Também comparar o que é o CR ao Rui Costa ou ao Guedes?!
Eh pá, o Guedes então é para rir.
Também comparar o que é o CR ao Rui Costa ou ao Guedes?!
Eh pá, o Guedes então é para rir.
Países desenvolvidos do mundo?! Espero que estejas a falar de futebol. Ter dinheiro é muito diferente de desenvolvimento, para além que isto não é PIB per capita é outra coisa bem diferente, ai estão a anos luz do topo, na últimas estimativas estavam inclusivé abaixo de Portugal.
No entanto mesmo aqui não irá acontecer, eles não têm base de recrutamento, aqui os jovens querem todos ser jogadores de futebol, jogam todos à bola, na escola, em clubes e sabemos as condições que existem fora dos 3 grandes… Lá não, é um problema arranjar quem queria entrar nesse mundo do futebol, um gajo comum lá não está para fazer vida disto. Sei de profissionais que estão lá (há muito português lá no mundo do futebol em vários escalões), e não daqueles mediáticos dos grandes clubes e contam mesmo este problema. Eles não vão conseguir manter uma liga apenas a contratar jogadores mediáticos que ainda para mais acabam a carreira ali passado uns 2/3 anos, assim vai ser sempre a meter dinheiro e desenvolvimento das bases zero.
Um dos países mais desenvolvidos do mundo governado por um conjunto de plutocratas fundamentalistas islâmicos? Num país com um dos regimes teocráticos mais opressores do mundo (em nada fica a dever ao Irão)? Um dos países que mais executam pessoas no mundo, muitas delas recorrendo à decapitação aos dias de hoje? Um dos países que pior trata os imigrantes? Só se for para rir!!!
Tu estiveste lá e viste o que te deixaram ver. Se fosses à Coreia do Norte se calhar vinhas de lá a dizer maravilhas daquilo também.
Tivesse no outro Manchester e andava a lutar nos melhores do mundo. Agora foi-se meter naquela m… Não percebo como não tenta fugir dali, deve ser um sonho de criança ou assim, ser capitão, daquele clube, que agora é só nome.
Estragaste tudo com o último parágrafo.
Se ainda não leste, lê. E foi escrito por um esquerdista convicto, que até já lá voltou mais duas vezes.
Dependerá dos adeptos, o Bruno foi do melhor que já vi com a verde e branca vestida.
na tua humilde opiniao, obviamente
obviamente que em termos de qualidade futebolística nao ha assim tantos com mais, mas ao rescindir ficará para sempre fora da galeria dos imortais, imo
Sim já li.
Mas acho que não entendeste o meu último parágrafo.
Acho que qualquer pessoa sem palas e minimamente inteligente percebe que neste tipo de condições, muito do que vêm é uma versão adulterada e floreada da realidade condicionada pelo que as autoridades permitem e não permitem que se veja.
Nesse livro o José Luis Peixoto dá o retrato nu e cru do que viu, mesmo que o que tenha visto tenha sido o que deixaram ver. Como é um gajo inteligente e perspicaz percebeu que tudo ou quase tudo era encenado e que havia toda uma realidade paralela que não era contada. Aliás esse é o fascínio dele. Aliás o fascínio de qualquer pessoa que goste de viajar e conhecer os países pelo que são e não pelo que vendem para turista ver.
O facto de ele ser de esquerda, como eu, nada diz acerca do diagnóstico que traça do regime norte-coreano. Qualquer gajo de esquerda sério, sabe bem que é um regime de lunáticos que aliás, nada tem sequer a ver com a maioria do ideais de esquerda. Mais se assemelha a uma monarquia absolutista com as piores características do totalitarismo estalinista. Nesse aspeto pouco difere até da Arábia Saudita, tão idolatrada por tanta gente no ocidente. A única diferença é que os Sauds sempre tiveram os bolsos escancarados aos dólares ao contrário do Juche e da sua doutrina do orgulhosamente sós.
O que eles querem ser daqui a 30 anos já se sabe. Mas não vão conseguir, não têm é capacidade para tal. São um país que não produz nada a não ser gás e petróleo, e assim continuará a ser. Não é por falta de vontade ou dinheiro, mas sim porque não tomam as decisões certas.
O único sector em que apostam realmente é no turismo, querem ser uma espécie de Disneyland dos ricos. O que não é má ideia, mas depois esbanjam dinheiro em construções e projetos megalómanos tipo as ilhas mundiais, o cubo, a lua, a cidade em linha reta. Muito dinheiro, pouca cabeça. Normal nas ditaduras. Faraó que se preze gosta sempre da sua “pirâmide”. Mesmo que consigam acabar um desses projetos, terá encanto daqui a 30 anos? Duvido.
Ríad terá o dobro da população em 2030? Já essa não duvido.
É normal que a malta do “campo” vá migrando para a cidade especialmente para a capital, e no caso ali do médio oriente, migração de trabalhadores que não têm onde cair mortos no país deles. Nem precisas de ir muito longe, foi o que aconteceu em Portugal, com a malta do campo a vir para a cidade Lisboa ou Porto.
Isso demonstra crescimento, mas não nos termos que eles ambicionam. A única coisa que eles fazem por lá é construir monos de betão e ferro no meio do deserto.
Já contei aqui que São Petersburgo é das cidades mais bonitas para se passear e tive a sorte de o fazer várias vezes.
Desde que fiques pelo “circuito turístico”. Sais dele e é todo um outro mundo (e mesmo dentro dele, de vez em quando, apanhas uma latrina). Lembro-me uma vez que saí mesmo ás 5h da manhã já estava um sol descomunal, para ir explorar a cidade por minha conta. Até hoje nem sei como ainda tenho dois rins.
A Arábia Saudita e toda aquela comandita da zona é igual. A China também, muito progresso… mas se fores aquelas zonas montanhosas, tens malta a viver em cavernas. E diz quem sabe, que o crescimento desses “acabou” e não conseguiram dar o salto. Sobra a Índia, mas esses também têm as “castas” e os putos lá nas aldeias a minar mica para maquilhagem francesa.
Os únicos petro-estados que vingaram na vida foram os Estados Unidos (que já era grande, antes de se tornar num) e a Noruega.
@SliSliSlimani, quando um rato como esses rescinde por causa de suores frios, de maior não tem nada.
Eu gosto de viajar assim… não me ficar pelos circuitos turisticos. O ano passado em Marrocos alugamos um carro em Marrakech e atravessamos os Atlas até ao Deserto, e depois para sul até Agadir.
A maior parte da malta vai ao deserto, a Merzougha visitar a duna de Erg Chebbi, ou até a meio caminho a Ait Ben Haddou, Ourzazate ou às Gargantas do Todra por exemplo, mas em excursões de 1 dia ou 2, ou com guias… vão estão, tiram fotos e bazam. Nós fomos em road trip, dormimos junto às gargantas em Tinghir (um oasis digamos) e continuamos caminho. Dormimos na duna de Erg Chebbi e depois fizemos uma viagem de 8 horas para Agadir por uma das regiões mais desérticas de que me lembro entre o Atlas e o Anti-Atlas, paisagens de perder de vista cheias de arvores de argão, camelos e aldeolas de taipa.
A experiência marcou-me porque em certos locais parecia que estava a passar no Iraque, sentia a tensão de sermos os forasteiros ali e de sermos o centro das atenções. Tivemos direito ao habitual suborno policial, com a minha namorada ao volante, o que foi um “trauma” para ela. Mas no meio disto tudo, o que me ficou foram as pessoas que encontrámos e com quem convivemos que foram impecáveis, muito amáveis e prestáveis, muito hospitaleiros. Desde o gajo que nos recebeu no riad na medina de Marrakech, ao gajo super simpático da pensão em Tinghir cujo pequeno almoço era brutal, ao senhor em Ait Ben-Haddou a quem comprámos uma pintura e que no regresso nos ofereceu uma mão de fátima em metal sem pedir nada em troca, aos gajos que nos receberam no alojamento da Duna com quem tivemos o prazer de conversar no contexto de uma festa tipicamente marroquina, etc.
Marrocos não é propriamente uma democracia nem o país mais inseguro do mundo (embora seja talvez o mais inseguro que visitei sobretudo se tivermos em conta que fugi dos circuitos e excursões turísticas) mas confesso que senti muitas vezes desconforto. No entanto, quando voltámos, garantidamente foi das melhores experiências de viagem que tive.
Ver-me-ia a fazer o mesmo na Arábia Saudita (a conduzir sozinho e sem guias não sei) mas sempre tendo em mente que provavelmente teria de ter muito mais cuidado com os sítios para onde ia, como interagia com as pessoas, o que fotografava, que comportamento teria com a minha namorada em público (que aliás para ela seria muito pior), etc. Aliás, essa é uma das razões pelas quais pusemos em standby uma viagem ao Irão, que ambos temos muita curiosidade em conhecer - dizem os viajantes que é dos países mais bonitos com as pessoas mais encantadoras - porque os níveis de repressão social e cultural são tão brutais que dificilmente desfrutaríamos (para nem falar na dificuldade de adaptação a essa realidade, mesmo que temporária). O ter de cobrir um dos meus braços tatuados ou as tatuagens nas pernas, ou a minha namorada ter de se cobrir toda, o facto de supostamente não podermos dormir no mesmo quarto de hotel exceto se formos casados, etc… é um no go para já.
Há pessoal que enche a boca para dizer que supostamente não vivemos numa democracia, mas era bom que esse pessoal fosse viver 2 semanas para um destes países para perceber o que é viver com a liberdade condicionada, a todos os níveis, quase ao nível do pensamento mesmo.
Portanto, e voltando ao tema, não acredito que países assim tenham grandes hipóteses de se desenvolver. O desenvolvimento não se suporta apenas no desenvolvimento tecnológico, material, financeiro ou económico. O desenvolvimento social, intelectual, de valores, etc também tem de acompanhar. Não faz sentido um regime que vive ainda na Idade Média em termos de mentalidade e religião, ser depois um farol de desenvolvimento e inovação tecnológica. Não combina, lamento.
PS: adorava visitar São Petersburgo.
Parabéns grande Ronnie!
Parabéns para o melhor jogador português
de sempre!
Melhor jogador de sempre! Imo ![]()
Parabéns CR7, melhor jogador de futebol de todos os tempos!!!

Só atrás do melhor futebolista Português de todos os tempos, o Inzébio(Feat: Rabolhagem)
![]()
Parabéns ao melhor de todos os tempos.
Escreveste mal João neves