Justificação (Opcional): custo baixo e pouco risco. Se der jogador para um nível bom pode ser bem rentabilizado o investimento, se não der o valor investido é pouco significativo.
No entanto, sou mais a favor de contratar por um valor maior e com menos risco e espero que este tipo de contratações não volte a ser a “regra”.
Acho que depende sempre do teto do jogador, por exemplo o Marcus Abraham que foi para o Porto ou o Achouri que foi para o Viborg antes de ir para o Copenhaga, o Alexsandro que foi para o Lille todos por valores baixíssimos teriam sido muito bem sacados para compor plantel e até quem sabe ter protagonismo, têm é de ter talento e fazer sentido consoante as lacunas, e neste momento não duvido que hajam muitos jogadores por 700k a 2 milhões que tivessem mais utilidade e um teto maior que um Esgaio, Paulinho, Trincao ou Neto e que recebessem 1/4.
Respondendo ao tópico, no dia em que foram feitas as contratações reprovava o Huljmand que me convenceu com o jogo com o Porto, apesar de também ter estado bem com o Braga, muito pelos valores e por não achar completo, está cada vez melhor, e o Fresneda apesar de aparentar ser um bom negócio pelo potencial, nunca me pareceu acima da média em nada, nem melhor do que o que temos na formação, mas espero uma surpresa das grandes, vai ser preciso.
Só vou aceitar participações onde a aprovação ou reprovação seja no formato que indiquei ou em que, pelo menos, a aprovação ou reprovação seja bem explicita e dentro do prazo.
Todos os restantes posts estarão fora.
Justificação: Não conhecendo o jogador a fundo e tendo visto apenas uns videos, dá para perceber o potencial que tem. Para alem disso, há um benefício da dúvida que tem de ser dado tendo em conta o historial de centrais contratados nos últimos anos (Matheus Reis, Feddal, Juste e Diomande). Pelo preço, não deve impedir negócios mais relevantes para curto prazo. Para alem disso, a tendência do futebol europeu parece levar a que cada vez mais haja equipas a jogar com 3 centrais, onde é essencial haver um central canhoto, o que aumenta o potencial de valorização
Justificação (opcional): pelos valores envolvidos, acho uma boa aposta. Jovem, pe esquerdo, larga margem de progressão.
No entanto, acredito que nos próximos 6meses vá crescer na sombra do Inácio. No próximo ano saberemos se será para apostar ou será outro Quaresma ignorado pelo mister em detrimento do Neto.
Nunca ficaremos a perder muito, mas se der jogador dará muito lucro.
Colocas-me numa situação complicada, e digo porquê
Se este for o único central que contratamos nesta janela de transferências, eu NÃO aprovo esta contratação.
Justificação: Com diomande fora 1 mês, neto conta aos bocados, St juste e Coates estão como o cristal, é, no meu entender, imperativo que se contrate um central que seja top 5 dos nossos centrais (GI, Dio, Seba, SJ e a contratar). A nossa defesa continua irregular, a sofrer 1 golo por jogo, e sem um devido reforço, a coisa pode dar para o torto.
Se contratarmos, além do Rafael, o central que entre de caras no nosso top 5 de centrais, então SIM, aprovo a contratação do Rafael
Justificação: potencial elevado para o custo despendido. Aparenta ter qualidades para defesa a 3 e para o nosso tipo de jogo. Oportunidade de rápida valorização e crescimento.
Participação rejeitada.
Acho que fui claro relativamente às regras de participação.
São simples:
Têm 1 semana para dizer se aprovam ou não a contratação (e de forma clara e explicita).
Sem ses e nem mas.
Eu também estou indeciso neste caso…
O que tem valor obter como resultado final neste desafio, no fundo, é ter uma boa média de resultado financeiro por contratação e também uma boa média de performance desportiva.
Ora, estou convencido que é uma boa medida fazer este perfil de contratação do ponto de vista financeiro. Mas estou convencido que, do ponto de vista desportivo, é mau. A média desportiva neste tipo de contratações será má.
Vou dar um exemplo:
Se este jogador for razoavelzinho e merecer 12 valores e for vendido por 6 ME, a contratação é considerada positiva neste desafio. É é mesmo positiva porque o jogador rendeu positivamente e deu lucro.
Ainda assim, o objetivo de um gestor desportivo de excelência não pode ser este.
Tem que ser contratar craques (valor desportivo acima de 16 valores) com mais valias de dezenas de ME. Só assim se enriquece e se constrói plantéis de excelência.
Que fazer?
No meu caso, ainda não sei.
Ainda vou pensar o que é mais importante para mim.
Mas isto é problema para cada um decidir o que quer ser como gestor desportivo.
Justificação: Potencial face ao valor pago.
Percebo quem refere que aprova ou não esta contratação dependendo se entra mais algum central com um perfil “mais titular”. Eu cheguei a seguir esse raciocínio, mas acabei por chegar à conclusão que a vinda ou não de outro central não tira a pertinência de se investir no potencial que seja identificado. O plantel não ficar equilibrado não será consequência do investimento que se fez no Rafael, mas das opções que forem tomadas por quem tem poder de decisão. Até acredito que esteja aqui uma boa surpresa…
mas n tem problema a participação ser rejeitada… compreendo perfeitamente.
aqui a questão é significativamente diferente das 3 contratações anteriores (gyokeres, hjulmand e fresneda) em que todas eram para posições deficitárias / prioritárias.
Julgo q só no final do mercado de inverno, é que poderíamos responder mais a 100% uma vez que “tinhamos a informação toda”.
A tua participação está certa e está aceite.
E até é possível que eu participe exatamente como tu e exatamente como com a tua justificação. Ainda não sei.
Mas reflete no seguinte:
Se o SCP fizer 50 contratações deste perfil (e já as fez), qual vai ser a média desportiva e financeira?
É que até agora poucos foram positivos desportivamente.
A média deve andar nos 5 ou 6 valores (péssima).
E mesmo financeiramente isto tem sido próximo de zero ou mesmo deficitário.
Isto é bom?
Ou seja, tem sido boa aposta aprovar este perfil de contratação?
Eu acho que não.
E quem aprovar de cruz este tipo de contratações no SCP vai ter baixas médias de avaliação. Isto é uma certeza matemática!
A questão é se esta contratação concreta sai fora destas médias de forma positiva.
Temos que ser capazes de distinguir e analisar caso a caso.
E não é fácil com a informação que temos.
Que tipo de gestor desportivo queres ser?
Eu não quero chegar ao fim deste desafio e ter vários jogadores de baixo valor com baixas médias de avaliação desportiva e baixar-me demasiado a minha média desportiva por contratação.
Isso é dizer que contrato muito entulho…
E é por isso que estou tentado a rejeitar esta contratação, mesmo arriscando que ela seja positiva do ponto de vista financeiro. Simplesmente, no meu patamar de exigência, qualquer jogador que não valha 14 valores, não me satisfaz.
Claro que posso estar enganado e espero estar mas duvido muito que este jogador seja um jogador acima de 14 valores, sinceramente.
Há uns dias um forista pôs uma comparação estatística com o Otávio do Famalicão (só 1 ano de diferença) e ele perdia em tudo.
Perder em tudo também é demais…
Justificação (opcional): Barato e o scouting feito indica que confiam que será um jogador que podemos contar. Se seguir o modelo do Diomande vai crescer na sombra dos que já lá estão para depois assumir quando estiver pronto.
Só deixar um alerta que aprovo a contratação mas não aprovo a ideia deste jogador ser o único defesa central contratado, e com a ideia para suprimir a venda de algum defesa em Janeiro. Nesta fase, temos a obrigação de meter a carne toda no assador.