[Computadores] PC potente, elevado barulho

Boas, tenho um computador que considero bem potente e que comprei faz em Outubro um ano.

Tem um enorme inconveniente, as ventoinhas fazem um barulho enorme (parece um secador) que o meu quarto mais parece uma fábrica.

À uns tempos quando fui meter uma fonta de alimentação nova, disse-lhes para verem isso e disseram-me que seria do pó que o computador poderia ter e para o deixar numa posição fresca.

Pois bem, a verdade é que continua a fazer um barulhão enorme e eu não consigo resolver bem isto. Não haverá ventoinhas mais silenciosas, ou outra solução?

Que me recomendam?

Desde já o meu muito obrigado pela vossa ajuda.

O tamanho e o ruído das ventoinhas é inversamente proporcional. Ou seja, é sempre preferível teres fans de 120mm em vez de 90mm.

O meu pc actual tem cerca de 4 meses e considero-o absolutamente silencioso. A caixa é uma Thermaltake Armor+ que tem 1 fan lateral de 250mm e mais duas de 120mm, uma à frente e a outra atrás. O cooler (dissipador) do cpu também não é o de origem que vem com o processador, é um ASUS Silent Square Evo com uma ventoinha de 90mm bem silenciosa, …

Bem, resumindo…

Como os componentes com dissipadores passivos (sem ventoinhas = 0dB) são caríssimos e geralmente até pecam no capítulo do desempenho, sugiro-te que tentes detectar a(s) ventoinha(s) responsáveis pela produção de ruído. Se forem as da caixa, tens excelentes alternativas (caixa nova) na ordem dos 40/50 euros com boas fans. Se for o cooler do cpu, com 15€ compras qualquer coisa bem jeitosa. Em relação à fonte, também é possível que o ruído venha daí. Que fonte é que te venderam? Se te venderam uma OEM, é natural que o barulho se mantenha.