E? Por alguma razão despachamos o Paulinho e trouxemos o Gyokeres.
Eu estou preocupado em ganhar hoje, não potencialmente daqui a 4 ou 5 anos. O Sporting não se pode dar ao luxo de comprar jovens jogadores por um preço tão alto, como o Fresneda ou o Harder, que podem ou não dar daqui a 5 anos.
Podem vir putos, por preços razoáveis, agora não pelo preço de titulares de caras. O Harder e o Fresneda vieram pelo preço de titulares e nem daqui a 3 anos terão capacidade em serem titulares. O mesmo digo para o extremo espanhol que se fala. Demasiado caro por um jovem duma equipa irrelevante.
Mas queres comparar o Cristiano Ronaldo ou o Quenda com o Harder?!
Ambos provaram, mesmo o Quaresma e o montinho ou o Nani, que tinham qualidade para ser titulares. Mas se desse merda, podiam ser um André Santos, um Rodrigo Ribeiro, um Pereirinha, etc que ninguém se chateava. Agora virem a preço de titulares e não estarem de longe preparados para isso, é que não.
Os jogadores não são comparáveis, nem sequer a sua trajectória ou evolução, mas não será exagerado recordar que Gyo, com a idade de Harder, ainda andava pelos sub-23 do Brighton. O próprio Trincão, quando chegou ao Sporting, também trouxe com ele aquelas particularidades que o caracterizavam, que era o exagero de transporte de bola, de finta e de rodriguinhos. É impossível saber se o dinamarquês evoluirá como os sportinguistas pretendem e anseiam, mas creio haver muita margem de progressão. Não sei é se haverá paciência (dos adeptos e dele) e tempo de jogo.
Transpira imaturidade e alguma indignação por não estar no 11. A idade irá ensiná-lo a lidar com estas emoções. Entre o que lhe tenho visto em campo e as sucessivas notícias de alegados interesses de outros clubes, algo me leva a crer que não teremos aqui um jogador com toda a cabeça no clube. E, quando assim é, é inevitável que se (re)pondere o seu futuro… Percebe-se, por isso, a divisão entre os que acreditam no seu tremendo potencial e outros que gostariam de ter outro jogador (um, talvez, mais profissional e mais maduro). Sinceramente, parece-me que convinha pensar seriamente na situação do Harder. Parece-me tudo menos clara…
A jogada em que tem o Kocho completamente isolado de baliza aberta e ele caga completamente nisso apenas para ser ele a marcar e falha a juntar às inúmeras jogadas de más decisões da época passada para mim são suficientes. Não está em causa se remata bem ou se tem outras qualidades. Está em causa a total imaturidade, egoísmo, falta de QI de futebol e sede de protagonismo de alguém que se acha melhor do que é . Um jogador assim e que não se esforça por mudar não interessa ter
Infelizmente ele tem o condão de estragar e ofuscar completamente algumas qualidades que tem. Tem um bom remate de meia distância e remata razoavelmente bem de cabeça. O problema dele não é tanto técnico é mesmo de postura e de decisão. Abaixo dum juvenil nesse aspecto
Odiar é um exagero. Mas não deixas de ter uma ponta de razão. Detesto jogadores que só pensam neles, que se estão nas tintas para o interesse da equipa e que se acham melhores do que são. Nem o Maradona que era um extraterrestre do futebol alguma vez foi assim
Uma ressalva, entrou com atitude sim, ao contrário do que já li por aqui. Como estive no estádio foi me fácil perceber isso, a mim e a quem lá estava. Mas fico muito curioso para ver como vai ser a aceitação do Harder a não ser de novo a primeira opção, a relação que terá ou não com o RB, e o que ele quer para o seu futuro, se tiver interessados. Não sei que tipo de personalidade tem o Harder, se consegue colocar o grupo à frente em vez de colocar o seu protagonismo e o esperar ser titular depois da saída do outro extra-terrestre. Este jogador vai ser, por assim dizer, o cúmulo da gestão no nosso plantel. Vai ter que se gerir tudo dele, partindo da premissa do que ele quer para o presente e futuro. Diria que ser o segundo avançado do SCP quando até só temos 2, é muito bom para a idade dele mas ele lá saberá. Mas uma coisa também tem que saber, não é por talvez se sentir “injustiçado” de não ser a primeira opção, que em campo pode sempre pensar mais nele e prejudicar a equipa..
O problema é… quem viria para o lugar do harder se fizéssemos negócio com o rennes? É que o Suárez também joga bem a partir da esquerda em ataque organizado. Tem qualidade no passe, tabela bem, é inteligente e tem vários golos no almeria descaído para a esquerda.
Se o Harder sair, o que me parece um erro estúpido, estou para ver quem é que vem que dê garantias pelo menos iguais ou superiores e quanto nos vai custar…