui há uma repartição quase igualitária entre adeptos dos corruptos e adeptos dos lampiões. Infelizmente, poucos, muito poucos, Sportinguistas: na minha turma, somos 3, o que já considero um número aceitável, dado que, até ao secundário, fui sempre o único na turma.
Eu até tenho mais um(sempre tive e falando de gajos, que de gajas também tive sempre uma :P), mas um deles, quando os outros ganhavam, fartava-se de elogiá-los(sim, aos rivais) e o outro(atual) pouco fala disso.
Acho que me posso considerar um priveligiado.
Vivo na freguesia de Sta. Maria dos Olivais em Lisboa, no secundário andei na Escola Secundária da Portela e actualmente estudo no IST. Andei também durante muitos anos nos escuteiros locais portanto deu para perceber bem a distribuição por clubes ao longo das gerações (incluíndo os mais novos). Considero-me um priveligiado porquê? Estive quase sempre em ambientes onde os sportinguistas são a maioria.
Nas minhas turmas do secundário e terceiro ciclo, com alunos da Portela de Sacavém, Olivais, Parque das Nações, Sacavém e Prior Velho, entre os rapazes os sportinguistas eram sempre a maioria, por pouco mas eramos a maioria. Sendo que os sportinguistas no geral eram os da cidade de Lisboa (Olivais e Parque das Nações). O resto eram benfiquistas, e tive um único colega portista, um vila-condense que se tinha mudado para Lisboa.
Na faculdade apesar de no meu curso poucos ligarem a futebol, dá para perceber que já é mais equilibrado, às vezes os benfiquistas são a maioria, outras vezes são os sportinguistas. Tenho uma só colega portista, da Madeira. No geral os benfiquistas são de longe de Lisboa ou da Margem Sul.
Por fim o grupo mais interessante, porque abrange um número de pessoas bem mais amplo tanto em quantidade como em distribuição etária, o agrupamento de escuteiros local. A maioria das pessoas com quem lá me cruzei eram dos Olivais Norte, os restantes eram um pouco de todo o lado aqui nas áreas vizinhas e arredores a nordeste da cidade, como a Bobadela, Sacavém, Odivelas. Os sportinguistas durante a cerca de década e meia que lá andei eram sempre a maioria, muitas vezes por uma larga margem, uns três quartos, ou até quatro quintos. A geração com menos sportinguistas era a dos dirigentes mais antigos, de 30 anos para cima, de resto dominávamos sempre nós, até aos putos mais novos. Portistas só me lembro de uma.
Não sei se vivo numa twillight zone futebolística, mas pelo que fui percebendo ao longo da minha vida, aqui na minha freguesia, a segunda mais populosa do país, quem ruge mais alto é o leão!
Este tópico serve justamente para podermos fazer uma análise mais minuciosa à quantificação e localização do Sportinguismo e sei que vai haver surpresas muito positivas e concerteza algumas negativas. Mas pelo menos assim podemos saber melhor em que áreas o Sporting tem de actuar com iniciativas leoninas para conquistar adeptos. Na minha análise só falei da minha localidade de residência mas dentro do Concelho de Ourém há várias localidades onde os Sportinguistas estão em maioria, por vezes numa proporção enorme de 70 para 30% em relação a lampiões já que nalgumas corruptos não existem sequer. Farei num novo post uma análise mais abrangente daquilo que conheço do Concelho de Ourém.
No Facebook deparo-me com este escandaloso registo em relação aos perfis oficiais dos três principais clubes de Portugal
benficaca - 823 000
fcporco - 447 000
SPORTING CP - 221 000
Bem, parece que a política de adquirir muitos estrangeiros ajudou os nossos inimigos a ganhar fãs nos últimos anos.
Pode ser que isso signifique também que o SPORTING CP este ano vai recuperar terreno. Senão, temos que pedir uma ajudinha ao nosso Cristiano Ronaldo para que nos dispense alguns fãs pois só à sua conta tem uns 35 milhões …
Infelizmente essa situação no facebook não pode ser levada em conta como “medidor”, porque existem pelo menos mais 2 páginas (não oficiais) do Sporting no facebook com muitos “Likes”, uma na ordem dos 160.000 e outra com 17.000, são páginas que já não deviam existir, visto que o Sporting têm uma oficial (ver este post: [url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=31480.msg1631179#msg1631179[/url] ).
De qualquer maneira, esta situação dos Cavalos Marinhos terem mais fãs no facebook não será nada muito estranho, até porque eles têm ganho claramente mais adeptos jovens que nós… e é na maioria a malta mais jovem que utiliza o facebook.
Relativamente ao tópico… moro na Margem Sul e todos os meus amigos mais chegados são benfica ou Sporting, sendo os do Sporting em maior número, felizmente! O que quer dizer que, de maneira geral, escolho bem as minhas amizades e não me dou com pessoal parvo 8)
De todo o pessoal com quem falo, amigos e conhecidos, só me consigo lembrar de dois portistas e um deles até há pouco tempo nem fazia ideia que era do porco. Posso afirmar com alguma certeza que na margem sul, a representatividade do Futebol Corrupto do Porco, numa escala de 0 a 10, é próxima de 1, para não dizer mesmo Zero.
Infelizmente também, essa desculpa não serve, porque podemos fazer “like” em todas elas, como eu já fiz e faço em tudo o que sirva para apoiar o Sporting CP no Facebook.
A única coisa que pode servir de atenuante para mim é se estas diferenças em relação a nós forem causadas pelos adeptos estrangeiros que apoiam os jogadores dos seus países dando “likes” aos clubes que representam. É que se a razão não for essa, é deveras preocupante os cavalos marinhos terem o dobro de nós (embora compreensível pelo esmagador domínio dos corruptos no que respeita a títulos nos últimos trinta anos e por se verificar que a zona norte é mais densamente povoada que é onde o fcporco tem ganho adeptos). Muito mais preocupante é o benficaca ter o quádruplo dos “likes” e se a razão não for essa que sugiro atrás dos estrangeiros só prova que a comunicação social tem feito uma boa propaganda aos lamps porque nos últimos 20 anos ganharam menos troféus do que nós e conseguem conquistar os adeptos mais jovens com uma diferença absurda.
Como acontece com muita malta nascida e criada em Lisboa e arredores, a grande divisão foi sempre entre Sportinguitas e benfiquistas. Nalgumas turmas com bastante equilíbrio, noutras com alguma maioria lampiã. Na faculdade começou a aparecer algum factor currupto (só tinha uma amigo no liceu que era do porto), curiosamente com alguns alunos africanos (embora existisse muita malta de Cabo Verde e Angola que era Sportinguista).
E sempre notei em alguns meios ditos elitistas ou queques (ténis, rugby) existem boas maiorias de Sportinguistas. Atenção que também conheci grandes Sportinguistas do bairro da Serafina e da Amadora, como a família do Jesus, mas há clichés que mesmo sendo injustos (como alguém disse, somos como o oxigénio, estamos em todo o lado), têm um motivo de ser.
Também passo algum tempo na zona de Belém e Ajuda, e apesar de com tendência a envelhecer e a ter o factor “duas camisolas”, ainda conheço bastante malta do belenenses. O bairro da Ajuda então ainda tem uma mentalidade bairrista forte.
Mais interessante será a minha experiência no Alto Minho, de onde vem a minha família. Metade da minha família é do Sporting e outra metade do porto, lampiões é zero. Ali há volta há muito, muito Sportinguista, podem crer! É um facto que os corruptos estão a crescer, e curiosamente já conheci alguma miudagem que se diz do braga, que pode funcionar como uma bandeira da região e contrabalaçar um bocado o eucalipto que é o porto. Embora ache que nunca possa chegar à força dos três grandes, acho mesmo que o braga tem um terreno muito fértil por onde crescer e poder ser um semi-grande em termos populares, ao contrário de um boavista ou um guimarães, por exemplo.
Excelente testemunho. O objectivo é dentro de algum tempo podermos ter uma ideia mais clara da localização e do número de Sportinguistas. Este tópico ainda está muito no início e gostava de ver aqui pessoas de todas as localidades do país e de todos os países do Mundo porque há Sportinguistas em todo o lado. Por exemplo, de Ourém onde habito, Cidade e Concelho onde existem milhares e milhares de Sportinguistas de todas as idades, não conheço mais ninguém registado aqui no Fórum :think: