Se ha medida que os dias passam a possibilidade de Ricardo ficar no Sporting aumenta, o mesmo não se pode dizer de Caneira, que não ficará em Alvalade.
No caso de Ricardo, o Sporting pede agora 4 milhões de Euros ao Betis. Ricardo recebe cerca de 750 000 euros anuais e o Betis duplica esse ordenado e Ricardo quer que o Sporting se chegue á frente com mais dinheiro para acertar uma renovação.
A sorte do nosso clube é que o Betis não quer gastar tanto dinheiro em Ricardo. Assim Dudek, Storari e Diego Alves são agoras os nomes mais ventilados …
O caso Caneira é bem mais complicado para nós … Caneira sabe bem disso desde ontem. Assim o Sporting vai de novo ao mercado tentar um flanqueador e defesa polivalente esquerdo/direito. Faltando assim menos 1 mes do inicio oficial das competições o caso parece algo complicado de resolver mantendo a qualidade que Caneira apresentava … Saindo Tello e Caneira a coisa complica e de que maneira!
Soluções meus amigos para este possivel descalabro defensivo?
Soluções que não seja, para já, contratar um lateral esquerdo e acreditar piamente no Abel, não sei.
O que sei é que se Ricardo e Tiago sairem para o ano, teremos o Rui Patrício e o Mário Felgueiras que são dois guarda redes a que reconheço capacidades técnicas e físicas. Agora, se ou um ou outro terão capacidade psicológica para aguentar as redes do Sporting durante uma época inteira, incluindo Liga dos Campeões, é difícil prever.
Para mim o principal problema do Sporting tem a ver com os laterais. Acho que um dos tópicos mais interessantes e pertinentes neste fórum é «a questão do lateral esquerdo» que já debate o tema há algum tempo.
Quanto à que parece ser a iminente saída do Ricardo, não tenho grande pena. É um bom GR, sem dúvida. Mas sempre achei que tem falhas a mais - cruzamentos, cantos, livre para a área, saídas etc - para aquilo que custou, e custa ao Clube.
Mais: as declarações sobre o recém eleito capitão do Sporting, foram miseráveis… para um capitão. Dizendo que pode ficar 5 anos ou 1 hora, não consegui deixar de ouvir o lampiaozinho que está lá dentro…
Dos jogadores que sairam ou poderão sair do Sporting este ano, não considero nenhum indispensável. Penso que todos podem ser substituidos, dentro das nossas possibilidades, por hipoteses com o mesmo ou mais talento.
O que me preocupa será mais a quantidade de alterações e não os nomes de quem sai. Isso sim pode descompensar aquipa e fazer ruir os planos do Paulo Bento que terá que começar não digo de novo, mas quase.
Quanto aos substitutos, se o Ricardo sair, proponho o redes suplente do Espanhol, que fez toda a campanha na UEFA, o Iraizoz, 1.91 m, 25 anos. Fez uma UEFA fantastica, pareceu um redes com muita qualidade, tá tapado pelo Kameni.
Para a defesa, se sair o Caneira, subia aos seniores o Tiago Pinto e o André Nogueira. Acho que ficavamos bem servidos.
Vender o Ricardo por 3 milhoes parece-me bem, temos 1 boa escola de guarda-redes e por 1 baixo valor ou ate a custo 0 podemos ir buscar um keeper de melhor qualidade, dudek por ex.!
Caneira e que me come a cabeça todos os dias, temos de fazer ainda mais 1 esforço para ficarmos com ele!
Soluções: Contratação de 1 lateral esquerdo, de 1 lateral direito, dispensar Paulo Renato e promover o Carriço e contratar 1 Guarda-redes muito bom (relativamente fácil)!
Eh pá francamente o tom de dramatismo que se põe nestas situações apenas reflecte ou provincianismo ou o humano medo do desconhecido. Não há ninguém insubstituível , o cemit+ério está cheio deles, e se sairem estes vêm outros, o que não falta são jogadores no mercado. O que era preciso era mais agilidade na contratação e um maior “scope” de soluções do que parecem ser os mercados privilegiados de Alvalade.
Já o disse e repito: o mercado nórdico é abundante em boas soluções para a baliza, por exemplo, ainda pouco inflacionadas e que ingleses e alemães agradecem bastante. A “cegueira” dos milhões sulistas para estes mercados é uma dádiva para eles (Dudek é que NÃO pelo amor da santa detesto esse gajo!!).
Agora que Ricardo estabilizava nas suas exibições deu-lhe a filoxera do vedetismo que não justificou de modo algum. Se sair haveria por exemplo, Diego Benaglio o único que vejo em Portugal com classe suficiente para ficar entre os postes leoninos. E não alinho nos medos do jogador pertencer a um clube com os quais temos péssimas relações porque se cantarem bem o jogador com a Champions e o tecto salarial o chulo Alves fica, no mínimo com um problema: um jogador insatisfeito a querer dar o salto e a responsabilizar o clube por não o ter deixado. Chama-se lançar a sementinha da discórdia no pardieiro. Se não puder ser há boas soluções nos mercados jovens das selecções de sub-21 e sub-20 onde eu apostaria, para além do Rui Patrício que terá de fazer a sua prova de fogo para ver se serve ou não ao clube. Não me venham é com Felgueiras ou Dudeks (pelo amor da santa detesto esse gajo!!) ou outros do mesmo nível que isto é, por enquanto, o Sporting Club(e) de Portugal, que compete na Champions e preetnde vencer tudo a nível doméstico.
Quanto ao defesa esquerdo a responsabilidade do que está a acontecer é de quem tinha a obrigação de ter acautelado esta situação há mais tempo. Tello foi um simples caso de incúria que redundou numa deserção. Mais uma vez deixada para a última hora o que deveria ter sido feito em tempo. Caneira é um polivalente como lhe chamam e eu tenho horror a este termo, um conceito que , na minha maneira de ver, foi adoptado para jogadores que não são (suficientemente) bons em lado nenhum ou que têm que ser colocados a jogar pelo seu estatuto dentro do clube.
As soluções internas ou são simplesmente horríveis - por favor Ronny nunca, jamais em tempo algum, é um cepo lento, sem chama, de facto nem sei o que este abrolho está a fazer no plantel - ou não dão garantias de duração (André Marques nunca passará daquilo que é hoje, duro de rins e pouco à vontade com situações que envolvam extremos rápidos e virtuosos ou recuperações nas costas da defesa - e, portanto, há que ir ao mercado e pôr Carlos Freitas a justificar o salário.
Não adianto nomes porque estou há algum tempo fora do “mercado”. E depois há ainda aquele pequeno pormenor da nossa míngua de dinheiro.
Em termos de baliza,se o Ricardo sair,concordo com a tua escolha,apesar de dizer que o Kameni seria daqueles jogadores que me entusiasmaria e muito.
Já agora,o Jaaskelainen do Bolton penso que acabou contrato. Se for esse o caso,bye bye Ricardo!
Na lateral direita,para mim que já vi o JG jogar,acho que pode muito bem compensar as quebras de forma do Abel. E atenção que eu acho que por exemplo Pereirinha poderia muito bem,treinando alguns aspectos,tornar-se um lateral direito de muito bom nível.
No centro,penso que com Tonel,Polga,Gladstone e Paulo Renato podemos ficar tranquilos. Em ultimo caso,se o ultimo não provar a sua promoção,é emprestado em Dezembro e volta o Daniel Carriço,que garante inegavelmente qualidade defensiva.
Na esquerda.O grande ponto de interrogação. Ao que parece,Paulo Bento passou o ano inteiro a fazer treino individualizado com Ronny para este melhorar posicionamento,cobertura defensiva e tempo de entrada aos lances. Lembro a muitos que o ano passado já davam Ronny como titular e Caneira no banco(!!!). Não tendo o Portugues,acho que talvez devessemos apostar a sério no Ronny,que com ritmo de jogo talvez consiga surpreender-nos.Eu sinceramente não gostei dele o ano passado,mas se demos 6 anos ao Deus Chileno,porque não dar mais oportunidades a um brasileiro que já demonstrou ter algum talento? Para suplente,podem malhar a vontade na falta de experiencia,etc,etc,mas acho que o Tiago Pinto não precisa de rodar. Pela qualidade técnica e principalmente pela raça e dedicação com que disputa todas as bolas,penso que seria benéfico para ele e para o Sporting ser promovido.Até porque a evolução dele nestes ultimos anos foi algo simplesmente inacreditávele e se treinar com os mais velhos acredito que evoluirá muito mais.
Se Paulo Bento preferir um pouco mais de experiencia,o André Marques também não me desagradaria.Alto,forte,e podendo desenrascar a central no caso de ser preciso,pois tem características para isso,o André poderia eventualmente ser um bom suplente. Há ainda uma terceira via,que é a contratação dum lateral esquerdo,como por exemplo o Lúcio,excelente opção indicada pelo Incitatus.
olha para os negocios que o fcp faz com os seus jogadores e compara connosco… podemos chamar de td ao PdC, mas o facto e’ que o homem sabe o que faz e e’ a imagem daquilo que deve ser um presidente, defende o seu clube e sabe negociar os jogadores que tem e consequentemente inflaciona-los. Tens um exemplo recente do Ricardo Costa e do Hugo Almeida