[Debate] Um acto de gestão ou imoralidade?

Desde quando é que ser liberal ou capitalista é defender regulações que impeçam a livre concorrência?
Propriedade intelectual até dou de barato porque sem patentes as farmacêuticas nunca atingiriam o breakeven da investigação, agora isto? Isto é pura palhaçada. Eu não critico o CEO, eu critico a FDA, tal como o Friedman criticava e todos os libertários nos States. Nesta questão o liberal não és tu de certeza porque estás a defender capitalismo clientelista.

€ ,£ ou $??

Subscrevo

Lá vêm as conspirações contra a indústria farmacêutica…

Obviamente. Isto parece-me claro há muito tempo.

“Obviamente” … “parece”
Basearem-se em factos é que está quieto :lol:

qual facto queres ver que certas doenças dão muito lucro?
o tabaco provoca a morte, para mim não é um facto mas é o que se lê nos maços e não deixa de ser vendido. certas doenças nem se quer se pensa em chegar a factos, no que toca ao remédio santo para a cura, na minha opinião morre logo à nascença.

A lei não impede a livre concorrência , os USA nunca fariam isso, os USA são o maior bastião
da concorrência livre.
O que eu expliquei é que o objectivo da lei é o seguinte:

Existe um produto que é pouco rentável, logo pouco apetecível para ser comercializado,
o que faz com que ninguém queira investir nele e a sua produção é abandonada.
A forma de poder manter esse produto no mercado, porque pode existir interesse de uma minoria,
é garantir que só uma entidade o pode comercializar , é uma espécie de incentivo ao risco e uma forma
de poder garantir algum retorno, para o produto se manter no mercado.

Os USA foram um bastião da concorrência livre mas hoje em dia são um país completamente clientelista.
Eu percebo o objectivo da lei, mas uma vez que defendo a desregulação e também porque os resultados estão à vista, sou contra ela. Acaba por ser uma restrição à entrada. Não é preciso uma lei dessas para rentabilizar o medicamento.

Ao ver isto lembrei me de há uns tempos ter lido algo sobre os cubanos produzirem medicamentos, para doenças como a malária, precisamente por ser uma doença característica de países pobres e por isso pouco rentável as grandes farmacêuticas.

Ora aqui está o meu sindicalista favorito :beer:

free beer :mrgreen:
:great:

Uma coisa é ser rentável, outra é aumentar o preço de forma estupidamente vergonhosa.
E essa do American Dream… :wall: Estamos a falar do sector da Saúde, não de coisas supérfluas.

Essa é a outra parte do debate:

  • uma coisa vale o que alguém estiver disposto a pagar por ela

O nosso SNS fez-nos acreditar que a Saúde é gratuita, mas não a saúde
é muito cara.

Muitos não têm problemas em fazer créditos para viagens de 3k , carros de 50k e depois
criticam os Dentistas por gastar 200 euros , 60 numa consulta Médica ou 50 na farmácia.

Esta é a Sociedade em que vivemos:

  • dinheiro para hóbis? no problemo
  • dinheiro para Saúde? o Estado que pague :inde:

Não é de borla, nem é o estado que a paga. O SNS é pago por nós, através de impostos.

Como não pagam diretamente tendem a não ter uma noção tangível dos custos do SNS.

Portugal em termos de saúde comparado com a América é como comparar em termos de qualidade de vida o Burundi com a Noruega ou Suécia…