Por mais que abomine certas práticas que tal resolver primeiro o que pode ser resolvido por legislação a que a sociedade tem que obedecer, antes de forçar a coisa militarmente noutros países?
Tu estas tao desfazado da realidade que nem vale a pena tentar falar contigo…
Tens toda a razao e o teu post reflecte por inteiro a realidade em que se vive…
Santa paciencia…
Mesmo aqui no caso do Irão, vocês acham que o regime dos Aitolas surge por acaso, acham mesmo que o Irão dos anos 60/70 era aquele país livre, em que as mulheres saiam à rua de mini saia, em que se fumava e bebia em todo o lado, e era tudo um conto de fadas?
Já pararam para pensar que não era bem assim! Que provavelmente quase toda a gente, fora as elites estavam na merda e que as imagens que passam são apenas dessas elites e mostram pouco do país real.
Acho dificil um país mudar de regime sem revolução. Mas acho sobretudo que tem que haver suporte popular para essa mudança, coisa que houve nos anos 70. Talvez até haja agora pois a população apesar de tudo vive melhor hoje, está mais bem informada do que estava nos anos 70.
Agora não pode é ser algo imposto pelo EUA e muito menos por Israel.
Por outro lado, também não interessa muito aos Sauditas, aos Turcos e aos Paquistaneses existir um Irão forte e democrático. Interessa-lhes muito mais um Irão opressor e inimigo de Israel, daí haver muito jogo de bastidores desses países contra o Irão.
https://x.com/visegrad24/status/1935360677721653345
Acho que a ideia é ter um governo de transição, a ideia é haver uma republica. O proprio herdeiro do Shá propos liderar essa transição. Agora se é real ou não isso não sabemos.
Lembro-me de ver nas noticias da TV nos anos 70 o povo iraniano na rua a protestar até ao Sha sair em exilio. Foi quando aquilo começou a mudar para o que conhecemos hoje.
É o que eu disse, fotos escolhidas a dedo, que não representam o país. Tens fotos dessas de alturas dificeis em todos os países.
O Irão dessa altura, era um país muito pobre, um país cheio de elites corruptas, cheio de negócios que fodiam a população com potências estrangeiras, em que grande parte da população vivia mal.
Semelhante a muitos outros países, Portugal de 1920, Espanha da mesma altura, Cuba dos anos 50, etc
Exacto, entao vamos iniciar uma revolucao islamica e assim em vez de alguns se lixarem, lixamos TODA a populacao e se der mais um bocado do Mundo todo a volta…
Enfim… Siga…
", Não reflecte por inteiro’…
… em que sentido?
Casamentos com menores serem uma pequena minoria?
Não faltava mais nada que assim não fosse.
Mas tal prática só é interdita numa pequena minoria de estados.
Facto.
E agora uma pergunta para um queijinho…
Que estados são esses que aboliram a prática?
Quais são os estados onde a prática é mais comum?
Tens toda a razao, onde e que ja se viu semelhante coisa…
Boa sorte ao mundo por mais uma guerra de interesses.
Depois claro, que quem apoia isto ou assobia para o lado, são os mesmos que depois contesta e junta-se, nem que seja ideologicamente, a grupos fascistas e neo nazis.
Que venham mais refugiados, que venha mais fome e desgraça, que é mesmo isso que todos estamos a precisar.
O dia em que os Estados Unidos avançarem, será o dia em que (provavelmente) a China e a Rússia se metem ao barulho. Só seria mais uma guerra perdida…
Precisamente, basta ver quem apoiava o Sha. O denominador é sempre comum…
Também não digo que os EUA seja a raíz de todo o mal, pois se não fosse os EUA, seria a Inglaterra, a Russia, a China, … Portugal. Qualquer potência vai querer sempre aproveitar-se de outras. É a lei e a ordem natural.
Agora o caso do Irão era fodido, pois não eram um país sem população expressiva como a Arabia Saudita, em que apesar de tudo foi fácil o Rei impor uma ditadura e de certa forma a população beneficiar. Sairam a ganhar, americanos, elite saudita e população saudita. Ou como a Turquia, que está às portas da europa e tem uma população de classe média ainda algo forte.
O caso Irão é mais parecido com a Russia ou com a China. O Irão desde a revolução dos aitolas, deveria ter-se colocado do lado dos EUA e tentar benefeciar dessa paz para crescer e depois desse crescimento fazer o mesmo que a China e a Arabia Saudita, passarem eles próprios a ditar as regras. Mas o regime sempre preferiu fazer-se de vitima, com isso fodeu o próprio regime e a população.
Mantenho o que penso. Não cabe aos EU e a Israel, muito menos com Trump e Netanyahu, um sociopata e um psicopata, ambos autocratas, bombardear, invadir, e depor um governo de outro país. Essa decisão é exclusivamente desse povo. A pretensa ameaça nuclear é só um pretexto.
Completamente de acordo. Aliás, a história das guerras é cíclica, os interesses e interessados são sempre os mesmos, não é achismo, é histórico.
Só não concordo completamente relativamente à Rússia e a China, porque, são superpotências que não têm o “modus operandi” de impor as suas vontades, tê m parceiros em África e na América do Sul, mas sempre na base do respeito pela Soberania do país em questão. Com os Estados Unidos, é um parasitismo musculado…
Não é bem assim, após a Segunda Guerra a Rússia impôs a sua vontade a toda a Europa de Leste, e tenta influenciar os países da sua zona geográfica. Se me disseres que os EU fazem exactamente o mesmo ok.
Sim, mas a Rússia de hoje (parece-me), é diferente da Rússia daquele período. Ser superpotência, julgo que , pressupõe também , ter um poder de influência superior ao normal. A questão é como essa influência é materializada, no caso dos US, ainda é com recurso à opressão…