Data driven analytics em desporto

https://www.researchgate.net/publication/281318318_The_harsh_rule_of_the_goals_data-driven_performance_indicators_for_football_teams

Muito interessante. Será que alguma equipa portuguesa já começou a usar data mining e inteligência artificial à séria? Um amigo meu trabalha nisto, em geral, não em desporto apesar de ter alguns trabalhos nessa área, e houve evoluções brutais na última década. Os primeiros a chegar vão ter vantagens grandes, pelo menos até os outros começarem a fazer o mesmo.

Não sei se usam [member=8653]nunoni mas na minha opinião os clubes precisavam de começar a olhar de uma forma seria para este tipo de coisas, e começar até a criar os seus próprios departamentos.
Daquilo que verdadeiramente sei e que há muitos clubes a recorrer a serviços externos para obterem dados estatísticos sobre as equipas com quem vão jogar. Mas isso normalmente não acontece por iniciativa do clube mas sim a pedido do treinador.
Tenho um colega que já trabalhou numa empresa portuguesa desse genero, e todos os clientes que tinham eram clubes estrangeiros.

Em determinada altura cheguei a tentar desenvolver um programa em VB para isto, mas criar bases de dados, estruturar e processar tanta informação não é trabalho para uma pessoa só. Deixei aquele projecto completamente de lado…

Mas uma coisa eu percebi, ideias pré-concebidas que eu tinha sobre alguns jogadores face à frieza dos números saíram pela janela fora… Cheguei a ter uma discussão bastante acalorada aqui no fórum sobre o Pereirinha por causa disto.

Porque apesar da matemática à coisas que ainda não são capazes de dizer sobre os jogadores que só os treinadores, assistentes e preparadores físicos percebem e leem neles.

Contudo, a triagem e processos com uma base sólida de informação é sempre útil. E acredito que o nosso Presidente e equipa não estejam a dormir sobre esta matéria, porque no que toca a contratação, prospecção de jogadores e avaliação das equipas contrárias para os jogos existe uma tremenda quantidade de informação que usando as novas tecnologias pode ser bastante facilitada para o proveito do Clube. E quem diz o nosso clube, também pode ser uma ideia para quem está a pensar criar um startup que queira prestar serviços em desporto.

Bom tópico amigo [member=8653]nunoni! :great:

isto vai muito além de dados e estatística, isto é inteligência artificial, baseado em big data, possivelmente capaz de descobrir coisas sobre as equipas (adversárias e própria) que mesmo os melhores treinadores não se aperceberiam.

Dou dois exemplos, num deles estive envolvido no início e depois tornou-se segredo comercial e o meu amigo fez profissão disso:

  • previsão de falências; com AI consegue-se significativamente melhor do que com modelos estatísticos tradicionais. Consegue-se prever que empresas têm que probabilidade de falir em N anos. Com isto nas mãos os bancos decidem qual a relação que terão com a empresa. Isto é uma aplicação relativamente simples. No futuro (aliás, em certos bancos, no presente), quando pedirmos um empréstimo, para uma empresa, habitação, ou pessoal, um programa decide se sim se não. E AI até é capaz de dizer “borderline case. Um ser humano que verifique”. Mas no caso geral, decisões sobre as nosas vidas serão tomadas por máquinas. E acertam mais do que se fossem tomadas por humanos.

  • descoberta de novos rumos na investigação médica. Mete-se programas a analisar dezenas de milhares de publicações científicas, para tentar obter alguma ideia nova sobre determinado problema específico. Isto porque há ideias por aí, que foram usadas num determinado campo e num certo contexto, mas que podem ser aproveitadas, generalizadas, mudadas, para servirem noutro problema completamente diferente. Tendo a ideia na mão, entrega-se às formiguinhas (seres humanos que vão tentar concretizar a ideia nalgum tratamento inovador).

Ou seja: a AI já deve ser capaz de perceber coisas nas equipas melhor que os treinadores, assistentes, etc.

http://www.easydatamining.com/en/infotainment/football-soccer-result-predictions/

Alguém me pode esclarecer se é isto? :mrgreen:

isso é uma das cenas, sim, mas é um campo em evolução rápida, pelo que sei que é pouco!

nos anos 1990 escrevi um programeta baseado em estatística para prever resultados de desportos de poucos eventos (ou seja, por ex. futebol ou hóquei, mas não basquetebol). Não era grande coisa, e esse mundo mudou radicalmente desde aí, os velhos métodos valem pouco.

:naughty:

O Cobol ainda vive!