Isso terminaria uma guerra e abriria outra. Ou pensas que outros estados daquela zona pretendem ver nascer o Estado da Palestina e este ficar com toda a zona?
Toda aquela zona do médio oriente sempre foi alvo de conflitos e assim será até o fim dos dias.
porquê é que o médio oriente está condenado a conflitos até ao fim dos dias? pareces aludir a uma questão mais epigenética/biológica do que geopolítica.
que eu saiba o continente onde residimos foi durante milénios o de maior volume de conflitos militares, internos ou externos. tem um período de relativa paz pela primeira vez na história nos últimos 80 anos. e mesmo muitos conflitos globais, até o do médio oriente, têm raízes e dedos europeus concretos.
portanto não percebo essa questão a não ser que consideres que haja uma predisposição étnica para o conflito( ou religiosa mas isso mais uma vez como europeu seria hilariante)
Como já aqui disse, a Religião é sempre a desculpa conveniente para o Homem descontextualizar e usar como justificação da sua própria ganância. Mas sim, é um fator que existe. Nem eu, um católico praticante me atrevo a duvidar.
Agora que, se as pessoas quiserem, e souberem ter visão, a Religião também pode dar o mote para uma solução de Paz e Prosperidade, pode!
As pessoas vêm muito aos Emirados para verem o luxo, a ostentação, as torres muito altas, etc… Deixo aqui a minha humilde sugestão:
Lá está, é as pessoas quererem, que há espaço para toda a gente, e oportunidade para todos. Não temos todos de ser amigos, mas podemos todos respeitarmo-nos e colaborar. E Abu Dhabi também é (ou era) na tal ‘zona de conflitos permanentes’ chamada Médio Oriente…
Porque a história daquela zona tem sido escrita de conflito em conflito. É assim há mais de dois milénios e será agora distinto? Sim, a base é biológica e tudo o mais só vem em consequência disso.
a europeia também. não percebo esse ponto. somos o continente das cruzadas, das guerras religiosas, das invasões infinitas a vizinhos por questões de terra, de colonizar literalmente o mundo inteiro e de exterminar as populações indígenas.
os europeus são, indiscutivelmente, os mais conflituosos militarmente entre si e perante povos extra continentais desde que há registos históricos. agora uma coisa que não tivemos nos últimos 80 anos foi continentes externos a querer sabotar a nossa vida interna, a definir fronteiras por nós, a provocar mudanças de regime consoante os seus interesses, a financiar ou começar guerras e invasões que matam milhões de pessoas e destorem biliões de euros e a sabotar a estabilidade institucional que pudesse permitir algum vislumbre de paz.
se tivessemos garanto-te que os últimos 80 anos de paz, que são um segundo na história europeia de guerra, não existiriam.
Da evolução. As lutas pelo poder autoritário. Por uma questão de sobrevivência e sobretudo procriação.
Mas eu nunca disse que a história europeia é distinta, afirmei sim que no médio oriente nunca se vão entender e veremos apenas alternância de poder. Se querem ser esperançosos, nada contra. E repara, “resolvido” o problema de Israel e Hamas, o Hamas volta-se para o seu povo. É aqui que quero chegar.
Na Europa têm-se procurado estabelecer uma organização mais favorável, ainda que oposta à biologia evolucionista, à manutenção da paz. Ou, adiando ao máximo uma nova guerra de prospeção do mais forte, da imposição de ideologias, crenças, fés, tudo em prol da manutenção do poder. Pelo Médio Oriente tem sido difícil encontrar sistemas de organização mais equilibrados e menos naturais, ainda assim há países que o têm conseguido.
Será mais isso, e isso resulta da tragédia que foi a primeira e segunda guerra mundial. O problema é que a memória não perdura, nem os homens grandes que se transformaram em Estadistas da Europa da prosperidade. Já estamos em contagem decrescente para nacionalismos e novas guerras.
Comparando com, por exemplo, os povos e territórios que integraram a antiga Índia britânica as guerras constantes e devastações de populações não têm comparação com lugar nenhum do mundo…, e ainda hoje tens um Paquistão que não hesita em declarar que pode usar as suas armas nucleares contra a Índia sem que tenha sido atacado primeiro…
Não houve mais guerra onde apenas houve historiografia mais evoluída…, embora os épicos indianos sejam bem mais vastos do que a Ilíada europeia.
Uma boa fonte por cá disponível para se avaliar a dimensão dos massacres históricos e guerras no subcontinente indiano…“A História da Índia” de John Keay, desde as civilizações mais antigas…