Dar um tempo

Já há algum tempo que não participo regularmente neste espaço e há muito mais que não abro um tópico, mas hoje é o dia.

Já alguns o fizeram e com mais qualidade, mas também queria deixar aqui o meu desabafo. Escrever, debater e falar é um bálsamo para a dor que me (nos) vai na alma.

No Sporting há demasiados anos que falta cultura de vitória, cultura de trabalho e cultura de responsabilização.
Pensei que se tinha “batido no fundo” com a presidência do JEB. Puro engano. Continuamos em queda livre.
Apesar de não ter apoiado GL, nunca me passou pela cabeça que poderíamos vir a passar por uma situação tão miserável, quer na vertente desportiva quer no associativismo e no fervor sportinguista, com a agravante de não se perspectivar qualquer sinal de melhoria.

Os últimos presidentes do Sporting têm sido “escolhidos” por uma troika invisível que há mais de uma década decide o futuro do Sporting. Acontece que, com o passar dos anos, a qualidade dos mesmos tem vindo a decair de uma forma radical, sendo GL o expoente máximo dessa falta de qualidade.
GL não tem uma única característica daquilo que entendo ser obrigatório num Presidente do Sporting:

[ul][li]Cultura Sportinguista[/li]
[li]liderança[/li]
[li]conhecimentos de futebol[/li]
[li]carisma[/li]
[li]honestidade[/li][/ul]

Além de não ter nenhuma destas qualidades rodeou-se de gente incapaz (o famoso “saco de gatos”) e com outra agenda. Ganhou as eleições, mas perde o Sporting.

Chegado a este ponto, deve ter a hombridade de reconhecer que lhe falta muito mais que um danoninho para ser Presidente do Sporting Clube de Portugal.
Só lhe resta a opção de pedir a demissão e marcar eleições para breve. Como dizia o JEB, é preciso carta de pesados para o Sporting. Infelizmente para todos nós, quer JEB, quer GL ainda só estão nas lições de código da estrada.
Há que dar a vez e a voz a novas pessoas e novas ideias.

A torrente de más decisões tem sido devastadora, mas os dirigentes continuam a assobiar para o ar. Apela-se à união por dá cá aquela palha e responsabilizam-se aqueles que criticam a direcção – como é possível não o fazer? – pelo mau momento do clube. Eles administram (mal), mas a culpa dos insucessos é dos outros.

E os sócios? Todos sofremos, mas diverge-se na solução para sair do buracão.
O argumento que mais me enerva é quando dizem que não há alternativas. Como assim?? Num universo de 3 milhões de Sportinguistas não se arranja gente com capacidade para gerir o clube? Claro que há! E muitos!

Ainda estão anestesiados por estes “gestores de topo” com duas consoantes no apelido.
Só acordarão quando forem goleados em casa pelos lamps.

Da mesma forma que nalgumas relações se costuma “dar um tempo” para efectuar uma retrospectiva, para pensar na vida, acho que chegou o momento de fazer o mesmo relativamente ao Sporting.
Vou-me afastar um pouco – o último jogo que vi do Sporting foi o da vitória sobre o braga – descansar a cabeça, dar paz ao coração, porque tudo isto faz mal à saúde. A mim e a quem me rodeia, já que, a minha “azia” também os afecta.

Inclusivamente, já informei o meu filho que, enquanto esta direcção lá estiver, iremos arranjar outras actividades que substitua a ida à bola, que já a fazemos juntos há 7 anos. Obviamente vai custar, mas está a ser insuportável.

Também deixarei de pagar quotas até que esta gente esteja à frente do clube. Colocarei de parte esse dinheiro e regularizarei a situação na véspera de eleições.

Compreendo o sentimento, mas da minha parte, se te puder pedir alguma coisa, só te peço que não desistas de ser sócio, fazemos todos falta para ajudar o clube a sair deste estado!

Faz isso que dizes, se deixares de pagar quotas coloca o dinheiro de lado para que possas votar numas eleições regularizando as quotas na altura.

Compreendo prefeitamente

SL

Caro zeze,

Como eu te compreendo. É cada vez mais insuportável ver um jogo da equipa profissional (?) de futebol do Sporting.

Até quando?

Desistir de sócio, não! Já o sou há 28 anos e os meus filhos são-no desde que nasceram.

Não seria um qualquer roquetteiro que me levaria a isso. É apenas uma pausa e o dinheiro será guardado mensalmente para que depois não custe tanto o pagamento.

Com sorte,o gnomo cai brevemente :wink:

Um abraço grande Leao :great:

SL

Eh Lá! O momento é mesmo grave e solene!

Abraço Ricardo!

Ricardo,
a tua pergunta “até quando?” é o que mais me preocupa. Além de agarrados ao poder, acho que não têm consciência do mal que estão a fazer. Não têm a noção que o tempo deles acabou.

A recuperação após este descalabro vai ser dolorosa.

Nenhum Sportinguista que sinta de facto o dito sentimento consegue perceber o que se está a passar, principalmente quando os problemas estão bem identificados. Continuam alguns a suportar este presidente, este modelo de gestão, esta forma nojenta de viver e representar o Sporting Clube de Portugal - fraco, escondido, incapaz de se defender, fragmentário.

Mas, zeze, o Sporting precisa dos seus sócios agora. Um possível momento de mudança (mais um) adivinha-se e seremos chamados novamente a votar (poderá não ser nos próximos meses). Bem sei que a nossa atitude antes de um jogo do Sporting é semelhante à de um adepto de um clube que simplesmente sabe que o seu clube não é favorito, pelo que pode ser que ganhe, pode ser que empate. Custa porque nós somos do Sporting, e o Sporting, mesmo em condições complicadas, deveria sempre ser favorito.

O momento é tão mau, que no Sporting, depois de estes tipos serem expulsos e todo o mau trabalho aparecer, restarão os verdadeiros adeptos.

É preciso continuar perto do nosso clube mas longe do “presidente”. Saber que o Godinho não é o Sporting Clube de Portugal. Saber separar o clube dos tipos que por lá andam a viver bem e a roubar a instituição - com a permissão - o que mais dói - de sócios do SCP.

:great:

Realmente o clube deixa-nos nesse estado, mas por favor não deixes de ser sócio se tiveres possibilidades de o ser, pois todos irão ser necessários para expulsar a croquetada de vez.