David Ivanov

Ivanov assina contrato profissional

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1623035602416373778

1 Curtiu

Bem vindo, menino! Que cresças nesta Casa!

1,90m, 79Kg. :muscle: :muscle:

16 anos 1.90? Porra :sweat_smile:

Já cá estava :sweat_smile: Curiosamente até tem perdido lugar nos Juvenis para um mais novo.

DAVID IVANOV ASSINOU CONTRATO PROFISSIONAL

Por Sporting CP
07 Fev, 2023

JUVENIS

Guardião de 16 anos joga pelos juvenis Leoninos

David Ivanov é o mais recente jovem jogador a assinar um contrato profissional com o Sporting Clube de Portugal, onde vai continuar a evoluir. O guarda-redes de 16 anos soma esta época 11 partidas pela equipa sub-17, tendo ficado com a baliza a zero por seis vezes e foi Campeão Nacional do escalão na passada temporada. Além disso, é internacional por Portugal também em sub-17.

Já no momento da assinatura, David Ivanov revelou-se “muito feliz” em declarações à Sporting TV. “É uma sensação muito boa, porque estou a assinar contrato com o clube de que gosto e que acreditou em mim. Trabalho todos os dias para que momentos como este marquem a minha vida profissional”, começou por dizer o jovem que chegou à Academia em 2019/2020, vindo do FC Maia Lidador.

“É um percurso onde me senti muito acolhido pelo Clube e com o passar dos dias, meses e anos foi sempre melhorando”, recordou David Ivanov, sem negar também as dificuldades iniciais provocadas pela mudança: “São 300 quilómetros [de distância], não via os meus pais todos os dias e, às vezes, nem todos os meses, mas estou a fazer o que eu mais gosto e a viver o meu sonho”.

Assinado o contrato, o guardião com dupla nacionalidade portuguesa e russa vai continuar a crescer com a camisola verde e branca e a seguir, bem de perto, duas das suas grandes referências das balizas: “Gosto muito do Adán, é um guarda-redes no qual procuro inspirar-me, mas, mais novo um bocado, gosto muito de ver também o Diego Calai”.

Por sua vez, David Ivanov deu-se a conhecer como um guarda-redes que se destaca pelo “bom jogo de pés”, pela “mentalidade e autoconfiança”, mas também no capítulo da “defesa da baliza”, enumerou.

Para o imediato, garantiu que vai dar “o máximo pelo Sporting CP” e traçou como objectivo voltar a “ser Campeão Nacional de sub-17”, embora mantenha o foco na sua evolução: “Quero ser melhor guarda-redes do que sou agora e chegar ao fim da época e ver que evoluí bastante”.

Por fim, David Ivanov dirigiu-se aos Sportinguistas. “Vou responder sempre com trabalho e vou lutar pelo Sporting CP até ao fim”, garantiu a mais recente aposta Leonina no futebol de formação.

1 Curtiu

David Ivanov, Ricardo Yordanov, começa a haver aqui um denominador comum.

Filhos de imigrantes de Leste, verdade?

1 Curtiu

Tem um nome estrangeiro, fica sempre bem. Mesmo que já nem seja titular nos juvenis. Se se chamasse José Silva, ou Carlos Santos, se calhar não teria destaque. Mas assim até parece que trabalhamos bem no scouting e na formação.

4 Curtiram

O Ivanov tem dupla nacionalidade, neste caso russa. Mas nasceu cá.

1 Curtiu

Sim, mas isso até acredito que pudesse ser pela falta de contrato. Agora que já o assinou deve voltar a ser titular.

1 Curtiu

Olha q n sei, mas mesmo q seja o caso confesso q n sou um admirador por aí além. Aliás acho q um dos problemas dos Juvenis em comparação com a temporada anterior além do número alargado de Juvenis de primeiro ano é a diminuição da qualidade a nível de GR e nas laterais.

2 Curtiram

Sim, já há uns quantos na Academia e neste momento é comum encontrar pelo menos um ou dois nas equipas adversárias também. Já tinha surgido uma primeira vaga há mais tempo, relembro o Ponde ou o luso-moldavo Oleg Reabciuk que está agora no Olympiakos, passou pelo FC Porto mas que começou na nossa formação.

Mas actualmente nota-se mais. Nos Juvenis A temos dois luso-russos, o David Ivanov que perdeu ultimamente espaço para o Tiago Leitão e o Konstantin Nikitenko recentemente adaptado aparentemente com sucesso de avançado para lateral direito. Nos Juvenis B temos depois o central Cristiano Palamarchuk, que é outra trave (tinha 1,91 m aos 15 anos, já deve ir a caminho dos 2,00 m). Nos Iniciados A o guarda-redes titular é o Alexandre Tverdohlebov e um dos seus suplentes é o Alexey Perestov. E como bem lembraste há ainda o avançado Ricardo Yordanov Pereira que é uma das estrelas da equipa. Nos Iniciados B temos o central Illia Iablonskyi e o médio Issac Dzeric.

Penso que de Alcochete não me escapou mais nenhum. Depois no Polo EUL e nas academias regionais há ainda mais mas não estou tão a par.

2 Curtiram

Dos mais novos há alguns também

David Yarosh (2011), Alex Ziolkowski (2012), Sergei Vitkin (2012), Martin Bruno (2013), Vladyslav Havrylchenko (2014). Foram os que vi rapidamente no site da FPF :sweat_smile:

3 Curtiram

Verdade, qdo vou ver as fichas dos jogos qto mais baixo é o escalão mais nomes de origem do leste vou encontrando, mas diria q a maioria deles já nasceu por cá.

1 Curtiu

Era muito fixe que dessem jogadores.

Não me custava nada ver uns quantos ov, ev, enko, isky e similares na equipa sénior daqui a uns aninhos, desde que sejam bons, obviamente.

Penso que o que tem condições para integrar a equipa maus brevemente até não é de origem de Leste, tem origens do outro lado do Atlântico.

1 Curtiu

E de origem brasileira também é aos montes. Interessante ver essa diversidade toda na academia!

2 Curtiram

O Muniz já nascendo cá os pais são brasileiros creio…

1 Curtiu

Sim, mas mesmo em infantis, benjamins e traquinas temos muitos miúdos de origem brasileira, miúdos que já nasceram cá ou vieram para cá muito novos mas filhos de pais brasileiros.

Olhando aos apelidos muitos até são é meio portugueses, meio de Leste.

“David Ivanov Miguel”, “Konstantin da Rocha Nikitenko”, “Ricardo Yordanov Pereira”

2 Curtiram

E o guarda-redes Francisco Silva também. É filho do nosso ex-jogador de voleibol brasileiro Wagner Silva.

2 Curtiram

E tens outros que pelos nomes têm origens mais exóticas como o Rayhan Momade, o Chris Grombahi, ou o Afonso Lee Chang a somar agora à nossa nova coqueluche Youssef Ramalho Chermiti.

3 Curtiram