quais são os critérios que conheces?
se me contares quais os critérios para o sucesso do fecepe nos últimos anos, serei daqueles que ache que o Sporting poderia ter mais sucesso que o fecepe nos últimos anos.
Dá as voltas que quiseres, chamaste ridículo a uma pessoa que escreveu antes de ti (marquessantos) e sempre que queres contrapor, adicionas uma consideração pessoal. E voltaste a fazê-lo.
Foi o delito de opinião. É algo que cada vez mais se criminaliza, com o aumento da pseudo-tolerância numa sociedade pseudo-não-preconceituosa.
Sou presunçoso por achar que maioria dos futebolistas hoje em dia são narcisistas e ego-maníacos.
Sou presunçoso por achar que este país ataca os próximos e se ajoelha perante aqueles que não querem saber de si para depois levar chapadas e ainda dar a outra face.
Não é por usares uma linguagem mais cuidada que o que dizes deixa de ser mentira. Não chamei ridículo a ninguém, e volto a dizer que se achas que chamei tens graves problemas de interpretação.
E é engraçado, que quem anda com “delitos de opinião” és tu, ou não usarias expressões como “portuguesitos” ou “lampiónico”
“É algo que cada vez mais se criminaliza”, genial. Faz-me lembrar o Manuel Macado.
E sim, sobre ti adicionei uma consideração pessoal. Estou no direito de o fazer, pois já acompanho este fórum há tempo suficiente para conseguir tirar algumas ilações sobre as pessoas.
Eu tenho problemas de interpretação, e tu tens problemas de?
Não estejas a tentar dar a volta. Delito de opinião não é dizer que se anda a bajular ídolos de uma forma deprimente ao nível do que os benfiquistas faziam com o Eusébio, delito de opinião é a pessoa ser punível simplesmente por dizer.
Exacto, o Mário Macado, o alter ego do Mário Machado.
Estás no direito de continuar a discutir o assunto e as implicações sociais, e não de andar a escalpelizar o uso da palavra de cada um que não te agrada.
Bonitas palavras as tuas, as quais eu corroboro.
Cristiano Ronaldo, no entanto, não é só o melhor jogador do mundo porque entende assim ser.
Ele é, de facto, o melhor jogador do mundo na actualidade sobretudo devido ao seu talento.
Depois vem a vontade de, usando o seu talento, se esforçar por ser o melhor todos os dias com muito esforço e sacrifício.
O mundo reconhece-lhe esse esforço ao escrutinar e validar os seus feitos e sucessos, atribuindo-lhe os prêmios que ele merecidamente conquista.
Mas nada disso invalida a necessidade de ele perceber que, mesmo que quisessem tanto como ele, quase ninguém podia ser tão bom como ele.
E isso só deverá, ou deveria, traduzir nele uma determinada comiseração traduzida em maior humildade e reconhecimento dos outros mesmo quando não podemos sempre vencer.
O Cristiano Ronaldo diz, e muito bem, sempre que conquista mais um título ou um prêmio, que nada disso podia ser possível sem o apoio e o esforço de todos o que o envolvem: jogadores, técnicos, dirigentes e até família.
Mas esquece-se de ter uma certa dose de compaixão quando o sucesso não chega.
Vê-se isso constantemente na selecção onde o melhor jogador português de sempre está longe alguma vez de ser o melhor capitão da selecção portuguesa de sempre.
E poderia…
Lá do que se passou por Madrid quando não davam uma para a caixa nos tempos do José e o quanto isso criou mal estar no balneário, muito também promovido pelo ego super ambicioso de Ronaldo, pouco quero saber.
Mas quando se dirige ao Sporting, seja lá de que forma for, isso a mim já me mói se não gostar do que oiço.
Eu sou do Sporting, sim!
Seria incapaz de ferir a alma do meu clube.
Isso não me impede de dentro de muros, e fora dele também, saber que tenho razões para criticar ou para reconhecer alguma inferioridade quando os outros se mostram melhores.
Mas, da mesma forma que não preciso passar a vida a apregoar aos quatro ventos que somos os melhores que há, também não preciso de dar a reconhecer ser menor do que aquilo que deveríamos ser por dar cá aquela palha.
Nas palavras que Ronaldo expressou em relação a Nani, antes demais sabendo-se que ele é seu amigo, deveria estar desde já calado em relação à sua opção.
Não tem nada que insinuar que tem uma opinião própria mas fica só com ele depois de afirmar que Nani no Sporting é um passo atrás.
Não é!
Nani nos últimos dois anos num medíocre Manchester United sistematicamente preterido para o banco é que era um passo muito grande e demasiado atrás.
O facto de Nani optar por numa altura que deveria ser vivida como o auge da sua carreira optar por sair foi um passo decisivamente em frente.
A sua opção por Alvalade em vez de outro lado qualquer tem muito mais de sentimental do que outra coisa qualquer.
Senão, podia ter ido para a Holanda jogar no PSV, para França jogar no Mônaco ou mesmo para Espanha jogar no Valência, só para dar alguns exemplos.
E isso seria um passo exactamente igual ou até pior.
Vir para Alvalade onde se sabe que não existe dinheiro para pagar um jogador destes mas que foi conseguido com o esforço e a dedicação de quem nos dirige deve ser encarado como uma motivação para relançar a sua carreira como praticamente em lado algum do mundo conseguiria ser mais feliz para o fazer.
Mas só se ele entender, não como Ronaldo entendo o futebol, mas como Nani deve ser realmente enquanto jogador de uma equipa que deve vir para o Sporting para ajudar com todo o seu esforço mas sabendo das dificuldades e limitações de um clube que não pode criar uma equipa em redor de Nani para o tornar o melhor do mundo, ajudando sempre mas compreendendo quando as coisas não corram tão bem, isso torná-lo-á um melhor jogador que aquilo que ele foi nos últimos 2 anos e aí talvez também Ronaldo abra os olhos e perceba o seu “passo”.
Ronaldo, o melhor do mundo, não se livra de voltar a equipar numa equipa, tal como há duas épocas atrás, cheio de estrelas ditas fantásticas, que volte a ser um pobre Madrid… bem pior que aquele clube que ele diz que “não é como o Manchester ou o Madrid”.
O Ronaldo as vezes fazia-lhe bem ficar calado: seria um poeta com aquilo que ele sabe fazer em campo mas de bico calado!
Para mim será sempre um dos 5 melhores jogadores de sempre da história do futebol, ainda tenho mais admiração por se ter esforçado tanto para chegar onde chegou.
Um exemplar profissional e o melhor atleta português de todos os tempos.
Gostava que desse um passo, quando estivesse no seu percurso final, e terminasse a sua carreira no clube onde a ilusão de o voltar a ver de verde e branco perdura, mas cada vez acho esse cenário mais distante.
CR7 rules the world !
Admiro o Ronaldo porque é um vencedor é realmente é dos poucos que lá chegou pelo trabalho. Dito isto, acho que foi desagradável e desnecessário nas suas declarações, o que começa a ser um hábito. O Nani deu um passo atrás na liga, e pelos vistos um pouco no salário. De resto não concordo que tenha sido um passo atrás. O ronaldo diz isso apenas e só para justificar as suas próprias ações futuras. Ou seja, nunca ca ha-de por os pés. Nunca tive o Ronaldo como ídolo e assim continuarei. É um grande jogador mas como sportinguista ainda não me provou nada de especial. Também não me desiludiu propriamente mas ainda tem um longo percurso se quiser ser um símbolo do Sporting alguma vez.
Se vocês pensam que a generalidade dos Sportinguistas que admiram o Ronaldo o fazem porque sonham com o seu regresso ou pelo Sportinguismo demonstrado, estão muito enganados.
Aliás, não são só os Sportinguistas ( pelo menos alguns deles ) que admiram o atleta e respeitam tremendamente o seu talento e profissionalismo.
Toda a gente admira o atleta Ronaldo. Ate hoje sempre demonstrou, pelo menos, respeito pelo Sporting. Mas estou com alguns. Nao tem nada que opinar sobre as opções de carreira de um colega de profissao e amigo. Nani estava encostado num Manchester United de rastos, onde o melhor Sporting da epoca passada goleava (sim goleava) o United da epoca passada. Pelos vistos o clube continua nos maus resultados. Nani veio para ser titular, num clube que joga a Champions ao contrario do clube onde estava - para alguns de raciocionio mais lento de realçar o facto de Nani ter vindo por 1 ano e um ano só - e que voltará a Inglaterra quando possivelmente o clube ja estiver nos eixos. Dai as declarações de Ronaldo, nao as vendo como falta de respeito, vejo-as como alguem que anda a falar demais, sem clareza de pensamento quanto à real situação de Nani. Ronaldo, recupera da lesao, joga, marca, vence a bola de ouro, proclama o nome da academia e do clube que te formou, espalha o nome de Portugal, orgulha os portugueses e os Sportinguistas e…cala-te.
Não vejo a necessidade de se estar a dizer mal de Cristiano Ronaldo, tudo bem, o rapaz escusava de ter falado em Nani é de facto uma verdade, mas falou, acontece, louvo sempre o facto de ser até ao momento o que eu apelido de um bom ser humano e acima de tudo não ser hipócrita, quem diz o que pensa a mais não é obrigado, comigo não se deve ter, mas, nem meio mas, ele deu a sua opinião e deve ser respeitado sempre.
De salientar, que não sou daqueles que vive preocupado com o que Cristiano Ronaldo faz ou deixa de fazer, não é jogador do Sporting Clube de Portugal, logo, não me diz nada ou melhor, diz-me tanto como Miguel Veloso, por exemplo, considero boas pessoas tem as suas carreiras por sinal a de Cristiano Ronaldo fabulosa ou não seria considerado o melhor do Mundo e ponto.
Nani de todos os que penso serem grandes jogadores que já passaram no Sporting, é hoje para mim o melhor, só tendo Cristiano Ronaldo á sua frente, mas se tiver que escolher neste momento escolherei Nani, porque ele representa o Sporting.
Cristiano Ronaldo marcou o 71º golo nas taças europeias
O internacional português Cristiano Ronaldo apontouhoje [ontem]o seu 71. golo nas taças europeias de futebol, isolando-se no segundo lugar histórico, a apenas cinco golos do espanhol Raul Gonzalez.
[i]Cristiano Ronaldo, que apontou o terceiro dos cinco golos com que o Real Madrid superou em casa o Basileia (5-1), na primeira jornada do Grupo B, deixou para trás o italiano Filippo Inzaghi, que marcou 70 golos.
Em 2014/15, o “7” dos “merengues” já tinha marcado dois golos, os que permitiram aos atuais campeões europeus bater o Sevilha por 2-0, na Supertaça Europeia, disputada a 12 de agosto, em Cardiff, no País de Gales.
Na história das taças europeias de futebol, iniciada há quase 60 anos, em 1955/56, Cristiano Ronaldo afastou-se também do argentino Lionel Messi, que segue no quinto posto da tabela e só joga na quarta-feira.
O futebolista do FC Barcelona, que disputou menos 22 jogos europeus do que o “capitão” da seleção lusa (89 contra 111), conta 68 golos e ainda está atrás de do alemão Gerd Mller, quarto da tabela, com 69.
No que respeita em exclusivo à prova “rainha”, Cristiano Ronaldo reforçou o segundo posto, somando agora 69 golos, a escassos dois do líder Raul e com mais dois do que Messi, terceiro. Em relação à Liga dos Campeões, prova criada em 1992/93 e que não contabiliza os tentos em pré-eliminatórias, o avançado luso “perde” um tento, ostentando 68, mais um do que Messi, que mantém a contabilidade, tal como Raul.
Cristiano Ronaldo começou a sua carreira europeia no SPORTING, pelo qual cumpriu três jogos em 2002/03, mas só se estreou a marcar pelo Manchester United, na terceira das seis épocas em que representou os “red devils”.
Após ter ficado em “branco” em 2003/04 (cinco jogos) e 2004/05 (oito), marcou pela primeira vez em 2005/2006: a 09 de agosto de 2005, em Old Trafford, “faturou” face aos húngaros do Debreceni (3-0), na terceira pré-eliminatória.
O seu primeiro golo válido para as contas da “Champions” aconteceu apenas em 2006/2007, quando “bisou” na receção à AS Roma, numa histórica goleada por 7-1, na segunda mão dos quartos de final, a 10 de abril de 2007.
Na época seguinte, marcou, finalmente, na fase de grupos e, curiosamente, face ao “seu” SPORTING, em Alvalade, num tento que valeu ao Manchester United um triunfo por 1-0, a 19 de setembro de 2007.
Cristiano Ronaldo acabou como o melhor marcador da edição 2007/08, com oito tentos, incluindo um na final, com o Chelsea, que os “red devils” venceram no desempate por grandes penalidades (6-5), depois de 1-1 nos 120 minutos.
Na época de despedida do Manchester United (2008/09), marcou mais quatro golos, terminando a sua trajetória europeia no clube inglês com 16 tentos, em 55 jogos. A sua veia goleadora “nasceu” apenas no Real Madrid, pelo qual apresenta a espantosa média de mais do que um golo por jogo: 54 golos em 52 jogos europeus pelos madrilenos, ao serviço dos quais está a cumprir a sexta temporada.
O jogador luso marcou sete golos na época de estreia (2009/10), seis na segunda (2010/11), 10 na terceira (2011/12), 12 na quarta (2012/13) e um “enorme” recorde de 17 na temporada transata, rumo ao seu segundo título europeu.
Nas duas últimas épocas, Cristiano Ronaldo foi o melhor marcador da prova - depois de quatro “títulos” consecutivos de Lionel Messi -, repetindo o “cetro” de 2007/08. [/i]
Como as coisas mudam…
Há uns anos, eu próprio considerava Messi o melhor.
Depois começou a parecer-me que a coisa estava a ficar equilibrada.
Há 1 ou 2 anos comecei a achar que o Ronaldo passou a ser mesmo o melhor.
E agora já acho que deixou de fazer sentido sequer a comparação.
O Ronaldo é o melhor do mundo!
Jogador tremendo em tudo…
…E não para de marcar golos!