Isto pode não ser sequer passível de um crime de alguém, diretamente. Talvez neglicencia, vamos ver. Claro que agora vai ter que existir um eco da investigação, já algumas razões até apontadas pelas autoridades para a opinião pública, mas vamos ver quanto tempo se levará até às conclusões.
O da graça é novo
Carlos Moedas mandou parar .
Isto é verdade, muito por quem lá trabalha.
Esteve parado para manutenção em 2024 durante um mês.
Mas é que é mesmo.. Um tipo nem se lembra, mas já são máquinas com 140 anos… ![]()
As vistorias não é só nos elevadores também tem que ser os cabos
Estava a chegar não ia lá chegar, se estivesse mais acima vinha ter à avenida
Vai morrer solteira, a culpa. No limite, caso existam efetivamente culpados no meio da tragédia, serão imputadas as responsabilidades a um desgraçado qualquer. O motorista ou o mordomo. Eternos culpados.
Não vale a pena aventar cenários sem que primeiro uma investigação séria seja feita. O que se sabe até agora é que o acidente foi causado pelo cabo de segurança que se partiu. Também se sabe que a responsável pela sua manutenção é uma empresa externa e, segundo a Carris, tem cumprido com os prazos. A ver vamos se isto tudo é verdade e se há, ou não, responsabilidades a apurar.
Mas aquilo se desfez tipo cartão como é possível,nem quero imaginar últimos momentos daquelas pessoas,nem quero imaginar como ficaram os corpos,hoje estás cá no minuto a seguir vais e nem dás por isso !!
Isto fez-me lembrar um incidente que a minha namorada e os pais sofreram numa visita a uma espécie de museu da Carris. Havia um eléctrico no exterior para os visitantes “explorarem”. O meu sogro mexeu em qualquer coisa que aparentemente destravou o eléctrico (volto a frisar, era de exposição para os visitantes) e foi descontrolado embater na entrada de um edificio lá da tal exposição… Ninguém ficou ferido com gravidade, mas abafaram aquilo com tal pinta que nem se soube de nada. A julgar pela negligência deste desastre, devem estar habituados a estas coisas.
Posso dizer-te que é mais segura do que a Vasco da Gama por ser suspensa absorve muito mais os impactos de um sismo do que a outra toda em betão.
Não precisas de ter medo, é muito segura.
A culpa pode nem ser ninguém e até pode ter sido outro o motivo que falta de manutenção….é esperar pelo inquérito
Imagino o pânico daquela gente e do guarda freio , o homem está no lado contrário com o elevador cheio, aquilo devia ter caído tudo e o o homem a tentar passar para chegar à “frente “
Sei muito bem disso. Não tivesse tido um irmão guarda freio que o tripulou vários anos… O dirigente sindical falou o que não é permitido aos funcionários.
Salvo erro são 200m a descer, agora imagina um veículo de não sei quantas toneladas a descer isso desgovernadamente…e a parte de cima é a mais leve todo o peso está do chão do elétrico até aos carris.
Sobe para 23 feridos ligeiros.
E pode subir de 18 mortos.
E não se admirem que o número de mortos venha a aumentar, se estão a pedir ao pessoal dos hospitais para ir trabalhar e continuarem turnos por alguma coisa será
Em 2018 este elevador atravessou a Av. Da liberdade . Não serviu de emenda … Os funcionários não estão autorizados a falar directamente com o público ou jornalistas. Mas os sindicatos sabem se existe problemas . O moedas prometeu passes de borla aos cidadãos de Lisboa. Os governantes baixaram o valor dos passes . Cada um que interprete a causa.
E não vou falar mais sobre isto.