É o lobby, pá. É o lobby e quem manda em quem, efectivamente.
É só ter mãe judia não?
Também.
As armas nucleares não fazem parte da doutrina de guerra dos americanos, a não ser como retaliação na mesma capacidade. O que se passou no Japão não se voltará a repetir.
E não acredito neles só porque sim. É mesmo porque não precisam daquilo.
No geral, sou contra as armas nucleares.
Nenhum desses países é irresponsável quanto ao uso de armas nucleares, exceto a Rússia com a retórica corrente.
Já tive a opinião que o Irão devia ter direito a energia nuclear, mas nos últimos anos têm mostrado demasiada irresponsabilidade para se confiar que não vão usar armas nucleares de maneira igual ou pior que a Rússia neste momento.
Até ver, a China não tem retórica perigosa sobre armas nucleares.
Mas têm vindo a lume que estão a investir imenso neste sector neste momento e isso por si só é razão para preocupação.
Isso não sei, tens de ir ver nas tradições judaicas.
No irão eles podem ter um presidente com poder executivo, mas a ultima palavra é do lider religioso, o Ayatollah que até está acima das leis, porque afinal as leis baseiam-se no Corão.
Portanto, refutas qualquer intenção de Israel usar as suas.
Porque temos aqui o Nuno a sugerir isso mesmo
E a pergunta que se impõe é, afinal quem é irresponsável?
Estás a comparar a doutrina militar de um país como tendo tanta relevância com o que um gajo no fórum da internet sobre futebol diz?
Do lado dos “bons” e mais ocidentais, Israel é o que pode usar armas nuclear sem pedir permissão. É o equivalente ao Irão, dái os “persas” quererem armas nucleares para equilibrar a coisa no medio oriente.
Eu não estou a comparar tanto que já disse que nem acredito que isso viesse a acontecer
Foi ele que apelidou de irresponsável a atitude que depois pareceu querer defender
Nenhuma potência nuclear tem de pedir permissão para usar armas nucleares.
O que há são doutrinas. E a doutrina de Israel, embora não sendo pública, é a tal que alguém falou do tópico da política internacional, a tal “Opção Sansão”. O nome é explicativo.
Já agora, qual é a tua ideia que as outras potências nucleares teriam de pedir permissão e a quem pediriam?
Não é que haja um acordo mesmo de paz, mas é como se fosse isso. Por exemplo durante a guerra fria e até a invasão russa da Ucrânia, USA e Russia comunicavam sobre qualquer teste de armas nucleares e até houve acordos para a não proliferação de armas nucelares já nos anos 80. Lembro-me do Krutchev repudiar Mao Tze Tung, quando o chines não se importava em usar armas nuclear, mesmo sabendo que iriam morrer milhões de chineses, para alem do resto. Por isso que houve a tal cisão do PC Russo com o PC Chines na altura.
O que eu queria dizer é que há alguns estados que não tem escrupulos e podem usar quase assim do nada. De um lado Israel para defesa propria pode eliminar do mapa o Irão. Do outro lado o irão quer fazer o mesmo ao estado israelita só por querer ajudar uma entidade muçulmana.
Nunca disse que defendia ou deixava de defender.
O que disse é que um possível uso de armas nucleares por parte de Israel seria por exemplo contra o Irão.
Seria desejável que nunca acontecesse? SIM
Mas pode acontecer? SIM
Porquê? Principalmente para impedir um ataque em larga escala do Irão ou impedir que o Irão consiga tornar-se uma potência nuclear.
Xiitas a ajudar sunitas? Isso vai dar merd@ entre os dois depois.
“Concordo e, sou sincero, nem quero saber quais os meios e quantos mortes possam resultar.”
Isto a propósito de…?
Não brinques com as palavras, às tantas já nem sabes o que dizes nem dizes o que sabes.
Se o Irão estiver á beira de se tornar potência nuclear. Antes isso que deixar surgir uma réplica da Coreia do Norte
Tens mesmo dificuldade em perceber ou queres que te faça um desenho?