Yep.
Podes ter na boa. Quero que assim seja.
Convém é ser baseada em factos.
Mas podes ter mesmo que não seja.
Nunca deviam ter estado.
Antes de estarem não havia qq problema ali.
Yep.
Podes ter na boa. Quero que assim seja.
Convém é ser baseada em factos.
Mas podes ter mesmo que não seja.
Nunca deviam ter estado.
Antes de estarem não havia qq problema ali.
Com o povo muçulmano infelizmente há problemas em todo o lado, não é só lá, é na França, na Bélgica, na Holanda, na Suécia… pode-se olhar para a situação e pensar que a culpa é sempre dos outros…
Ah foda-se , cereja no topo do bolo era vires agora com saudosismo Salazarista.
Esse “grande patriota”…
Mas a culpa é minha, de facto.
Oh Tiago, agora mais a sério - e usar o cérebro pá?
Lê o que o 1984 escreveu ontem. Talvez te elucide.
De resto não consigo mesmo tocar mais argumentos contigo, porque isto é surreal.
Clara falta de argumento. Entende-se..:falta-te um falta!
É
“povo muçulmano” Não sabia que Muçulmanos eram um povo.
É este o nível do teu debate.
Porra hoje deve haver pessoal aqui com dificuldade de interpretação ou então estou a expressar mal. N estou a elogiar o Salazar, já li muita coisa sobre esse tema.
Apesar do Salazar na época ser um feroz anti comunista, e anti comunista n era PCP, era União Soviética e a ideologia em si, apesar do ódio visceral q ele tinha pela União Soviética nunca acreditou q fossem eles os responsáveis pelos massacres da UPA q deram origem ao conflito.
Sim, o Salazar também desconfiava q apesar do discurso pro descolonização do Kennedy q era o Presidente dos EUA na época, q a CIA também n teve um papel inocente no meio do conflito, claro q os movimentos de Libertação tinham o suporte direto da URSS e até da China, mas outras facções em Angola e Moçambique também tinham apoio americano.
N havia inocentes no meio daquilo. Isto n é uma história de bons de um lado e do outro lado só os maus como pintam.
Dizer isso n tem nada a ver com Salazarismo, é só q na versão oficial q te contam só existia de um lado o Estado Novo e do outro os q eram apoiados pela URSS. Nada mais falso.
Efetivamente são… e ninguém os quer em lado nenhum pelo comportamento geral. É curioso que nem os países ricos da região os aceitam como refugiados. Da que pensar.
Dizer que os massacres da UPA deram origem ao conflito entre as milícias angolanas e o exercito Português (com ou sem apoio dos Soviéticos), é como dizer que o conflito na Palestina começou no 7 de Outubro.
Percebes onde quero chegar?
Quem?
Ninguém os quer, quem?
Arábia Saudita, Emirados, Kuwait, Bahrain, Qatar. Países ricos, com boas possibilidades de receber refugiados muçulmanos. Infelizmente não estão disponíveis, nunca estiveram. E acabam por vir para a a Europa.
Então devias saber melhor o clima que antecedeu os massacres.
O tipo de colonização que estava a ser instaurada nas províncias.
Em que qualquer burgesso português que fosse para África, chegava lá e se apresentava como dono e senhor do pedaço.
OLha aqui um exemplo:
(Chagalane, Moçambique, 1973)
Em 2005, numa entrevista concedida à BBC Africa, o autor da fotografia explicou o contexto que deu origem à mesma: “Tenho uma foto que está a correr mundo que é a do jovem pastor marcado na testa com um ferro de marcar gado. Uma foto feita em1973. O jovem tinha perdido uma rês e o patrão, o dono do gado, que era um português, marcou-o como castigo a ferro em brasa na testa! Essa fotografia, fiz tudo para publicá-la mas não foi possível.”
Foto:Ricardo Rangel
Nao querem quem?
de quem é que estas a falar (os rejeitados)
Qual é q foi o pretexto q o Salazar deu para iniciar as operações em Angola? A reação ao q a UPA fez. Ninguém aqui está a dizer q estava tudo bem até surgir a UPA. E novamente, esses eram apoiados pelos EUA, n pela URSS.
Mas esquece, acho q vocês estão muito acantonados em ideias fixas e acham q neste tipo de conflitos só existem os bons e os maus.
Por exemplo, o Irão, tem ou n um papel tão negativo nos conflitos no Médio Oriente qto os EUA/Israel/Arabia Saudita?
Achar q o Líbano q era a Suíça do Médio Oriente é responsabilidade do Império Britânico é cegueira ideológica.
Para cegueira já basta a Mortagua na flotilha.
Fonix mas eu n estava a elogiar a Colonização em si, mas nem o MPLA gostou dos métodos usados pela UPA, mas adiante…
Se tu fosses oprimido há 200 ou 300 anos tb te viravas para Russos, até te viravas para Marcianos pá…
Tal e qual como os Palestinianos se viram para o Hamas.
Iriam defender quem? Os sionistas?
sai dessa.
Tomara tu.
Pois, agora já não interessa o porquê dos africanos estarem desesperados para se verem livre dos Portugueses.
Sim, os Russos. Esse povo largamente anti colonial. Só ver o q fizeram ao longo da história. Malvados portugueses e império Britânico.
Realmente qdo eu era puto o meu sonho era mais o Rosas e Francisco Louca. A Mortalha é muita fruta para mim.
OS russos fizeram a parte deles, aproveitaram-se da situação.
Achas que estou a defender os Russos? ou a contextualizar o porquê dos Soviéticos estarem a ajudar os africanos?
Pensava que já tinhas lido muito sobre o assunto?
Leste na revista Maria?
Fonix, pensava q eras Team Mortagua mas já vi q trazes a cassete do Cunhal. Mas quem é q está a dizer q era errado quererem a independência? Estás mais radical q os gajos do Hamas. Mete tabaco nisso.