(Eu percebo muito pouco de Cinema, e sei disso porque conheço quem perceba muito. Por isso desculpem-me se entre o que escrever aqui estão baboseiras e coisas estúpidas que as posso dizer sem saber disso. Não obstante, eu escreverei isto como espectador e não como pseudo-crítico de cinema ou “entendido” ou coisas do género)
Percebo quem não goste de The Dark Knight Rises. Mas eu achei o filme muito bem conseguido. Mas muito bem conseguido por Christopher Nolan. Nolan não arriscou e não revolucionou o formato de filme de super-herói aqui. Que o podia ter feito? Tenho poucas dúvidas. Mas não, Nolan abriu o livro e meteu a maioria dos clichés de filmes de super-heróis neste - o herói mascarado (Batman), a personagem que parece ser heroína mas depois num habitual twist se torna vilã (Miranda), a heroína que aparece para salvar o vilão mesmo quando se mostra racional (Selina), o vilão sem identidade (Bane), o herói que parece morto mas aparece vivo, etc etc - mas manietou-os de maneira a dar personalidade às personagens, de maneira a que TDKR não seja só mais um filme de super-heróis, porque ao contrário de em The Dark Knight, o filme passa-se de uma maneira quase previsível, mas que acaba por prender o espectador e fazê-lo esperar e divagar. E como? Para além disso tudo, Nolan meteu o mundo real pelo meio. Gotham não é uma cidade perfeita que começa por ser destruída. Gotham tem ricos e pobres, sofre com a crise económica e tem pessoas com mais diversas opiniões e ideais, até a batalha Wayne e Bane têm uma vertente política bem integrada nos tempos modernos.
Nenhuma personagem neste filme, como na vida real diga-se, é 100% boa ou 100% má. Bane tem boas intenções, Miranda tem boas intenções, Selina é uma criminosa, etc etc. Um Batman típico nunca despediria Albert, mas este decidiu fazê-lo porque se sentiu traído. Um Batman típico nunca se envolveria com uma ladra de jóias e uma ladra de jóias típica nunca ajudaria Batman. Mas estes não são heróis típicos. São heróis moldados por Nolan para serem racionais e emocionais. Para serem no fundo quase reais. E para mim esse é o charme do filme. Bruce Wayne é uma pessoa como as outras, dentro e fora do fato, Selina igualmente, Bane igualmente, Miranda igualmente. E ainda há Robin.
Enfim, como já disse compreendo quem não goste deste filme, mas duvido que mesmo esses que não gostaram não tenham no fundo, no fundo, aplaudido Nolan por ter cojones para fazê-lo assim. Christopher Nolan é um tipo inteligente e é para mim dos melhores realizadores contemporâneos. Memento é uma inovação, Inception (ainda não vi, lamentavelmente) é uma inovação, The Dark Knight Rises também. Nolan é um criador, ponto.
Finalmente, Anne Hathaway magnífica de todas as formas possíveis, Hardy um excelente vilão e Bale com umaoutra atuação brilhante. O filme também é deles.