Já todos vocês devem ter ouvido falar numa casa de informática que se chama CHIP7. São conhecidos por venderem computadores com “garantia vitalícia”. Esta garantia resume-se a que durante o período de vida do PC vendido pela casa, o cliente não terá de suportar a troca de um qualquer componente que se avarie (disco, memória, processador, etc.), ficando esse encargo por conta da CHIP7. Aparentemente interessante, mas será mesmo assim?
A história que eu tenho para vos contar é extremamente simples:
Eu estou a dar assistência técnica a um familiar meu que tinha um computador comprado nessa loja e que já de há alguns dias a esta parte, vinha mostrando sinais de se encontrar “doente”, pois desligava-se ao fim de 10-15 segundos após ter sido ligado. Quando fui ver o que se passava, ao ligar o PC, começam a sair faíscas das traseiras da fonte de alimentação e decidimos logo levá-lo à CHIP7, por causa da tal garantia vitalícia. Entretanto, quis o bom senso que eu colocasse um “post-it” amarelo no PC a explicar o que se tinha passado e a pedir cuidado para não ligarem o cabo de alimentação do PC sem desligarem as várias ligações internas aos componentes, não fossem eles estourarem todos devido à evidência de curto-circuito na fonte de alimentação.
Três dias mais tarde, telefonam-me a informar que a esmagadora maioria dos componentes do PC estavam queimados e que devido a um “pico de corrente”, vários componentes tinham sido danificados, logo, a garantia não cobria essa situação.
Para mim, estes indivíduos não são honestos nem utilizam lisura de processo no trato com os clientes, porque afinal chegamos à conclusão que a tal garantia vitalícia não é uma segurança para o cliente, mas sim um chamariz para atraír esses mesmos clientes. Não houve nem nunca poderia haver um pico de corrente da rede, porque como eu tinha deixado bem explícito no “post-it” colado ao PC, a fonte alimentação soltava faíscas quando eu ligava o cabo de corrente. Se houve um “pico de corrente”, ele só pode ter sido provocado pelo curto-circuito da fonte. O problema aqui é só um: se a CHIP7 se responsabilizasse pela avaria (curto-circuito) da fonte de alimentação, teria do mesmo modo que se responsabilizar por todos os outros componentes que foram danificados. Ou seja, se houver lugar à substituição de um componentezeco, não há qualquer problema; se for necessário substituir vários, dá-se a desculpa do tal “pico de corrente” e assim evita-se o accionamento da tal… “garantia vitalícia”. Para mim, estes indivíduos deixaram de existir.
É assim em Portugal… :evil: