[Computadores] Substituir o Vista pelo XP

Não, não é uma provocação para fazer voltar o MadeiraLion! :wink:

O caso é o seguinte:

Uma amiga minha, madrinha das minhas filhas, tem um portátil do programa e-escolas. Um fujitsu esprimo muito fraquinho que vinha com o Vista e por isso mesmo não anda nem se arrasta, “caracola-se”!

Se numa 1ª fase ela foi aguentando, agora na faculdade a coisa fia mais fino e ela precisa de alguma fiabilidade no computador!

Como o dinheiro não abunda ela pediu-me se eu conseguia formatar o portátil e trocar o Vista pelo Xp que é mais leve e dará perfeitamente para o que ela quer.

Tentei propor-lhe uma distribuição linux, mas ela mostrou-se receosa na aprendizagem e nas compatibilidades de sistemas com os pc da univ. e colegas!

Obviamente, já pesquisei alguma coisa mas a informação sendo confusa refere sempre alguns problemas, e eu antes de fazer alguma coisa que me arrependa queria pedir alguma ajuda a quem tenha mais conhecimentos e prática do que eu!

Caso queiram referir instalações de proveniências “menos puras” 8) estejam à vontade para usar as MP’s pois o xp que ainda terei que “adquirir” é capaz de ter que ser infiel!

Desde já, muito obrigado!

Formatas o pc para remover o virus (AKA Windows Vista), “pedes emprestado” o Windows XP SP3 num site de torrents ou no emule, e já fica tudo pronto :whistle:

E não há problemas com drives e etc. ?

É que o que eu li, ainda muito pouco é certo, é que existem umas incompatibilidades nas controladoras dos discos…

Já agora duas coisas a formatação é feita a partir do cd/dvd do xp certo? Se conheces alguma fonte fiável que me empreste o xp MP por favor!

Eu peço desculpas pelas dúvidas de maçarico, mas, ainda que sendo razoavelmente desenvolto em computadores e software não sou em formatações e instalação de sistemas operativos porque nunca tive que formatar ou instalar nenhum.

Da única vez que foi preciso foi na instalação de um novo disco e fez parte da compra!

Podes tentar ver no site da fujitsu se tem drivers para esse modelo.

As drives hoje em dia quase não dão problemas, é so procurar no google que já te aparecem uma catrafada de sites com drivers.
Sim, pões o PC a correr 1º por cd, pões o cd do XP e aquilo formata e instala logo a seguir. O windows é bastante facil de fazer download, depois é so gravar como boot cd no nero ou num software qualquer para gravar cd’s. No caso de não conseguires mesmo não tenho problema em arranjar-te isso, até porque moras relativamente perto.

Certo. Pelo que já me apercebi, e posso estar a dizer um imenso disparate, o problema tinha a ver com drives para os discos sata, que com o sp3 está resolvido.

Como não há grandes pressas (só precisa do computador lá para Setembro) acho que vou arriscar.

Se precisar vou-te melgar! :smiley:

Se não te importas, vou-te enviar uma MP com uma questão que os nossos digníssimos moderadores podem considerar violadora das regras.

Na boa, sempre que precisares envia PM.

Se é só para Setembro, já que vais formatar a máquina, porque é que não experimentas primeiro uma distribuição de Linux e se não resultar então instalas depois o XP? :wink:

Caso precises de algumas dicas de instalação e configuração a malta está aqui para ajudar…

PS - Se seguires a minha sugestão experimenta o Ubuntu ( http://www.ubuntu.com ) ou o Mandriva ( http://www.mandriva.com/ ), sendo que o Mandriva se aproxima mais do XP.
Para pores essa máquina mais fraquinha a ‘voar’, tens o Xubuntu ( http://www.xubuntu.org/ ).

Segundo a minha experiência no assunto (instalar XP num portátil que já vinha com VISTA) a coisa não é assim tão simples.

Por causa de os portáteis virem já com o VISTA instalado, a maior parte dos fabricantes está-se a cagar para o XP e não lança drivers compatíveis com este, pelo que por vezes é muito complicado encontrar drivers para alguns componentes .

A título de exemplo, no último portátil em que tentei este processo (Tsunami qualquer coisa), não consegui meter a placa de som a funcionar.

Mas isso é porque normalmente o pessoal procura : drivers para X portátil, em vez de procurar a driver da peça apenas, o que torna tudo mais fácil. Isso das drivers agora não haver para XP não passa de um mito criado pela Microsoft para o pessoal passar a usar Vista, porque qualquer empresa que venda peças quer atingir todo o mercado, e não apenas o das pessoas que usam o Vista. Coitada da empresa que so fizer drivers para o Vista, perde milhões de users de certeza absoluta.

Em portáteis, o que costumo fazer é recorrer à marcar para saber quais são os componentes instalados e depois fazer o download do fabricante do componente.

Para 1ª formatação e instalação de SO correu bastante bem!

Formatei instalando um XP “emprestado” já com o SP3 incluído com drives para discos SATA (que é o que costuma dar raia e que por acaso até acho que não foram precisos).

Antes tinha descarregado os drivers do fabricante (gráfica, som, etc) e correu tudo bem! Depois também instalei um programa do fabricante que faz os updates de software próprio e drivers que fez o resto!

Agora é instalar mais umas coisitas (sugestões? ) e testar a ver se está tudo a funcionar!

Obrigado a todos os que ajudaram e continuem a ajudar!

Também instalei o XP no meu Asus, mas por causa do disco SATA foi uma trabalheira dos diabos; na altura ainda não tinha saído o SP3. Mesmo assim tive sorte de encontrar por aí pacotes de drivers para o meu modelo de portátil, o que facilitou e muito a conversão. Qualquer dia vou é ter que instalar tudo de novo, que esta treta às vezes já nem desliga em condições. :-\

As maravilhas do mundo Microsoft Windows… :rotfl:

Negativo… Eu procuro primeiro pelos drivers para X portátil (afinal se houver é sempre mais fácil…) e se não encontrar então procuro para X componente. O que acontece é que se calhar tenho azar…

Mas segundo consta a Microsoft tem mesmo acordos com algumas empresas para estas só fazerem drivers para o Vista. As empresas não têm que se preocupar com os users. Desde que tenham o contrato com a empresa que fabrica o computador, as vendas estão garantidas, já que os utilizadores não podem chegar e alterar os componentes dos portáteis, logo não há perda de users por aí.

Mas há perdas na venda de componentes individuais, se fazem esses acordos com a Microsoft são parvos… :sleep:

Mas a Microsoft (se é que estes acordos existem mesmo) concerteza também paga do bom. :think: