Alguém que me explique uma coisa, que eu nestas andanças devo ser muito burro: andamos nisto há um mês, naquilo que chamam fase de contenção, e andou por aí meio mundo a infectar e a ser infectado nos hospitais, sem ser testado por falta de “link epidemiológico”. E sem isto, porque não encaixa nas guidelines que alguma cabeça pensadora traçou, não havia testes para ninguém.
Morressem, não morressem, tivessem ou não sintomas, não eram testados. Contagiassem um, contagiassem cem, não eram testados. E isto com casos confirmados primeiro na ordem das dezenas, depois centenas e agora já nos milhares, não eram testados quem não encaixava nos profiles estabelecidos pela DGS.
Agora, que já não dá para fazer contenção e que já se está na fase de mitigação, palavreado caro da malta das políticas que é usado para traduzir “essa merda já anda espalhada por todo o lado”, de repente é que se vão começar a fazer testes a quem não tem link epidemiológico nem encaixa nas correntes de transmissão, porque já há transmissão comunitária. Agora sim, podemos testar com fartura, vamos fazer um brilharete danado.
Repito, que eu sou um gajo burro, mas se era para testar, não era para testar antes desta merda andar toda espalhada e sem qualquer controlo?
Estes gajos são verdadeiramente geniais. Havia poucos testes e tiveram medo de os gastar todos na fase de controlo da pandemia, então guardaram-nos e agora, efectivamente e como diz o PM, não falta nada ao SNS, já podem testar à vontade, nem que o propósito se tenha perdido.
Esta merda é dum brilhantismo que não se encontra em lado nenhum deste mundo.