Conflitos no Médio Oriente

Desculpe há pelo menos uma que não é lixo, muito pelo contrário, a religião Sporting!

2 Curtiram

Decidiram ir em frente com a ocupação de Gaza.

Um míssil balístico no centro de Tel Aviv era pouco.

https://x.com/xIsraelExposedx/status/1951702188616769822

Sionista mais moderado.

Não consigo discernir qq diferença entre o discurso deste Rabbi (em 2025), e um qq discurso do pintor Austríaco nos anos 30/40.
São exactamente o mesmo tipo de gente.

1 Curtiu

Agree. Umas piores e mais perigosas que as outras.

2 Curtiram

Não consegues porque não existe.
O que acho particularmente aviltante é que os Judeus sempre se queixaram da perseguição e tentativa de extermínio a que foram sujeitos ao longo do tempo. E razões não lhes faltam.
Mas são exatamente as mesmas pessoas que não pestanejam perante o massacre de crianças e mulheres. São exatamente as mesmas pessoas que não se importam com a tentativa de genocídio de um povo.

A comunidade internacional assobia para o lado. Como sempre.
■■■■ de vergonha.

2 Curtiram

A “comunidade internacional” é um mito. Existe o ocidente, existem os muçulmanos, existe o sul global (a China não faz parte) e depois existe os tipos da nova ordem mundial com Rússia e China á cabeça.

Olha a Ucrânia. Olha Qarabag. Olha os Uygurs. Pouco ou nada tem sido feito para parar os agressores.

1 Curtiu

Sabes que quando digo “CI” me refiro à Europa, ou à UE, ou à NATO… o resto é difícil de meter no mm barco, mais que não seja por questões geo-políticas.

Se uma China ou uma Rússia quisessem ajudar os Palestinianos, seria sempre tido com uma tentativa proxy de guerra contra os EUA, e jamais bem intencionada para com as reais vítimas.

Mas vá, a minha questão mais pertinente é que em Setembro, or so it seems, irão reconhecer a Palestina como estado. Mas até setembro talvez nem exista mais Palestina para reconhecer.
Palavras ocas.
E para que servem avisos, ameaças, e reconhecimentos, se do outro lado continuam a avançar com tanques e a disparar morteiros contra crianças que carregam um saco de arroz?

Esta merda é distópica.

Deixa-me fisicamente doente isto… fazemos (fazem) de conta de que não se passa nada, tudo segue numa boa, e à distância de um qq telemóvel estão imagens diárias de crianças a serem rebentadas por sádicos, perversos, sem um pingo de humanidade.

E há gente, NESTE FÓRUM, com a audácia de chamar outros de anti-semitas.

Surreal.

Acho engraçado quando chamas os outros de indocrinados e és tu que recusas ver o problema por perspectivas diferentes.

Ontem estive com um amigo meu, militar, fez várias campanhas fora do país, uma delas no Líbano.

Falávamos sobre esta merda de Gaza e dizia ele, cito, “eh pá, os libaneses não são fáceis, mas ■■■■ que pariu os israelitas…”

Todo o trabalho da missão de paz maioritariamente minado pela parte israelita que, como é óbvio, não quer lá gente estranha.

Historicamente também sou pró-israelita, mas tens que perceber que isto não é como os filmes de cowboys, com bons para um lado e maus para o outro. Quem quer que critique o Hamas, e tem boa razão para o fazer, tem que pelo menos meter no mesmo prato da balança todas as lideranças israelitas.

Nope…
Nunca vamos concordar aqui…
No dia em que for permitido que o Islão controle seja o que for naquela área acima dos Judeus, está tudo lixado.
E sim, tudo é a preto e branco, escolhes o mal menor, e ninguem percebe isso.
E tambem sou contra que não os deixem recolher alimentos, que fique bem claro.

no dia? :laughing:
o islão dominou aquela zona durante séculos.

1 Curtiu

Gostava de saber o porquê dos cidadãos de Tel Aviv teriam que levar com um míssil, até porque é em Tel Aviv que tem ocorrido mais manifestações anti Netanyahu e contra o que está acontecer em Gaza

1 Curtiu

Tel Aviv é onde há mais anti sionistas por acaso, onde há menos religião e onde há até mais gente pró 2 estados

1 Curtiu

Eu aceitaria esse argumento, do controlo geográfico totalmente nas mãos dos israelitas, se este controlo fosse exercido de forma racional, magnânime, razoável, justa. Ainda que com alguma discriminação racial, por pragmatismo existencial, mas com respeito pelos direitos humanos, das convenções de guerra.

É isso que estás a assistir? Parece-te que Israel é um país que, com o actual governo que os lidera, consiga exercer essa superioridade militar e territorial?

A comunidade internacional tem que se reunir rapidamente e pegar nestes líderes israelitas e fazer um novo tribunal de Nuremberga. E depois, mediante eventual contricção de Israel, ou manter os status quo ou abandoná-los à sorte, porque a verdade é que a Europa está a virar as costas a Israel e começo a ver cada vez mais vezes na net a contestação ao AIPAC.

Ninguém, em seu perfeito juízo, pode apoiar “isto”. Se é “isto” que é preciso para erradicar o Hamas, e mesmo assim não é garantido, então aceitem que perderam a guerra.

Mais, e nisto sou um bocadinho conspiracionista com tu: a comunidade que melhor alia a inteligência com a capacidade operacional consegue matar líderes islâmicos a milhares de quilómetros (Irão) sem quaisquer danos colaterais, que se infiltra nas cadeias de aprovisionamento e fabrico com anos de antecedência de modo a armadilhar pagers e telemóveis (Hezbollah) e permite com uma facilidade imensa este ataque desumano do Hamas, que invade Israel quase com escadas e cordas em cenário medieval?
Não acredito em coincidências e este ataque do Hamas, pese embora a barbárie sobre os cidadãos israelitas, foi brutalmente conveniente ao seu governo.

Pensa comigo: Hezbollah na retranca depois dos pagers, Síria a cair de podre, tendo Gaza controlada, Israel pôde praticar o seu sonho de longa data, atacar directamente o Irão e saber que pode e consegue.

Atenção, não confundas nada do que disse com uma defesa do Hamas, são terroristas e criminosos de guerra. Mas acho que isto deu muito jeito e acima de tudo um alibi aos falcões sionistas para fazer algo com que sonhavam há décadas, tanto no Irão como em Gaza.
Volto a dizer, parte deste governo israelita, Netanyahu, Smoltrich, Ben Gvir, não são melhores que os comandantes do Hamas. Qualquer um deles, dum lado e doutro, sacrifica inocentes inclusivé do seu próprio lado para poder materializar os seus planos.

2 Curtiram

Gostava de saber o porquê dos cidadãos de Gaza terem de ser mortos por desporto.

Onde exactamente os sionistas seriam atingidos é-me indiferente, mas Tel Aviv é o centro económico. É onde faria mais mossa.
E Jerusalem é demasiado próximo do West Bank.

Se de facto avançarem com a anexação de Gaza, e a continuação da morte de Palestinianos aos magotes, só lhes desejo o mesmo em retorno. Cada vez mais claro que são execráveis como estado.
Sejam em Tel Aviv ou no raio que os parta.

Mesmo quando Israel teve governos mais progressistas, e até (minimamente) abertos à solução de 2 estados, foram imediatamente abafados. Israel ter-se virado à direita radical não é mero caso, é por design.
Eu não acredito que caindo este governo, fazer um novo tribunal de Nuremberga, condenar a quem de direito por crimes de guerra, e MESMO com uma mudança política em Israel, aquela sociedade aceite a solução de 2 estados. Eles não aceitam.

E que efeitos práticos é que isso tem no país?

Porque eles são 7M, e a maioria deles aceita o que se passa.
Não só aceita oq ue se passa como espera que seja “finalizado”.

Pensa nisso.
O comum Israelita espera que o governo não só continue com a situação actual como a leve até ao fim.

isso tudo depende de onde tires a informação.