Coronavírus (SARS-CoV-2) - O perfil do doente com COVID-19 e até onde a epidemia pode chegar - Parte 1

2 Curtiram

Mesmo com esta calamidade, é difícil erradicar a futebolização do país. Basta ver que os jornais Diários de desporto continuam a ser emitidos nas rádios. Nestes espaços, abordam o dia-a-dia nos trabalhos dos clubes e como a pandemia condiciona estes trabalhos. E eu pergunto, não seria interessante fazer o mesmo em relação à Auto-europa, por exemplo?
A sociedade portuguesa está totalmente mediatizada pelo futebol. Talvez, porque alguns clubes têm recursos financeiros ao seu dispôr que poucas empresas no país têm, e não merecem ter estes recursos, porque são clubes mal geridos, com passivos e dívidas gigantescas.

3 Curtiram

Ninguém se exceda? Tens noção que quase todos os políticos daqui estão envolvidos em escândalos, e só não estão presos porque têm o judicial no bolso. E mesmo sendo de partidos diferentes, todos se protegem.

1 Curtiu

O espanhol Oscar Haro, responsável da formação satélite da Honda no Mundial de MotoGP, onde alinham os pilotos Takaaki Nakagami e Cal Crutchlow, revelou que os médicos lhe pediram, em lágrimas, permissão para deixar morrer o pai. Por falta de ventiladores.

O diretor desportivo da LCR Honda usou as redes sociais para revelar agora, três dias depois, a forma trágica como o seu pai morreu, vítima de Covid-19, e deixar um alerta ao país vizinho.

«Ninguém devia morrer sozinho. O meu pai começou a trabalhar aos 15 e só parou aos 65. Nunca pediu nada. Na quarta-feira, ele precisava de um ventilador para não morrer e eles negaram-no. O médico chamou-me, em lágrimas, para me pedir permissão para o deixar morrer. Esta é a Espanha que temos. Estamos a deixar morrer estas pessoas. A minha mãe está fechada em casa, sem que possa abraçá-la, beijá-la, consolá-la. Também acusou positivo e não quer ir ao hospital, porque tem medo que a deixem morrer», contou Haro, que decidiu partilhar a sua história em vídeo.

«Na segunda-feira, o meu pai e a minha mãe deram positivo ao coronavírus. Levei-os às urgências. Não voltei a ver o meu pai. A minha mãe pediu para receber alta porque queria cuidar do meu pai. Isolaram-no até morrer, na sexta-feira. Não entendo por que razão morreu. Não entendo como uma pessoa que trabalha desde os 15 anos, sempre a descontar para pagar impostos, morre porque não há ventiladores, porque não o podem continuar a tratar, pois há uma lei que diz que com mais de 75 anos já não interessa cuidar das pessoas e deixam-nas morrer.»

Sem conseguir esconder a sua revolta, o espanhol não se coíbe nas críticas e no alerta: «Dizem que temos um serviço de saúde incrível, mas não têm luvas, batas ou máscaras para usar. Não entendo como o meu pai, que está desde os 15 anos com a sua mulher, não se pôde despedir dela. Só sei que vejo dinheiro por todos os lados, como sempre, e que estamos a deixar morrer uma geração que fez este país sair da guerra, que trabalhava 16 horas por dia para alimentar os seus filhos e criar uma família. Famílias com quatro ou cinco filhos, como a minha que vivia num apartamento com 60 m2 e uma casa de banho, mas onde nunca faltou amor. Não como agora, que temos um ou dois filhos porque somos egoístas. Vejo o meu pai morto, a minha mãe fechada em casa e não posso pegar na minha filha porque tenho medo, pois ela só tem três semanas. Não entendo por que o meu pai não vai poder levar a neta a ver a sua horta. Dei a volta ao Mundo umas cem vezes, vivi em muitos países e garanto que temos o melhor país do Mundo. Mas vamos cuidar dele, por favor.»

O Mundial de MotoGP, onde participa o português Miguel Oliveira, deveria ter começado no início do mês, no Catar, mas foi adiado devido ao coronavírus, bem como várias etapas que se seguiriam. Esta semana, o diretor-geral do circuito britânico de Silverstone, Stuart Pringle, assumiu que era demasiado cedo para falar da corrida que está agendada para julho, pois ninguém consegue prever a evolução da pandemia.

in abola.pt

2 Curtiram

O mesmo juiz que recebe uma denúncia, é o que faz a instrução do processo e depois o julgamento. (estou a falar de Sergio Moro no julgamento do Lula).

Se isto resulta de mecanismos de controlo, nem quero imaginar o que seria o descontrolo.

2 Curtiram

Escrevo aqui o mesmo que escrevi na tasca:

Oscar Haro, a tua situação parte-me o coração. Não há muito que se possa dizer, a não ser que possas em breve pegar ao colo a tua filha, consolar a tua mãe e homenagear o teu pai, junto à terra onde se encontra a repousar o seu corpo.

2 Curtiram

Para mim o principal da política desde o início da humanidade , foi o de antecipar crises e depois passar por elas.

Este relato deste espanhol põe a nu os actuais políticos , que não conseguem antecipar nada , presos sempre a questões comesinhas do dia , e quando não presoa a questões de lana caprina e absurdas da realidade , na verdade não são políticos , não passam de tachistas.

Nem desculpa têm de terem sido pegos de surpresa , porque isto começou em Dezembro na China , não estamos na Idade Media , que a peste era mais rápida a chegar que a informação da mesma.

Se a erupção do Laki na Islândia em 1783 provocou fome na Europa , virou tudo de cabeça para baixo , com a Rev. Francesa , por exemplo transformando um fiel pacato servidor , funcionário monarquico , Robespierre , num torcionário.

Um sistema que era perfeito na altura , que durou séculos , não sei o que isto vai dar agora , mas não vai ser bonito de se ver com estes ineptos.

É que os filhos não vão aceitar desta maneira a morte dos seus pais , sozinhos , abandonados à sua sorte , vão ter que rolar cabeças , já que não estamos na Idade Media , que a culpa disto era do demónio , porque as pessoas não rezavam o suficiente e havia bruxas , ou os judeus de serviço para levar com as culpas.

Eu estava a falar dos mecanismos de controlo da justiça brasileira. De qualquer forma a tua análise não deixa de ser pertinente.

:+1:

Devido ao Covid, estão a ser adiados TACs e análises sanguíneas a doentes a quem foram removidos tumores malignos. Surreal.

As outras doenças deixaram de existir.

A resposta era para o setaverde. :+1:

República das bananas , neste momento só conta uma coisa , o medo que os políticos têm das consequências que isto vai ter , tudo o resto é secundário , inclusive , vidas humanas , mesmo , que de outras doenças graves.

Gostava de ver. Links?

Os EUA já ultrapassaram a Itália no nº de casos e estão prestes a ultrapassar a China , bem como a Itália.

Os Estados Unidos vao ficar bem à frente desta tabela de casos e mortes poucas duvidas tenho disso

A Turquia que teve o 1º caso a 11 de Março , 9 dias depois de nós já nos ultrapassou , teve hoje um crescimento de 49% no nº de casos.

https://en.wikipedia.org/api/rest_v1/page/graph/png/2020_coronavirus_pandemic_in_Turkey/0/dedd1680ad0936f97331b7dca9d2e7ff85849969.png

https://en.wikipedia.org/api/rest_v1/page/graph/png/2020_coronavirus_pandemic_in_Turkey/0/0f127706155d926fb881a42474dc4810b267e331.png

https://en.wikipedia.org/api/rest_v1/page/graph/png/2020_coronavirus_pandemic_in_Turkey/0/cb6a5bf97a43253b34e66e77af3386fca25e4423.png

Um chama-se Estados Unidos da América e o outro República Federativa dos Estados Unidos do Brasil.

Das vezes que fui ao Brasil, sempre em trabalho, sempre senti que estão muito mais próximos (e não é só geograficamente) dos USA do que, por exemplo, de Portugal.

É ridículo parar tudo por causa do Covid-19. Parece que em termos de saúde só temos este flagelo, quando este possivelmente nem será a maior causa de morte em Portugal em 2020 (eu sei que muito se deve às medidas de contenção), os centros de saúde praticamente deixaram de ter consultas, até o plano nacional de vacinação corre o risco de ser adiado. Já nem falo dos hospitais, que estão quase em exclusivo para o tratamento dos doentes com Covid-19. Há mais receio que morra um doente de Covid-19, que um tipo com um AVC ou um tumor maligno. Estes dois últimos exemplos ficam fora das estatística, o Covid-19 nem por isso.

Só posso desejar boa sorte quem vê a sua saúde em suspenso por o estado de sítio que está ficando Portugal.

3 Curtiram

E pronto… Lá continua a União europeia, que de união não tem nada, a navegar sem rumo

O @juziel já aqui escreveu que, neste momento, ir ao médico só se um gajo estiver a fazer um AVC, um enfarte ou tiver feito uma fractura exposta.

Eu arrisco dizer que Aí! de alguém que tiver o azar de lhe acontecer qualquer dessas coisas ou outras similares.

Nunca a frase “Tenham cuidado convosco” fez hoje tanto sentido.

1 Curtiu

A Croácia e a Grécia que tomaram medidas preventivas antecipadamente têm a situação controlada.

https://en.wikipedia.org/api/rest_v1/page/graph/png/2020_coronavirus_pandemic_in_Croatia/0/94d8e1d21e0dd1daa7d28ab3eff44067559db771.png

https://en.wikipedia.org/api/rest_v1/page/graph/png/2020_coronavirus_pandemic_in_Greece/0/bbb7bc37f943a24a7eace2d4cf0c4a2834a0ecad.png