Dark Knight Rises - SPOILER ALERT

Efeitos especiais? Para quê? Incrível. :o

Ainda estou um pouco em choque com o que vi. Dos melhores filmes que já vi e a 2ª melhor trilogia a que já assisti. Ainda não vou dar aqui a minha opinião detalhada, mas há muito tempo que não saía duma sala de cinema tão “atordoado”.

Uma vénia ao Hans Zimmer, ao Chris Nolan, ao Bale, ao Hardy, ao Levitt e a todos os outros que me deixaram colado ao ecrã durante 3 horas. :clap: :clap:

Sinto o mesmo aqui. :clap: :clap: :clap:

Estão a esquecer-se do ENORME James Newton Howard. Ele em parceria com o Hans Zimmer são quem executa a banda sonora! Ele é top também… :mrgreen: :victory:

E pronto, é isto. Que trilogia brutal. :clap:

B-R-I-L-H-A-N-T-E!

É tudo o que me apraz dizer deste Dark Knigh Rises (2012). :clap: :mais:

De pouco serve “avaliar” o que quer que seja quando lidamos com tamanha perfeição.

A partir daqui criou-se uma era no mundo cinematográfico - a nível de super-heróis - a era de Nolan. Há um pré triologia de Nolan e irá existir um pós, resta-me aplaudir e agradecer por terem criado tal masterpiece. :mrgreen: :great:

Cristopher Nolan deixa realmente a sua marca na história do cinema com esta triologia. O elenco é extremamente competente e demonstrou que Tim Burton e principalmente, de longe, Joel Schumacher fizeram um trabalho de amadores. Joel Schumacher ia quase arrasando talvez a personagem mais brilhante da história da banda desenhada.

Esquecendo completamente os filmes que Burton e Schumacher fizeram, Nolan foi brilhante na triologia. Christian Bale afirmou-se claramente como um grande, grande actor que é e deu um toque muito especial a Bruce Wayne. A escolha dos que o rodeavam também não podia ter sido mais feliz. Freeman, Oldman and Caine são grandes nomes e encaixam na perfeição nos papéis de cada um. Então acho que a escolha de Caine como Alfred é brilhante.

Em relação a este filme, sem revelar demasiado, Hardy em excelente plano e uma boa Anne Hathaway que não é contudo brilhante. A personagem podia ter sido mais explorada mas se calhar em vez de termos 3 horas de filme passávamos a ter 4.

Marion Cotillard absolutamente fantástica para concluir.

Finalizando, e repetindo, Christian Bale sai desta triologia com o ego em altas, com um Óscar pelo meio, os bolsos cheios e afirmando-se a par de Leonardo DiCaprio e de Daniel Day Lewis como os próximos Actores de TOPO da história do cinema.

E quando falo de um nível de topo falo de um nível que poucos atingiram. De Niro, Pacino, Nicholson, Marlon Brando, Denzel e Hanks são na minha opinião os grandes nomes da história do cinema estando mesmo acima de nomes como Freeman, Hopkins ou Connery.

… é aqui que eu não concordo, propriamente dito. :mrgreen: :great:

É a melhor prestação de Christian Bale? Não, aliás, está a léguas de distância das suas brilhantes performances em The Fighter (2010) - o peso que ele ganhou, perdeu e voltou a adquirir é de loucos - The Machinist (2004), American Psycho (2000), 3:10 to Yuma (2007) e até mesmo em The Prestige (2006) me parece que se pode equiparar à sua prestação na trilogia Batman. Bale já cá anda há uma boa dezena de anos - a fascinar qualquer adepto de cinema - e por muito que o seu contributo na trilogia de Nolan tenha sido notável, não acho sequer que tenha superado Oldman, ou Heath Leager (?), ou Tom Hardy. A minha visão de Batman na pele de Bale é uma sensação de “job done” sem excentricidade, sem over the top perfomances, sem uma superioridade adquirida - basta ver a profundidade das personagens que se percebe que Nolan não queria concentrar a película em Bale - deixando a sensação de que nada do que este homem faz na sétima arte, é mal feito. E como se diz em Esposende - tive lá uns dias - merecem todos um grande “biba”. :twisted: :lol:

Bom filme, mas sem chegar aos calcanhares do The Dark Knight.

A voz de Bane é para mim uma falha, não conseguiram aperfeiçoar o melhor tom / efeito na pós-produção.

The Dark Knight continua a ser a melhor adaptação BD, logo seguido dos Watchmen do Snyder.

E o Man of Steel… juntando Snyder a Nolan… vai ainda superar todos, creio eu.

Não esperava nada diferente, sinceramente. Os dois primeiros filmes já foram fantásticos, principalmente o segundo, e o terceiro, que fica somente um bocadinho atrás do segundo, fascinou-me, surpreendeu-me, mesmo sabendo antecipadamente que me seria apresentado um filme muito bom.

Este filme ficará na história como aqueles em que toda as variáveis da obra são de imensa qualidade: o enredo, a representação, os diálogos (só os da Catwoman são um pouco comuns), a banda sonora.

E a qualidade da representação do Tom Hardy no papel de Bane (menos musculado, no entanto mais inteligente, que o das comics)? Fascinante! Para mim, o melhor vilão dos três filmes, melhor que o Joker e muito melhor que o Ra’s al Ghul (que valeu sempre mais pelas intenções do que pela personagem em si).

Eu sou um Batman fanático. Sou-o desde miúdo: comics, os filmes todos, os bonecos, livros, etc. Conhecendo já a personagem Bane, pressenti que a história dele não seria aquela que foi dada a perceber até o momento em que a Miranda confessa ser a filha do mercenário (Ra’s al Ghul). Uma boa surpresa, mesmo assim.

Gostei de tudo, sinceramente, e só identifiquei um ou dois pontos menos positivos, mas aspectos que passariam negligenciados por 99% das pessoas. Por exemplo, não pensei que fossemos ver o Bruce Wayne e a Selina juntos. Pensei que o filme acabaria logo após o sorriso do Alfred, deixando ao critério de cada um aquilo que ele poderá ter visto, mas, se tivermos em conta o último diálogo entre o Lucius Fox e os técnicos que estavam a analisar o armamento do Batman, ficou confirmado que o Batman não morreu na detonação da bomba.

Ao contrário do que senti quando vi os filmes em que o Robin participou, serei dos primeiros a comprar um bilhete para um possível filme Robin. Gostei bastante do actor que fez o papel. O Nolan certamente sabe fechar um filme: acabou, pelo menos por vários e vários anos, com a possibilidade de o Batman regressar, ao mesmo tempo selando a personagem Bruce Wayne, e abriu, e de que maneira, o caminho para uma saga Robin.

Fucking loved it!

http://ipsilon.publico.pt/cinema/filme.aspx?id=306451

Gostava de saber quem paga a um gajo para dizer lixo deste ^-^ ^-^ ^-^

O trailer, embora bastante limitado em conteúdo, permitiu, mesmo assim, perceber que vem aí um filme muito bom. O actor que vai fazer de Kent, o tal miúdo que eu vi pela primeira vez no filme O Conde de Monte Cristo, e que eu desde aí manifestei curiosidade em perceber o porquê de nunca mais o ter visto em qualquer outro filme, foi uma escolha muito acertada.

Ao contrário de ti, eu gostei dos efeitos utilizados na voz do Bane. Estava curioso em perceber como seria a voz dele, mas o efeito surpreendeu-me e considero que é apenas mais um dos pontos positivos daquele que foi para mim o melhor vilão dos três filmes, que, diga-se, se resumia a escolher entre o Bane e o Joker. Por acaso, a voz do Bane no cinema soou diferente daquela que ouvi nos trailers. A do cinema soou-me mais informatizada, por assim dizer, com mais efeitos, mas adorei.

Estou desapontado pelo filme The Dark Knight não ter superado a barreira dos mil milhões de dólares de bilheteira. Merecia. 500 e tal milhões de dólares, numa valorização pouco acima dos 100%, é um valor fraco para um filme tão bom quanto este, melhor ainda entendendo que se trata de uma trilogia que durou quase 10 anos a conhecer o seu último capítulo. A qualidade ao longo dos três filmes permaneceu sempre elevada, o que é de louvar.

E não ficarei surpreendido se o Robin desempenhar o papel de Batman, e não de Robin. A alguns esta minha opinião poderá parecer bizarra, mas não é.

Já agora, eu não tenho a opinião de que o Bale tenha sido superior ao Michael Keaton, o original. São eras de cinema totalmente opostas. O guião disponibilizado a um Bale é imensamente mais profundo psicologicamente, dada a trilogia iniciar-se ainda antes da formação do Batman, o que pode criar em alguns a ideia de que o Bale é “mais” Batman que o Keaton - Bale foi muito mais Bruce Wayne do que Keaton, por exemplo, logo aí sendo possível presenciar o conflito entre as duas personalidades. Michael Keaton não foi um Batman normal, acima da média, bom, foi um Batman muito bom. O Tim Burton fez o que qualquer outro bom realizador da época faria com o filme. Ninguém estaria à espera de ir ao cinema, ainda no fim dos anos 80, e ver um filme Batman que fugisse àquilo que é desejado de um filme de um super-herói. São conjunturas opostas. E nem era sequer muita a ansiedade em torno dos primeiros filmes do Batman. A série só deu o verdadeiro salto mediático na altura em que os originais dos dois primeiros filmes saíram. Val Kilmer e George Clooney: patéticos.

Os dois primeiros filmes tratam a luta clássica entre o bom e o mal. Os três últimos são mais profundos do que a mera batalha entre o bem e o mal. Explora as razões do mal. Gotham City, enquanto meio social, tem pouca ou nenhuma atenção nos filmes de Burton, no entanto, assume um papel importante, em qualquer um dos três filmes, na trilogia de Nolan.

Como fã inabalável do Batman, eu gostei de todos os filmes, mas é óbvio que fiquei desgostoso quando foi introduzida na história, e mal, o Robin e, ainda pior, a Batgirl, mas vi os filmes com um enorme sorriso no rosto - sim, os filmes de aqui falo foram “fracos”, com Wayne’s deslocados e enredos básicos. Mas seria capaz de os ver novamente, porque sou um fã.

Agora, para um fã como eu, cuja infância teve como companhia tudo aquilo relacionado com o Batman, é um sonho poder combinar qualidade do filme e o super-herói de que mais gosto. O que aconteceu nos dois primeiros filmes e nos últimos três.

Esse Luís Miguel Oliveira vive num deserto de ideias gritante.

Concordo contigo Chev, Nolan fecha a personagem Batman por uns bons tempos mas discordo que Robin possa ter futuro. Robin, na minha opinião, está intrinsicamente ligado a Batman. Sozinho será um desastre! Um flop dos grandes. É a minha opinião apenas.

Mesmo. Aquilo é opinião de quem:

1. estava a ver o filme cheio de sono e decidiu começar a dormir 5min antes dele começar
  2. é um hater
  3. odeia todo o tipo de sucessos comerciais

Até eu, que não sei escrever crónicas, conseguia escrever uma coisa melhorzinha que aquilo. É que o gajo não diz nada de jeito :expressionless:

Esse Luis Miguel Oliveira é o junglebvs do Batman/Nolan. :mrgreen:

As opiniões variam, e se há os que gostaram é sinal que o filme não falhe propriamente por aí.

Eu não gostei da voz de Bane simplesmente porque se nota bastante a “dobragem”. Seria de esperar que o resultado da voz gravada pelos microfones in location das filmagens fosse uma porcaria por causa da máscara que o Hardy usa, mas as regravações da pós-produção chegou a um resultado final em que a voz para mim parece não ocupar o mesmo “espaço fisico” do actor. Não é só o tom final escolhido, mas o soar sempre da mesma maneira, seja dentro de um avião ou na rua, com um saco na cabeça ou a lutar, enfim…

A interpretação do Hardy está muito boa, mas para mim a do Ledger como Joker ultrapassa-o claramente. Ledger se calhar beneficia de um personagem que é “só” a personificação do Caos, mas oferece ainda algo mais para além disso. Não é por acaso que recebeu reconhecimento das Academias e isso, foi uma transformação quase psiquica para o actor que se torna visivel no filme.

Já agora, acho que a visão do Wayne + Selina no fim, é dúbio. Parece-me mais um wishful thinking do Alfred que outra coisa, talvez um “final feliz” para agradar a parte do público.

E não acho que vá haver filmes do Robin, pelo menos com Nolan no leme. Pareceu-me apenas um final na onda do “e Gotham continuará com o seu herói vigilante”.

Ahm…porque é que dizes isso?

Porque num conjunto de filmes que, apesar de ser adaptações de BD - e onde até mesmo aí os heróis “morrem”, como foi o caso de Bruce Wayne na Final Crisis - foram doseados com muito realismo, essa suposta fuga miraculosa de uma explosão atómica de uma aeronave que não suportava piloto automático… é a hipótese que menos se ajusta. Não vejo Nolan a ceder aí. E se se atentar bem, Bruce Wayne quer a Alfred quer à Catwoman vai preparando terreno para esse derradeiro sacrificio.

Para mim Bruce Wayne morreu mesmo, o Alfred (que de certa forma é a perspectiva do público na história) preferiu imaginar / idealizar que o seu protegido sobreviveu e está a viver “feliz para sempre” com a fugitiva-desaparecida Selina Kyle, e Robin toma o seu lugar.

No final do filme, o Mr. Fox tenta arranjar o piloto automático e os mecânicos dizem que já estava a funcionar há uns meses. Logo, quando a bomba explodiu, a nave já tinha piloto automático.

:arrow: :great: