Conflitos no Médio Oriente

Yep.
Podes ter na boa. Quero que assim seja.
Convém é ser baseada em factos.

Mas podes ter mesmo que não seja.

Nunca deviam ter estado.
Antes de estarem não havia qq problema ali.

1 Curtiu

Com o povo muçulmano infelizmente há problemas em todo o lado, não é só lá, é na França, na Bélgica, na Holanda, na Suécia… pode-se olhar para a situação e pensar que a culpa é sempre dos outros…

1 Curtiu

Ah foda-se , cereja no topo do bolo era vires agora com saudosismo Salazarista. :laughing:

Esse “grande patriota”…

Mas a culpa é minha, de facto.

Oh Tiago, agora mais a sério - e usar o cérebro pá?

Lê o que o 1984 escreveu ontem. Talvez te elucide.

De resto não consigo mesmo tocar mais argumentos contigo, porque isto é surreal.

Clara falta de argumento. Entende-se..:falta-te um falta!

1 Curtiu

É

“povo muçulmano” Não sabia que Muçulmanos eram um povo.
É este o nível do teu debate.

Porra hoje deve haver pessoal aqui com dificuldade de interpretação ou então estou a expressar mal. N estou a elogiar o Salazar, já li muita coisa sobre esse tema.

Apesar do Salazar na época ser um feroz anti comunista, e anti comunista n era PCP, era União Soviética e a ideologia em si, apesar do ódio visceral q ele tinha pela União Soviética nunca acreditou q fossem eles os responsáveis pelos massacres da UPA q deram origem ao conflito.

Sim, o Salazar também desconfiava q apesar do discurso pro descolonização do Kennedy q era o Presidente dos EUA na época, q a CIA também n teve um papel inocente no meio do conflito, claro q os movimentos de Libertação tinham o suporte direto da URSS e até da China, mas outras facções em Angola e Moçambique também tinham apoio americano.

N havia inocentes no meio daquilo. Isto n é uma história de bons de um lado e do outro lado só os maus como pintam.

Dizer isso n tem nada a ver com Salazarismo, é só q na versão oficial q te contam só existia de um lado o Estado Novo e do outro os q eram apoiados pela URSS. Nada mais falso.

Efetivamente são… e ninguém os quer em lado nenhum pelo comportamento geral. É curioso que nem os países ricos da região os aceitam como refugiados. Da que pensar.

Dizer que os massacres da UPA deram origem ao conflito entre as milícias angolanas e o exercito Português (com ou sem apoio dos Soviéticos), é como dizer que o conflito na Palestina começou no 7 de Outubro.

Percebes onde quero chegar?

Quem?

Ninguém os quer, quem?

Arábia Saudita, Emirados, Kuwait, Bahrain, Qatar. Países ricos, com boas possibilidades de receber refugiados muçulmanos. Infelizmente não estão disponíveis, nunca estiveram. E acabam por vir para a a Europa.

1 Curtiu

Então devias saber melhor o clima que antecedeu os massacres.
O tipo de colonização que estava a ser instaurada nas províncias.
Em que qualquer burgesso português que fosse para África, chegava lá e se apresentava como dono e senhor do pedaço.

OLha aqui um exemplo:

(Chagalane, Moçambique, 1973)

Em 2005, numa entrevista concedida à BBC Africa, o autor da fotografia explicou o contexto que deu origem à mesma: “Tenho uma foto que está a correr mundo que é a do jovem pastor marcado na testa com um ferro de marcar gado. Uma foto feita em1973. O jovem tinha perdido uma rês e o patrão, o dono do gado, que era um português, marcou-o como castigo a ferro em brasa na testa! Essa fotografia, fiz tudo para publicá-la mas não foi possível.”

Foto:Ricardo Rangel

2 Curtiram

Nao querem quem?
de quem é que estas a falar (os rejeitados)

Qual é q foi o pretexto q o Salazar deu para iniciar as operações em Angola? A reação ao q a UPA fez. Ninguém aqui está a dizer q estava tudo bem até surgir a UPA. E novamente, esses eram apoiados pelos EUA, n pela URSS.

Mas esquece, acho q vocês estão muito acantonados em ideias fixas e acham q neste tipo de conflitos só existem os bons e os maus.

Por exemplo, o Irão, tem ou n um papel tão negativo nos conflitos no Médio Oriente qto os EUA/Israel/Arabia Saudita?

Achar q o Líbano q era a Suíça do Médio Oriente é responsabilidade do Império Britânico é cegueira ideológica.

Para cegueira já basta a Mortagua na flotilha.

Fonix mas eu n estava a elogiar a Colonização em si, mas nem o MPLA gostou dos métodos usados pela UPA, mas adiante…

Se tu fosses oprimido há 200 ou 300 anos tb te viravas para Russos, até te viravas para Marcianos pá…
Tal e qual como os Palestinianos se viram para o Hamas.
Iriam defender quem? Os sionistas?

sai dessa.

Tomara tu.

Pois, agora já não interessa o porquê dos africanos estarem desesperados para se verem livre dos Portugueses.

Sim, os Russos. Esse povo largamente anti colonial. Só ver o q fizeram ao longo da história. Malvados portugueses e império Britânico.

Realmente qdo eu era puto o meu sonho era mais o Rosas e Francisco Louca. A Mortalha é muita fruta para mim.

1 Curtiu

OS russos fizeram a parte deles, aproveitaram-se da situação.
Achas que estou a defender os Russos? ou a contextualizar o porquê dos Soviéticos estarem a ajudar os africanos?

Pensava que já tinhas lido muito sobre o assunto?

Leste na revista Maria?

Fonix, pensava q eras Team Mortagua mas já vi q trazes a cassete do Cunhal. Mas quem é q está a dizer q era errado quererem a independência? Estás mais radical q os gajos do Hamas. Mete tabaco nisso.