6ª Jornada do campeonato nacional de Juvenis (Sub-17)
Benfica VS Sporting
Resultado Final: 0-2
Localização: Campo dos Pupilos do Exército
Data: Domingo, 30 de Setembro às 11:00.
Substituições:
61 min. Saiu Januário Jesus e entrou Luís Oliveira
68 min. Saiu Zahavi e entrou Luís Carlos
72 min. saiu Henrique Gomes e entrou Diogo Ribeiro.
Sporting:
Ruben Luís, Carlos André, Nuno Reis (sub-cap.), Ricardo Alves, Mário Rui, Luís Almeida, Alexander Zahavi, William Carvalho, Henrique Gomes, Cedric Soares (Capitão), Januário Jesus.
Suplentes:
João Figueiredo, Filipe Paiva, Luís Carlos,Luis Oliveira, Pedro Rodrigues, Peter Caraballo, Diogo Ribeiro.
Mister: Luís Dias.
Benfica:
Tiago Ribeiro, Ricardo Real, André Campos(Capitão), Ricardo Semedo, Mamadou Djaló, Abdel Vieira, Lassana Camará, Artur Lourenço, Toumany Sambú, Nelson Oliveira (sub-cap.).
Suplentes:
Fábio Reis, Pedro Ferreira, Roderick Miranda, André Delfino, Ruben Pinto, Silvério Camará, Nelson Cunha.
Mister: João Couto.
Arbitros:
Tiago Martins, Manuel Santos, Ari Mendonça.
Golos:
Zahavi b[/b], Januário b[/b]
Antevisão:
A equipa leonina visitou o Benfica num jogo a contar para a 6ª Jornada do campeonato nacional de juvenis, numa altura da época em que ambas as equipas tinham apenas vitórias ganhando o jogo, por isso, alguma relevância.
O jogo iria ser disputado num relvado sintético que se encontrava algo pesado devido ao factor chova.
O Sporting apresentava-se de forma natural, num 4-3-3 que tinha como guarda-redes, Ruben Luís, a lateral direito contavam com Carlos André, na esquerda com Mário Rui, ficando a zona central do terreno entregue a Nuno Reis e Ricardo Alves, o meio campo era composto por Luís Almeida e William Carvalho, a nº 10 estava Cedric Soares, ficando como ponta de lança Henrique Coelho que seria apoiado nas faixas por Januário Jesus(faixa esquerda) e Zahavi (faixa direita).
1ª Parte
A Superioridade foi evidente.
O jogo iniciou praticamente com um golo dos “Leões”, por intermédio de Zahavi aos 5 minutos, após remate de Mário Rui que chuta contra o defensor benfiquista sobrando a bola para Zahavi que não desperdiçou, após o golo os adeptos da casa pediram fora-de-jogo num lance que não deixou essa impressão, embora a duvida possa existir. Os Leões controlavam o jogo, fazendo o seu futebol fluir pelos seus alas que ficavam encarregues de levar o jogo e de criar desequilíbrios na defesa encarnada algo que viria a acontecer várias vezes no decorrer do jogo, a equipa do Benfica teve de recorrer a um tipo de jogo mais agressivo para conseguir travar as iniciativas individuais da equipa “encarnada”, contando com a passividade do árbitro em vários lances passíveis de um castigo disciplinar. O primeiro lance de perigo das “Águias” ocorreu aos 14 minutos da primeira parte num remate de meia distância por intermédio de Toumany que não acertou no alvo.
A reposta dos “Leões” não tardou e no minuto seguinte Zahavi tira um adversário do caminho e entrega para Cedric que faz um remate cruzado muito perigoso, mas sem a eficácia pedida. A equipa leonina estava a perder o comando das operações do meio-campo, devido à maior força física da equipa benfiquista o que permitiu que Lassana Camará tivesse oportunidade de se destacar com várias jogadas individuais, mas que não teriam o efeito desejado.
O Jogo chegaria ao intervalo com um resultado de 0-1, para a equipa visitante, numa primeira parte em que se destacava o trabalho do meio campo benfiquista que foi quase sempre superior ao leonino, destacando-se na equipa dos “Leões” a sua defesa e os seus extremos que estavam a fazer boas exibições.
2ª Parte.
Benfica dominou…
O Sporting entrou bem na segunda parte, e logo nos minutos iniciais poderia ter chegado ao golo devido a desatenção da equipa “encarnada”, num lance que acabaria por dar canto, a equipa Sportinguista continuaria a pressionar e não foi de estranhar que o golo leonino acabasse por surgir aos 14 minutos da 2ª parte, num lance de contra ataque em que Januário ficaria frente a um defesa, onde o ultrapassou num jogada individual e rematando posteriormente para golo, numa bela jogada de contra ataque. A partir deste momento a equipa leonina começou a baixar de produção e a recuar no terreno, algo que permitiu ao Silvério Camará (acabado de entrar) começar a destacar-se, sendo ele um dos principais responsáveis pela subida de rendimento das “Águias”, exemplo disso foram os seus dois remates num intervalo de dois minutos forçando Ruben Luís a executar defesas complicadas.
Aos 22 minutos da 2ª parte, mais um lance de perigo do Benfica por intermédio de Toumany que iria rematar de cabeça para defesa de Ruben Luís. Neste momento do encontro a equipa encarnada dominava o jogo, o Sporting procurava visar a baliza “encarnada”, apenas em contra ataque, mas seria quase sempre o Benfica a criar Perigo.
Num lance de contra ataque o Sporting iria falhar isolado a hipótese de fazer o 0-3, onde Luís Carlos finta um oponente e faz um passe que iria isolar Henrique que desperdiçaria no “cara-a-cara” com o guarda-redes. Ao minuto 75 Lassana Camará fez uma das melhores jogadas do encontro ao driblar 1 adversário e dirigir-se para a zona da entrada da área onde executaria um potente remate para uma grande defesa de Ruben Luís. O Sporting ainda teria tempo de ter mais uma oportunidade de golo por intermédio de Diogo Ribeiro que forçaria ao guarda-redes do Benfica a uma defesa.
Em actualização…