Coutinho Duarte: um proto-candidato à presidência do Sporting?

Coutinho Duarte

12 de agosto às 22:33 ·

EU E O SPORTING!

ALGUNS ESCLARECIMENTOS! (PARTE 1)

Caras amigas e caros amigos sportinguistas,

O AGRADECIMENTO:
Em primeiro lugar quero agradecer aos milhares que já seguem esta página, onde faço ecoar, e coloco à discussão, o que penso sobre o nosso Sporting. Muito obrigado pelos vossos comentários e críticas construtivas! Um obrigado muito especial pela forma educada e civilizada com que, a quase totalidade de vós, tem participado ativamente com as suas ideias.

O LEONINO:
A semana passada escrevi o meu último artigo, no Jornal Leonino, onde eu, há mais de 7 meses, escrevia sob o título: COM PÉS E CABEÇA. O Subtítulo, deste último artigo, era: ADEUS LEONINO, e muita gente pensou que era um adeus ao Sporting e a esta minha/nossa luta! Nada mais errado! Foi um adeus, a esta colaboração mais directa, com o jornal LEONINO e não um adeus definitivo, pois não fecho nenhuma porta dos lugares onde fui feliz e bem tratado!

A OPINIÃO:
Irei continuar a escrever e a colocar para vosso juízo as minhas ideias sobre o Sporting. Critiquem, sejam exigentes! Pois gosto mesmo que critiquem, construtivamente, as minhas ideias, pois isto só as pode tornar mais fortes. Irei publicar sempre aqui nesta minha página oficial do Facebook!

A CANDIDATURA:
Em vários artigos, que têm saído na comunicação social, tem aparecido que sou candidato ou estou a preparar candidatura, etc…! Primeiro é importante informar que, os títulos das entrevistas/noticias são da responsabilidade do jornal/jornalista, pelo que, é sempre aconselhável ler a entrevista/notícia para tirarem as vossas conclusões! Não estamos em momento de candidaturas, mas sim de muito trabalho para salvar o Sporting!
Vamos todos ao trabalho! O Sporting precisa de nós!

Saudações Leoninas


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "TODOS SOMOS POUCOS PARA O MUITO QUE FIZERAM 0 SPORTING PRECISAR DE NÓS A OPINIÃO DE: COUTINHO DUARTE"

Coutinho Duarte

2 h ·

EU E O SPORTING

ALGUNS ESCLARECIMENTOS ( PARTE 2)

Caras amigas e caros amigos sportinguistas,

Fruto dos muitos comentários e mensagens que tenho recebido e que muito agradeço, este é mais um post que vem responder a muitas perguntas que me têm feito! Espero que o mesmo contribua para o esclarecimento destas mesmas “duvidas” que têm, surgido!

A MINHA MISSÃO:
Neste momento o que ando a fazer, e já comecei há largos meses, e escrevi-o em vários artigos publicados aqui e no Leonino, é a tentar criar pontes entre as diversas fracções do Sporting. Sim fracções! Vamos dar os nomes às coisas! Fracções, cada vez mais acentuadas por um clima de pouca tolerância no universo sportinguista!

O PLANO DE ACÇÃO:
Se queremos, uma solução vencedora, temos que conseguir paz para o Sporting e isso faz-se primeiro unindo, o mais possível, os sportinguistas! Pois, não me iludo com uma possível união a 100%, pelo menos nesta primeira fase. Mas pelo menos conseguir uma plataforma de entendimento que seja uma amostra larga do universo sportinguista!

UNIR:
Desta união, possível, conseguir juntar uma série de sócios que tenham vontade de dar ao Sporting o seu saber, a sua abnegação, a sua honestidade e o seu trabalho!

O GRUPO DE TRABALHO:
Criado este grupo, forte e coeso, ele tem que pensar como conseguimos colocar o Sporting de novo na trilha dos seus feitos históricos e nos valores que alicerçaram a sua criação!

O FUTURO:
Este grupo de trabalho tem que delinear que futuro quer para o Sporting, e como pensa conseguir atingi-lo!

O PROJECTO:
Delineado o futuro, é preciso desenhar o projecto que tenha a capacidade de materializar os objectivos traçados, Para tal devem colaborar especialistas, nas mais diversas áreas, e todos os demais que queriam emprestar o seu saber ao Sporting.

A LISTA E A CANDIDATURA:
Só depois de termos o PROGRAMA, que se alicerça no projecto delineado, iremos escolher as pessoas certas, para o lugar certo, que possam dar: ALMA, CORPO, DIMENSÃO, SERIEDADE, PROFISSIONALISMO, HONESTIDADE, AMBIÇÃO, ABNEGAÇÃO E SPORTINGUISMO ao programa, que se apresentará aos sócios, numas próximas eleições! E, estas pessoas da lista, bem como o líder, poderão emergir deste grupo de trabalho, ou até ser convidado alguém de fora do grupo! Pois o que importa é escolher o melhor para o SPORTING.

“OS SPORTINGUISTA É QUE DIRÃO SE SEREI CANDIDATO”:
Esta é a frase que tem gerado maior “polémica”, mas que é fácil de explicar! Se leram, tudo o que foi escrito atrás, perceberão de que sportinguistas eu falo. Exactamente, falo dos que estarão dentro deste grupo de trabalho ( e todos os que venham por bem, são bem-vindos a este grupo) Serão eles a decidirem se tenho o perfil para líder, director, vogal ou para estar na bancada como apoiante!
Estou nesta missão para o que precisarem de mim e acharem que posso dar ao Sporting, e não por qualquer vontade de alimentar o ego e muito menos o bolso!

E no fim, quem tem sempre a palavra final são TODOS OS SOCIOS!

Nesta missão: TODOS SOMOS POUCOS PARA O MUITO QUE FIZERAM O SPORTING PRECISAR DE NÓS!

VAMOS AO TRABALHO!!!

NOTA: Como sempre agradeço que opinem e critiquem o que escrevo. Mas, por favor, e para o bem do Sporting, façam-no com educação! O Sporting merece respeito e precisa de serenidade! “Ataquem” as ideias e não as pessoas!

Um abraço e saudações leoninas para todos!

Coutinho Duarte


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "TODOS SOMOS POUCOS PARA O MUITO QUE FIZERAM 0 SPORTING PRECISAR DE NÓS A OPINIÃO DE: COUTINHO DUARTE"

tavares pereira v.2
um tipo pacato e bem intencionado mas sem arcaboiço nem know how. podia dar um bom vogal para os núcleos.

COUTINHO DUARTE: “RESPONSABILIDADE DE NÃO SACRIFICAR O FUTURO EM NOME DO PRESENTE”

Numa mensagem nas redes sociais, conhecido Sportinguista salientou importância de manter os leões no rumo dos títulos e pediu uma pacificação do Clube

Duarte Pereira da Silva

Texto

28 de Maio 2021, 10:00

summary_large_image

Joaquim Coutinho Duarte defende que é essencial que o Sporting se mantenha no caminho dos títulos, mas alertou para a “responsabilidade de não sacrificar o futuro em nome do presente”. Numa mensagem nas redes sociais, o conhecido Sportinguista lembrou que “as grandes vitorias são momentos de grande aglutinação de vontades. E, estes momentos, devem de ser potenciados para conferir mais unidade associativa ao Sporting”.

Confira, na íntegra, a mensagem de Joaquim Coutinho Duarte:

FELICIDADE E RESPONSABILIDADE!

Caras e caros amigos sportinguistas,

Não há mesmo palavras para descrever a enorme felicidade, que grassa pelo universo sportinguista! E temos muitas e boas razões para tal!

Durante a próxima época seremos os campeões em título. O que é um enorme orgulho, mas também uma enorme responsabilidade!

A responsabilidade de garantir que o Sporting mudou de paradigma e que não iremos esperar, uma vez mais, quase 2 décadas, para voltarmos a ser campeões no futebol!

A responsabilidade de estarmos à altura do desafio europeu, melhorando o nosso ranking!

A responsabilidade de olhar para todas as mais valias, que advêm deste título, e implementar uma gestão criteriosa que permita a sustentação financeira do Sporting.

A responsabilidade de não sacrificar o futuro, em nome do presente. Gerindo os valiosos recursos do plantel, de forma a garantir o seu equilibrado potencial competitivo.

As grandes vitorias são momentos de grande aglutinação de vontades. E, estes momentos, devem de ser potenciados para conferir mais unidade associativa ao Sporting.

Temos de ter vontade para eliminarmos divergências de qualquer tipo! Especialmente com os nossos associados. Sejam eles claques ou não!

Temos que lutar pela pacificação!

Organizar e estruturar, os recursos humanos, de forma a dar resposta cabal aos novos desafios, que esta vitoria, em tão boa hora nos trouxe. Temos TODOS que estar ao nível da honra e da grandeza do nosso clube!

Estivemos todos unidos para vencer! Temos que estar todos juntos para unir, reforçar e continuar vencendo!

Força Sporting!

Coutinho Duarte

COUTINHO DUARTE: “AS CONQUISTAS DEVEM SER MOTIVO DE UNIÃO E NÃO DE CLIVAGEM”

Conhecido sportinguista utilizou redes sociais para apelar à união verde e branca, pedindo aos adeptos leoninos que não se dividam em fações

Tiago Jesus

Texto

30 de Junho 2021, 16:47

summary_large_image

Joaquim Coutinho Duarte utilizou as suas redes sociais para fazer um apelo de união aos sportinguistas. Através da sua página pessoal do Facebook, o empresário garante que a divisão dos adeptos em fações apenas prejudicará o Clube de Alvalade, beneficiando dessa forma os seus rivais diretos.

“Não se pode colocar sportinguistas contra sportinguistas”

  • “Queiram desculpar-me, mas é mais forte do que eu! E porque o Sporting não pode ficar refém de nenhum comodismo egoísta. Esta inexplicável tendência, para dar-se importância a uns e tirar a outros, pelas conquistas destes tão prestigiados e prestigiantes títulos que alcançamos, e que são motivo de mal-estar para os nossos diretos rivais, não pode, de modo algum, colocar sportinguistas contra sportinguistas”.

“Quando o Sporting vence, vencemos todos”

  • “As vitórias e as derrotas são de todos os sportinguistas E não de uma fração ou outra. Quando o Sporting vence, vencemos todos! Quando o Sporting perde, perdemos todos! Quando assim não o é, o Sporting perde sempre”.
  • “O sucesso veste-se de um trabalho continuado e que tem que contar com a dedicação de todos! Não é obra de um estado de alma ou de um tiro de mera sorte! O sucesso alicerça-se num trabalho de anos, focado no bem do SCP”.

Todos precisam de remar para o mesmo lado

  • “Com as conquistas também chegam novos e maiores desafios! Desafios estes que reclamam enorme competência e consolidação do Sporting como um todo! Onde todos remam para o mesmo lado! E este, só pode ser o bem do Sporting”.
  • “Manter o nível competitivo, da equipa principal de futebol, e melhorar o seu Ranking na Champions é vital para aproveitarmos este momento, como forma de catapultar o Sporting para mais épocas como a que findou”.

A divisão irá enfraquecer o Sporting

  • “Temos que deixar de fazer, o que interessa aos nossos rivais! Que é dividir o Sporting, para o enfraquecer! Temos uma oportunidade única de virar a página de tantos anos de desencontros entre sportinguistas”.
  • “Esta união depende de cada um de nós! Como costumo dizer: “Todos somos poucos, para o muito que o Sporting precisa de nós! Como se acaba com estas frações, dentro da família sportinguista? Podemos começar de uma forma muito simples: Deixando de falar nelas”.

COUTINHO DUARTE APELA À UNIÃO SPORTNGUISTA

Conhecido adepto leonino deixou algumas notas que considera essenciais para a nova época, no que toca à continuidade das mesmas ou alterações, desde as contratações à relação entre adeptos. Leia aqui

Maria Pinto Jorge

Texto

25 de Julho 2021, 10:43

summary_large_image

Joaquim Coutinho Duarte, conhecido Sportinguista e ex-comentador no Leonino, deixou, no passado sábado (24 de julho), nas suas redes sociais, algumas notas que considera relevantes para a próxima época 21-22 e algumas que viu, de bom grado, serem alteradas ao longo da temporada na qual o Sporting se sagrou campeão nacional.

Entre as mesmas, Coutinho Duarte recorda a forma como considerava que as contratações de jogadores estavam a “influenciar, negativamente, os objetivos do Clube”, defendendo que se “deveria ter em conta o mercado nacional”, além de que a “equipa principal, deveria ser alimentada pelos nossos melhores valores da Academia”, algo que se veio a constatar “com a chegada do míster Rúben Amorim”.

Por sua vez, o ponto que Coutinho Duarte considera mais importante neste momento, passa pela “pacificação da família Sportinguista”, questão que considera fundamental “para um sucesso continuado”.

Confira, abaixo, a publicação completa:

Caras amigas e caros amigos sportinguistas,

Há cerca de ano e meio, sensivelmente, demonstrei a minha indignação, em artigos de opinião publicados no LEONINO, pela forma como o Concelho Diretivo, do nosso Sporting, estava a gerir algumas importantes frentes da gestão do clube.

Uma delas era a aquisição de jogadores! E a forma como esta estava a influenciar, negativamente, os objetivos do clube! Tudo por via dos maus resultados, que estas contratações, trouxeram ao Sporting.

Defendia eu então que:

I. Deveríamos ter em conta o mercado nacional! Não só por uma questão de melhor conhecimento do mesmo, bem como pelos valores praticados nele!

II. Apelei a que fossemos determinados na apreciação dos valores individuais dos nossos adversários, com maior incidência para os que estão abaixo do 4 lugar da tabela.

III. Apelei a que nos voltássemos para dentro, para as nossas escolas de formação. Uma tradição de gloria na criação de novos valores.

IV. Lembrei que os jovens, das nossas escolas de formação, precisavam de ter visibilidade! Precisavam de ter palco para poderem despontar os seus valores.

V. Defendi que, a nossa equipa principal, deveria ser alimentada pelos nossos melhores valores da academia, tendo uma “coluna vertebral” formada por 3 ou 4 atletas de reconhecido valor internacional.

Felizmente, para minha satisfação, viemos a constatar que, com a chegada do mister Ruben Amorim, tais procedimentos de gestão foram aplicados! Pelo que, acredito que seja este o caminho, para a continuação do sucesso alcançado em 20/21,

Talvez, a única contratação com a qual não me identifico muito é a do Paulinho. Não pelo valor do jogador, mas sim pelos valores envolvidos.

Espero que, as terríveis contratações de: Yannick Bolasie; Jesé Rodriguez; Valentin Rosier; Fernando e outros que tal, que trouxeram problemas financeiros e muita desunião ao Sporting, sejam mesmo algo do passado! Pois, na altura, cheguei a pedir ao CD para dar lugar a quem soubesse fazer uma gestão ao nível dos pergaminhos do Sporting.

Não tenho a pretensão de pensar que, as minhas palavras, de há um ano e meio, foram escutadas e seguidas. Mas, felizmente, e isso é o mais importante, foram implementadas na gestão atual do Sporting.

Outro ponto que importa cumprir e rapidamente, é a pacificação da família sportinguistas. E, aqui, permitam-me que, como pessoa com algumas décadas de gestão associativa, vos diga que é importantíssimo trabalharmos todos para a UNIÃO DE TODOS OS SPORTINGUISTAS.

Para um sucesso continuado é importante haver a união dos sportinguistas, no querer o sucesso do clube. Podemos discordar disto ou daquilo, pois todos podemos e devemos pensar de forma diferente. Mas, temos que ter pontos de convergência! E são estes os elos que nos permitem estarmos todos ligados pelo mesmo objetivo: O SUCESSO DO SPORTING!

A Europa espera-nos com a exigência da competência e da capacidade para subirmos no Ranking europeu! Pois, isso, trás visibilidade, para os nossos jovens, e dinheiro para alimentar os projetos!

Este futuro precisa contar com a nossa união. Por mim, cá estarei sempre para fazer pontes, unir e fazer crescer o nosso Sporting!

E lembrem-se: TODOS SOMOS POUCOS! PARA O MUITO QUE O SPORTING PRECISA DE CADA UM DE NÓS!

Viva ao Sporting

Abraço e saudações Leoninas

Coutinho Duarte