Pessoal
Venho aqui na perspectiva de incentivar algum pessoal a experimentar o sistema operativo Linux! E vocês poderão perguntar porquê… A quem tenha essa dúvida eu afirmo para o fazerem porque é um sistema operativo freeware, cujo funcionamento é muito melhor que o do Windows em todos os níveis.
Estou-vos a falar de um sistema operativo que poderá igualmente ser usado em paralelo com o Windows no vosso PC. Para quem julga que este sistema ainda é muito verde em termos de aplicativos, aconselho mesmo a sacarem em www.ubuntu.com e logo verão não só que este sistema já está bastante arrojado em termos de conteúdos, para além de ser um SO que subcarregue o processador da maneira que o Windows o faz! Este tipo de comparação, que eu estou a fazer, é com base no Windows XP e o Ubuntu 7.0.4… Se a comparação fosse entre o Ubuntu 7.10 (que oficialmente sai daqui a dias, ams que já anda aí uma versão Beta) e o Vista, então, teríamos uma diferença avassaladora… O tipo de funções é semelhante só que a memória nem pouco mais ou menos é tão sobrecarregadas…
No meu entender a única desvantagem do Linux face ao Windows é a sua primitividade em relação aos jogos de PC! Fora isso é 10-0…
Com isto, espero aguçar a vossa curiosidade para este SO…Quem experimentar e quiser ir mais além na sua utilização pode aqui deixar dúvidas que eu dentro das minhas possibilidades tentarei ajudar!
Concordo com o MadeiraLion, dizer que o Linux é melhor que o Windows a todos os níveis é ridículo. O Linux é bom em muita coisa, sim, mas há muitos aspectos nos quais o Windows é superior. A começar pela ergonomia e acessibilidade. O dia em que o Linux permitir fazer mil e uma coisas com a facilidade do Windows ainda está para vir.
Portanto, a estas frases…
[i]- « cujo funcionamento é muito melhor que o do Windows em todos os níveis »
« Se a comparação fosse entre o Ubuntu 7.10 (…) e o Vista, então, teríamos uma diferença avassaladora… »
« Fora isso é 10-0… »[/i]
…eu respondo: bullshit!
EDIT: além de que o título do teu tópico é enganador. Pressupõe que vais fazer uma enumeração dos pontos positivos e negativos dos dois sistemas e avaliar as performances de ambos, chegando a uma conclusão objectiva; mas não… apenas vens malhar no Windows e falar bem do Linux.
Estás enganado… Tu estás com olhos nas versões antigas do Linux…
O Linux progrediu de uma forma incrivel… É extremamente simples trabalhar com ele… Quanto a funções relembro-te que o Ubuntu tem uma secção própria onde tu vais lá e escolhes os aplicativos que desejas ter no teu PC.
Quanto ao desempenho a diferença é então incrível: para além de não ter a quantidade de bugs que o Windows tem, é muito mais leve, não precisando de ocupar tanto a RAM logo à partida…
Faz o que te digo:saca o Ubuntu 7.10 daqui a uns dias, instala-o e perde algum tempo a pesquisá-lo… Depois compara-me desempenhos com o Windows Vista!
Podes-me dizer então onde é que o Windows é superior? Podes aprofundar o que queres dizer com ‘ergonomia e acessibilidade’ ? E com mil e uma coisas ? E quanto custarão essas mil e uma coisas no Windows? E qual será a percentagem de PCs no mundo inteiro que necessita de pouco mais do que Sistema Operativo, Office, Internet, Email e algumas capacidades multimédia ?
Nunca deves ter usado um PC com Ubuntu bem configurado e instalado e quando digo isto não me refiro à utilização de linha de comando, usar o Synaptic é suficiente para o fazer… e posso-te mesmo dizer que mesmo o 7.04 com o Compiz Fusion instalado deixa o Vista a um cantinho envergonhado, mais os seus bugs.
A única vantagem do Windows (que começa lentamente a desaparecer) é que quem faz hardware raramente se preocupa em fazer drivers para Linux, o que não é grande problema porque na maior parte dos casos o ‘pessoal do Linux’ acaba por resolver o problema sozinho… isso e os jogos, mas para jogos tenho a minha PSX ou uma partiçaozita com o XP para o Counter Strike e mais nada.
De resto desejo-te boa sorte com o teu Windows carregado de anti-virus, anti-spyware, anti-malware e mais uma data de ‘antis’, a juntar a uma data de optimizadores, desfragmentadores e mais outros quantos ‘ores’… e naturalmente que fico satisfeito por não ter também que gastar as centenas de euros que tu tens que gastar só para teres um sistema operativo mínimamente operacional. Não acredito que tão acérrimo defensor tenha o que quer que seja pirata no seu PC.
Pessoalmente já me deixei de Microsoft há vários anos e nunca deixei de fazer nada que precisasse por causa disso… muito pelo contrário, faço muitas coisas sem custos e com muito facilidade, que se as quisesse fazer no Windows tinha que largar (ou fazer as empresas para as quais trabalho como Administrador de Sistemas largar) o couro e o cabelo.
Não vou ser sugado pelo vortex deste debate, não vou não :lol:
Mas, para mim, Linux (seja qual for) não serve, o que não quer dizer que o considere uma boa alternativa para o Estado, para as escolas e universidades.
Meu caro
Vejo que esta conversa não irá a lado nenhum contigo, porque tu partes dum pressuposto que é o do facto do Linux ser um SO antigo e rudimentar, quando isso é algo que não acontece…
Se preferes continuar com um SO que te consome memória de uma forma ridícula, que todos os dias está a ser actualizado por ser uma merda que apenas tem como fim ganhar dinheiro, tendo por isso bugs e mais bugs, estás no teu direito… Disfruta disso!
Nota: o pior do teu comentário é que revelas não conhecer o Ubuntu… Só te digo isto: a configuração da minha Netcabo (por USB) foi automática e para ver filmes de dvd’s ou divx COM LEGENDAS uso uma aplicação chamada mplayer que vem no pacote de aplicativos Synaptic…
Amigo, amigo, que defendas o Linux no tópico que criaste, acho bem, é saudável, agora POR FAVOR, deixa os trolls de lado, porque aquilo que citei aqui que tu disseste não passa de um troll de todo o tamanho. Queres ser objectivo e concreto, força, mas patetices destas não levam lado nenhum.
(e refiro-me única e exclusivamente ao parágrafo citado)
Quanto ao resto, responder-te-ei (e a o Nick Jagger) mais tarde, quando tiver tempo.
Meu caro se isso é um troll de todo o tamanho até agradecia que me dissesses qual é a coisa que tu discordas nessa afirmação e já agora porquê…
É que eu afirmo que o Windows consome logo á partida mais memória e se tu vês nisso uma asneira leva lá a tua convicção contigo. E já agora armadilha o teu PC e põe actualizações diárias não vá dar-se o caso de algum dia teres um azar que te perturbe essa convicção!
“consome memória de forma ridícula” (o consumo de memória foi grandemente melhorado no Vista)
“que todos os dias está a ser actualizado por ser uma merda que apenas tem como fim ganhar dinheiro” (e o Linux, não é actualizado todos os dias?)
“tendo por isso bugs e mais bugs” (e o Linux, é isento de bugs?)
Pois bem, assim já te posso responder:
-tu achas que o consumo de memória foi melhorado com o Vista? Eu acho o Vista extremamente pesado, ams são opiniões…
queres comparar o número de actualizações que o Linux com as que o Windows sofre???
-também queres comparar o número de bugs???
Nota:eu nunca disse que o Ubuntu não tinha bugs ou actualizações… Apenas fiz uma abordagem comparativa com o Windows! Mas se mesmo assim não concordas, só te posso mesmo deseja bom uso do PC com o teu SO…
Alguém disse o contrário? De qualquer forma queres comparar o número de coisas que são actualizadas constantemente com o Windows com as que são com o Linux???
O Vista é um sistema pesado. So what? Isso indica que a gestão da memória é má? Alguma vez conheceste a gestão de memória do XP?
Em relação às actualizações, sabes que no Windows há coisinhas chamadas “hotfixes” que estão regularmente a sair cá para fora, não sabes? Quanto aos bugs… comparar o número de bugs? Rapaz, nenhuma aplicação é isenta de bugs, e o Windows Vista é um sistema muito estável. Mais estável que o Linux? Não. Menos? De certeza que não. O Linux não é infalível.
Nota: dou bom uso ao meu PC e ao meu SO, obrigado. Aliás, ó rapaz, eu nunca disse que usava o Vista.
Contigo é que parece não ir a lado nenhum.
Onde é que eu disse que o Linux não responde às minhas necessidades??? :think:
Simplesmente ainda não disponibilizei o meu tempo para descobrir se o faz ou não. Por isso perguntei a quem tenha mais experiência do que eu.
Mas peço já desculpas pela minha ousadia.
Epá, avisem se o uso do Linux causa alucinações.
Prefiro manter no meu portátil um SO cheio de bugs do que perder a minha sanidade mental.
Mas é suposto eu conhecer o Ubuntu? É uma obrigação?
Não posso ser um simples user de Windows que ainda não teve paciencia para testar outos SOs, e por isso se mantem com o que já conhece?
:inde:
Nem mais. Só eu sei a luta que foi fazer com que a minha Hauppauge PVR-150 mostrasse uma merda de uma imagem de TV no Suse 10.1 (e não consegui). No diabólico Windows é só clicar :twisted:
É nestas coisas que eu digo que o Linux está a milhas do Windows. Por pouco que tenhas material “um pouquinho” mais exótico que o normal, já te vês à rasca para o pôr a funcionar!
Olha man tu até podias ter razão em tudo o que disseste, agora vires para aqui fazer comentários sobre a minha sanidade mental não é digno que eu venha para aqui concordar contigo ou não, mas sim vir para aqui lamentar a tua falta de educação…