E pronto, o Trump decretou o fim do MoU, e do cessar-fogo.
Quantos dias apostam que demora a decretar novo cessar-fogo e novas negociações? Eu aposto três dias.
Neste caso ate nao acho que seja o maior culpado.
O que o Irao fez ao atacar petroleiros que circulavam do lado de Oma nao pode ser tolerado.
O Irão a querer saber até onde pode ir. Esticam ao máximo as suas intenções, usam a instabilidade mental do Trump como trunfo e vão conseguir com tempo tudo aquilo que pretendem. São muito resistentes e pacientes, mesmo que o seu povo possa sofrer com isso, o objetivo de longo prazo ganhará sempre.
Pouco interessa neste momento quem possa ter razão em mais uma tensão, a partir do momento que o Trump decidiu se meter ali, a instabilidade é o novo normal. Um erro grosseiro e agora é amparar as consequências.
De facto desconhecemos que peças é que sobraram ao “novo líder” depois do bombardeamento, pode nem estar apresentável.
Que situacao ridicula.
O Irao tem o Trump pelos colhoes. Esta abertura do estreito de Ormuz mas so pela rota ‘autorizada’ para poderem cobrar portagens demonstra bem o desespero que foi aquele MoU assinado. E um acordo em 60 dias quando o Obama sem guerra levou mais de 2 anos? ![]()
Cada vez mais parece que a incompetencia desta administracao na gestao amadora das relacoes com o Irao criou um enorme problema… para a proxima administracao americana.
O memorando de entendimento ou cessar fogo ainda está em vigor mesmo existindo ataques mútuos…ou já foi tudo ao charco?
Já foi tudo ao charco.
Engraçado que eles não disseram que bombardearam os Emirados (e bombardearam todos os outros), nem foram ouvidas explosões, mas os Emirados lançaram alerta ontem. Julgo que não deram o relatório de intercepções. Pode ter sido falso alarme.
Mas Bahrein e Kuwait, sobretudo, sofreram um bocado por estes dias. E atacaram Omã, com quem estão a negociar a questão de Ormuz.
Eu não entendo… Cada vez mais claro que o IRGC não obedece a ninguém.
E também atacaram ontem a Jordânia, não sei se foi primeira vez
E hoje… Mas já não tinha sido a primeira vez.
Culpar só o Irão nestes acordos é querer fugir do problema…
Israel nunca cumpriu o cessar fogo nem nunca o vai cumprir.
Portanto não vejo lógica absolutamente nenhuma nestas sucessivas tentativas de cessar fogo.. nunca irá acontecer paz naquela região, até um dos intervenientes desaparecer do mapa, ou Israel ou Irão.
Odeiam-se de morte mutuamente, estes acordos de paz (ou tentativa deles) são ridículos.
Já foi tudo ao charco.
Vamos ver.
Eu acho que apesar do discurso violento, nenhuma das partes tem real capacidade de regressar ao conflito
Na realidade ninguém quer cessar fogo, toda a gente quer a guerra, sendo que aqui o “toda a gente” são os lobbys da guerra e do petroleo.
Ambos engordam mais ainda com esta pseudo guerra, enquanto o zé paga cada vez mais.
Paga os aumentos generalizados de tudo e mais alguma coisa, paga o armamento desenfreado que o lobby da guerra convenceu a europa que é necessário fazer.
Na realidade não é claro, para que raio é que portugal precisa de dezenas de F35? Isto enquanto a população morre porque não tem cuidados de saude ou sequer comida para meter na mesa.
Ah e tal mas depois vêm o ruzzos e mai não sei quê… pois, mas antes deles chegarem já isto virou um pais de terceiro mundo sem qualquer interesse para ninguém. Mas com F35.
Enquanto isto os lobbys e o senhor trump continuam a encher os bolsos, enquanto o resto do mundo definha cada vez mais.
Na realidade não é claro, para que raio é que portugal precisa de dezenas de F35?
Es mais um dos que defende sim a paz e nao ao rearmamento, sendo que sem armas a unica paz que se obtem e uma rendicao incondicional? ![]()
Eu defendo é que antes de F35 é preciso dar saude, educação, habitação, justiça e trabalho às pessoas.
Os F35 não vão trazer nada disso, percebo que temos compromissos internacionais, nomeadamente NATO, mas há soluções mais baratas do que aviões americanos que por estes dias tudo fazem para nos complicar a vida.