Dúvida IRS 2021

Boas tardes.

Em Abril arranca IRS. Tenho uma declaração dos juros dos certificados de aforro tenho nos correios. Eu nunca meti, visto não ser obrigado. Mas disseram me que a partir de certos valores compensava juntar ao IRS. Se não me engano tive rendimentos pouco mais de 25€ em 2020.

Acham é boa ideia juntar?

Depende… do total de rendimentos, taxas, etc…

Só valeria a pena se o valor da retenção na fonte fosse relevante, com 25€ de rendimento não deverá ser o caso, mas podes sempre simular quando fizeres o IRS.

Acho que retenção foi 7€ e tal…

Isso é muito fácil de perceber.
No pagamento de juros, é feita retenção na fonte de IRS à taxa liberatória de 28%.

Se na entrega da tua declaração de IRS a taxa aplicada for superior a 28 % (28,5 ou superior, então não compensa o englobamento, porque o valor dos juros deixa de ser tributado a 28%, para passar a ser à taxa aplicada.

Se a taxa aplicada for inferior, então compensa o englobamento, porque deixa de ser tributado a 28% para passar a ser por uma taxa mais baixa e logicamente vais recuperar o diferencial.

3 Curtiram

@MJAM Não há um patamar, se tiver rendimentos abaixo de 10 mil euros, a taxa é inferior aos 28%?

Eu trabalho a recibos e ganho abaixo desse patamar por ano.

Estás a recibos verdes? Se sim, nem todo o valor dos recibos é rendimento coletável, depende da atividade em que estiveres coletado.

Em principio o rendimento coletável será de 75% do valor faturado (emites 10 mil euros de recibos, o rendimento coletável é de 7 500 euros).

O primeiro escalão de IRS em 2020 é até 7.112 € e nesse caso a taxa é de 14,5%.

O 2º escalão é de 7.112 até 10.732 € e a taxa nesse é de 23%.

Para um rendimento coletável superior a 10.732 € a taxa já é superior a 28%, não compensa o englobamento.

Portanto se estás integrado no 1º ou 2º escalão compensa englobar, caso contrário não.

Outro pormenor que tens que ponderar é se tens mais IRS retido na fonte, porque se não tens e nesse produto financeiro o valor do IRS retido é inferior a 10 € não recebes nada, porque o mínimo para a AT processar reembolsos de IRS é de 10 €.

Estou como outros prestadores… sim, estou abaixo dos 7 mil por ano… hum, portanto sendo assim não compensa, sendo retenção abaixo dos 10€… não estou a cobrar IVA nem IRS…

1 Curtiu

Eu se fosse a ti incluía a mesma…

Se não tens mais nenhuma retenção e esta é inferior a 10 €, não ganhas nada em englobar, mas podes faze-lo.