Quis dizer que esta Guerra do Hamas não é jihad nenhuma (até porque o conceito de jihad no Corão não é isto), nem a resposta de Israel é uma contra-jihad.
O que eu quero dizer é que é tudo uma guerra por poder, território e recursos. Ganância pura e dura. Deus não tem nada a ver com isso!
Concordo com o teu ponto de vista, mas uma coisa que sempre me fez (e faz!) imensa confusão, ainda mais muito cá em Portugal, é sempre que se fala sobre Israel, sobre sionismo, (até na minha família eu levo com isso), surge sempre essa questão pertinente do “mas eles são o povo escolhido por Deus”.
Como se fosse uma carte blanche para poderem agir a seu bel-prazer. (ou sequer verdade…)
E quase logo de seguida aparecem aqueles comentários muito típicos, de cristãos, que o Islão é atrasado, é das cavernas, etc… “O meus Deus é melhor que o teu”.
Vidas ceifadas pela causa sionista, sejam elas Palestinianas, mas mesmo Europeus ou Americanos (exemplo do vídeo postado acima pelo @LeaoDosAlpes ), parece terem de imediato uma justificação superior. Não se questiona, não se põe em causa.
Como se “Deus quis assim”.
E isso, para além de ser absurdo, é inadmissível. Ou deveria ser.
Todas as pessoas com poder, de todos os países em que a religião tem expressão, gostam de impregnar nas pessoas essa suposta vontade de Deus, de forma a justificar o ódio e a agressão contra os outros.
Até em países com a mesma religião, e que sigam a mesma organização religiosa. É ver o Putin a instrumentalizar o Patriarca Kiril para justificar a invasão da Ucrânia…
isso é resultado da falta de leitura e pensamento crítico, que se formos a ver é característica do tipíco tuga.
sim eles foram escolhidos, mas para algo específico, e o estatuto especial deles mesmo para cristãos é altamente questionável para não dizer inexistente se lermos o novo testamento, o que aconteceu ao segundo templo e o que os pais da igreja escreveram sobre o assunto…
não é de todo suposto o católico ser sionista, já os evangélicos tendo em conta a história da exportação desse movimento dos States para a LATAM percebe-se porquê tanta lavagem cerebral nesse sentido.
mais acresce que se eles são escolhidos, grande parte dos tugas também são, dada a quantidade de descendentes de sefarditas/cristãos-novos que temos…