Confrontos no Egipto

Segundo o World Factbook da CIA:

Egipto em 2005 tinha 20% Population below poverty line
Portugal em 2006 tinha 18% Population below poverty line

Portanto parece que houve alguma confusão da tua parte, mas no fundo são boas noticias, não achas? Já que assim há menos gente na pobreza… ;D

Egipto https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/eg.html
Portugal https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/po.html

Nao sou do PCP, nem nunca fui, mas não me parece correcto dizer que Cuba é uma ditadura. Certo que também não é uma democracia, já que a democracia é como a virgindade…Nao se perde aos bocadinhos, ou há ou não há.

Nem o mundo é a preto e branco, como estás a querer simplificar no teu comentário.

Cuba é um país com características muito próprias, uma situação geográfica altamente prejudicial, visto que são the neighbour of the beast mas que mesmo assim continuam independentes, sobrevivendo a um embargo económico imposto pelos tais vizinhos e obedecido por todos os estados-clientes do vizinho que queiram continuar a fazer negocio com as grandes multinacionais apoiadas pelo estado norte americano, mais importante ainda, que queiram continuar a “gozar protecção” militar, tipo a máfia.

Comparar Cuba com a Coreia do Norte é um exagero e revela de imediato um conflito de interesses na tua analise, provavelmente devido a dogmas ideológicos, não sei…

Depois tens que reconhecer que o PCP moderno (pós queda do Muro de Berlim) já não tem nada em comum com o do tempo do Álvaro Cunhal, onde houve realmente más decisões, como a de usufruir de apoios da USSR, esses sim, uma ditadura das antigas, tal como a Coreia do Norte ou a China…Agora Cuba, desculpa lá mas estás errado.

Já agora, sabes como ou onde se deu o tal “apoio” a Coreia do Norte? Mandaram para lá dinheiro, foi? Ou terá sido algum discurso mais Estalinista? Conheces algum site onde esteja lá descrito de que forma o PCP apoia a Coreia do Norte? Coloca aí os links para eu me ir entretendo, que eu gosto de aprender coisas novas.

Já fui varias vezes a Festa do Avante e nunca vi lá nada relacionado com a Coreia do Norte…Com Cuba sim, vi varias vezes.

Alexandre esqueceste de acrescentar que também comemos criancinhas. o que por si só é uma grave violação dos direitos humanos.

mas mais engraçado é ver as diferentes reacções em discussões sobre política e economia:
Quando se dá uma opiniao e se mete uma referência ao PC a seguir é um chover de criticas mas deixando a mesma opinião sem a referência ao PCP já tem thumbs up lol

true story

Nenhum país consegue controlar a propria populacao… felizmente o povo aina manda!

Esta é a unica conclusao de jeito que tiro deste mes de confrontos em áfrica

Cuba não é uma ditadura? O que se aprende por aqui. :great:

Não sei como chegaram eles a esses valores, mas esse CIA World Fact Book é mais desonesto do que eu pensava.

Tenho vergonha de muitas coisas em Portugal mas conheço o país profundo. Não se compara minimamente com o Egipto. Ou vice-versa. Nem em forma nem em conteúdo.

Tenho relatos em 1ª mão de quem esteve a viver no Egipto com reportagem fotográfica incluída e o país pode resumir-se a uma miséria de 4º ou 5º mundo.

Maior parte do Egipto é um bairro-de-lata pegado, intercalado por alguns biombos sociais com aspecto relativamente bom, mas a miséria é tanta que é impossível esconder de quem esteja lá para ver mais do que as Pirâmides ou a Esfinge.

Maior parte dos talhos são ambulantes, vendem carne às moscas e tão porca que se um ocidental (a cujo estômago não está acostumado) comer pode morrer de septicémia.
Por isso os ocidentais são aconselhados a comer nos hotéis ou restaurantes fora do alcance dos egípcios normais.

Maior parte das padarias vende o pão directamente em cima da calçada. Se alguém for a passar, desviam os pães e metem-nós lá de volta.

As casas de banho não têm autoclismos, mas sim um balde de água cuja asa tem merd4 frequentemente.

Lavabos não existem mas sim outro balde, um balde comum para lavar a mão esquerda.

Os homens e rapazes são muito agressivos e mal-criados, mandam bocas obscenas às mulheres dos ocidentais e são capazes de assediar a tua mulher à tua frente.

Grande parte dos prédios não tem portas, janelas, pintura ou sequer reboco. São sempre inacabados e com a armação de ferro dos pilares à mostra, para continuar a construir para cima quando a família crescer. Não raramente colapsan, porque simplesmente não são seguidos regulamentos para a construção nem existe fiscalização de obras.

Podia estar aqui horas a descrever uma realidade chocante, mas não vale a pena. O Egipto é uma miséria monstruosa cuja riqueza está na mão de meia-dúzia de magnatas financiados pelo Tio Sam. Para os turistas existem roteiros para que não vejam o que é o Egipto.

Não há comparação possível com Portugal. Qualquer aldeia pobre ou bairro social português é um Spa comparado com o Egipto, por isso chego à conclusão que os americanos inventam e manipulam estatísticas para mascarar os seus aliados mais obscuros.

Não é ao acaso que estamos neste tópico.

Não é :wink:

Nao é uma ditadura como a do Pinochet, coronéis Gregos, Sha do Irao ou Arabia Saudita, todas elas apoiadas e financiadas pelos teus amigos Americanos. Já sei que não é uma democracia como a dos países nórdicos, mas a nossa também não o é.

Nao te esqueças da realidade politica e geográfica que se vive em Cuba…Nao te esqueças que Cuba é tudo menos um pais normal, sempre sobre o embargo económico dos EUA e constantes ataques, alguns de natureza económica, outros verdadeiramente terroristas como já aqui referi muitas vezes, como quando a CIA colocou uma bomba num avião da transportadora cubana, matando quase uma centena de civis, entre as quais toda a equipa olímpica Cubana de esgrima.

Claro que sobre eventos como esse nunca se fala…Mas se for para vir acusar os Cubanos de ditadores, isso já há sempre voluntários…Os mesmos que aqui fazem comentários contra a “ditadura” Cubana, mas que não se pronunciam sobre o tema do tópico, ou seja a ditadura que se vive no Egipto.

Provavelmente porque é apoiada pelos EUA…É o costume.

Se tens a maior potencia do mundo a cercar-te, e não estás aliado com a Rússia nem a China, de alguma maneira tens que te defender…Eu também preferia que houvesse muito mais liberdade em Cuba, mais eleicoes que representem a vontade do povo, mas tudo isso é limitado pela situação que os EUA insistem em manter contra a vontade de muitos países europeus, diga-se de passagem.

Isso é verdade, aliás a analise que O Avante fez no link que aqui colocaste estava correcta. Nesse aspecto tens razão.

Viridis, muitas dessas coisas que referes ou sao características da cultura Árabe, como a do balde, ou então também há paralelo em Portugal.

Nao penses que somos assim muito mais ricos ou evoluídos que o Egipto.

Quanto ao CIA World Factbook, nós temos que nos guiar por alguma lado, não achas?..Talvez haja algum de nós que tenha mais informação e possa encaminhar para sites com data mais correcta.

Entretanto lembrei-me de colocar aqui este vídeo, que contem um debate sobre a maneira como a media internacional tem tratado este assunto e também sobre a Irmandade Muçulmana.

Aliás parece que a I.M. anunciou ontem não pretender jamais apresentar candidatos a Presidente (o sistema deles é diferente, é mais parecido ao dos EUA que ao nosso, segundo percebi), querendo apenas ter representação na assembleia (repito que é um sistema diferente do nosso)

Portanto parece que o tal “perigo” de revolução Islâmica é só para assustar o povo!

Inside Story - Egypt through a US media lens

@Alexandre

Os números não são meus, são da CIA.

Quando se atira bocas para a frente convém saber do que se está a falar.

És capaz de explicar o que significa o artigo que aqui colocaste? É que eu sinceramente não percebi…Então as tuas “traduções” ainda percebi menos…

Oh Yazalde, desculpa lá. Mas como é que pode haver qualquer comparação possível?

A saúde pública, educação, higiene, segurança, transportes. Moro basicamente no campo, no Alentejo. Posso visitar a aldeia mais recôndita daqui para tentar achar um paralelo, ir a São Brissos ou a Ervidel, posso comparar com o Alegrete, com Santa Margarida do Sado, com Melides, com São Luís, com um monte qualquer. Não há comparação possível. Nem com toda a imaginação do mundo.

Aqui dói-te um dente, e mesmo o velhote mais pobre pega em si, apanha um autocarro, um táxi, vai a uma consulta.

Há correios, há bancos, há telefones, há centros de dia, há telefones sempre a funcionar, há televisão por cabo, Sentes-te mal, chamas uma ambulância.

À noite sais, vais ao café, bebes umas. Há associativismo, há actividades culturais, há festas, vêm cá bandas musicais, são bem recebidas.

Sobes o Tejo ou o Douro, vês tudo impecável
, aldeias, paisagens, gentes, organização social.

Porra… No Egipto sobes o Nilo e só vês miséria, miséria da Idade Média. Pessoas a viver como há 500 ou 1000 anos. Quando aparece um cruzeiro no Nilo as pessoas metem-se em botes ou jangadas e vão pedir esmola, rodeiam os barcos aos gritos a mandar sacos com bugigangas na esperança de receber uma nota de 5 euros de volta, o ordenado de 1 semana. As crianças, as mulheres e os idosos vivem em condições sub-humanas, como animais.

Aqui qualquer rapariga anda na faculdade. Arranja um carro velho por 100 contos. Sai à noite. Vai ver os pais ao fim-de-semana. A avó põe-lhe frango do campo num tupperware, oferece-lhe umas peúgas para dormir, a vida continua.

Desculpa, mas não sei como pode haver comparação entre Portugal e o Egipto.

Sim senhor, já percebi, muito obrigado Alexandre.

@Viridis.

Uma coisa não podes tu negar, tanto o Egipto como Portugal obedecem aos mesmos.

Esta discussão não faz muito sentido, já que era esta a semelhança a que me referia. O que eu queria dizer é que tanto no Egipto como em Portugal, não é o povo que tem a ultima palavra, tanto faz ter eleicoes como não ter.

Esse facto não podem negar.

Sim, isso é verdade. Mas olha que também o portuga não quer saber da cidadania. É muito bem-mandado, come, cala, é dócil. Resmunga, empina-se, bate com a mini na mesa e no outro dia encolhe-se e deixa que lhe passem por cima. Há situações desesperantes de ver… e as pessoas encolhem os ombros com o espírito obediente da monarquia e do estado novo.

Com cidadãos assim é fácil de mandar em Portugal.

Parece que o Mubarak vai fazer um comunicado

Mubarak demite-se, mas passa os poderes ao também odiado vice Suleiman.

É como no Sporting desde Roquette…

.
Que rica transmissão, parece estafetas no atletismo.
Vamos lá a ver se a população gosta da “solução”!
Ao menos cá o CR tomou o poder para marcar eleições.

Sic Notícias: “Mubarak não deixa o poder, nem sequer transfere poderes de maior ao vice-presidente”
TVI 24 - “Mubarak abandona e transfere poderes para o seu Vice”."
Em que ficamos?

Notícias dadas AO MESMO TEMPO! :o :o :o :o

Mubarak: “Passei a maior parte da minha vida a defender a nossa pátria. E nunca sucumbi a nenhuma pressão internacional. A minha dignidade está intacta. Não me demitirei até que um governo eleito possa assumir o poder”.

Yazalde nos costumamos ter as mesma ideias, sobre as coisas e ficar dos mesmo lados da barricada, mas desta vez não posso concordar contigo por isso vou ter que te “dar na cabeça”

Como é que podemos comparar Portugal com o Egipto???

Podemos fazer isto atraves de um simples Portugal Vs Egipto atraves de 3 coisas basicas Liberdade de Expressão, Higiene e saude publica, Educação.

Sabes que em portugal, temos liberdade de Expressão(execpto que seja no sporting ai quem diz a verdade é demitido)
Todas as pessoas tem esgotos, agua canalizada( não ser num monte perdido no fim do mundo)
Educação ensino obrigatorio até 12ºano e não descriminado por genero.

No Egipto apenas quem vive no cairo tem as 2 primeiras coisas pois as mulheres ainda são descriminadas quando tentam estudar.
Em redor do cairo existem mais de 5 milhões de pessoas a viver, em que condições? Autentica pobreza, pior que as favelas do brasil.

Parece que ficamos na passagem de poderes para o vice-presidente.

Para quem quiser seguir o que se passa por lá: http://www.publico.pt/Mundo/minuto-a-minuto-mubarak-nao-sai-tahrir-em-furia_1479625

Mubarak demitiu-se. :slight_smile:

Veremos como será o processo de transição.