[Computadores] Mac

Mas se perder 200€ e na boa. Usei a maquina e ainda consigo ir buscar dinheiro para uma nova

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Algumas notas para te ajudar Ravanelli:

• O Office 2011 funciona perfeitamente, mesmo com ficheiros grandes. A única aplicação onde podes encontrar alguns problemas é no Excel que às vezes dá o berro. De resto, já abri apresentações de 100 megas sem qualquer problema.

• Se és formador e fazes apresentações, faz um manguito ao Powerpoint e usa o Keynote. É bastante melhor e muito mais intuitivo.

• Sobre a questão do preço, não é um absurdo. O preço de um computador não se deve apenas aos componentes, mas também à qualidade de construção. Vais pagar mais cerca de 200€, mas vais ter um portátil com as seguintes características: ecrã de altíssima qualidade, materiais de construção do melhor que se encontra por aí (vê aqui: Always On - MacBook Air extreme torture test) e com uma bateria de longa duração. Além disso, não encontras ultra-portáteis, com essas características, com preços significativamente mais baratos.

E pronto. Eu mudei há cerca de 4 anos de Windows para Mac OS, e posso-te dizer que se não pudesse comprar um Mac arranjava um PC e “botava-lhe” Linux. E cada vez que tenho de trabalhar com Windows fico mais infeliz do que o Baggio após falhar o penalty contra o Brasil em 94.

O meu problema é mais os ficheiros que me enviam e depois tenho de reenviar. Disseram-me que existiriam alguns problemas na formatação de ficheiros maiores, nomeadamente entre Numbers e Excel o mesmo entre Excel Mac e Win. Como recebo e envio muito relatório Word e tabelas em Excel, poderiam existir problemas. Entre o “meu” pc Windows 7 no emprego e o Mac, resolveria a situação. O problema é enviar para outros, nomeadamente superiores que ainda percebem menos que eu. Mas pelo que já estive a ler, a situação resolve-se bem.

E no fim do dia, a Directora geral até é fã absoluta do IOS que traz no aparelho de comunicações… :mrgreen:

Já ouvi dizer. Eu formador, pelo menos a sério, já não sou. De vez em quando ainda dou umas formações, agora também me cravaram para umas aulas. De resto, umas apresentações ocasionais a serviço. Mas a maior parte das vezes é material que tem de seguir normas e layout da empresa e eles ainda vivem no tempo do PowerPoint. Alguns de nós já tentámos outras coisas, mas… Contudo, já percebi que a coisa disfarça-se bem. :mrgreen:

Bem, se é como o Baggio é sério. :lol:

Pois, eu já tinha chegado À conclusão que ou um Air ou um Samsung 9. A diferença de preço não me choca. O que me disseram é que o preço é bastante elevado para a máquina que é e que mais vale um Pro ou mesmo um série 9. O meu problema é que os Pro estão fora, pelo questão peso. Dois quilos, mais documentos, mais carregador, mais uns manuais ou coisa do género, mais isto e aquilo na sacola a tiracolo e o corpo queixa-se. Faço bastantes deslocações entre edifícios, departamentos e salas e já não vou para novo! Não é que pese e os 200 ou 330 metros fazem-se bem (de cada vez). Ao fim do dia ou da semana é que a coisa começa a ficar desconfortável. Aguento como os outros, mas qualidade de vida é coisa que prezo e não ando para estas coisas. A maioria da malta já anda com ultrabooks e coisas dessas. Ou então mochilas, mas não me dou bem com isso. Mochila é para outros destinos! :lol:

A questão do disco não me preocupa, não necessito de mais que os 256 e posso sempre ter externo e leitor de DVD muito menos. Não me lembro da última vez que usei o do portátil. OS 13’’ vs. 15’’ já não sei. Terei de ver um para notar se o ecrã me incomoda. 15 provavelmente seria melhor, mas há que ceder em alguma coisa.

Vais mesmo ter que ir para 13, já que não existem macbooks Air com 15 polegadas. :mrgreen:

E até te digo, pela minha experiência, que não há grande diferença. Todo o trabalho que faço é em ecrã de 13 polegadas. Até chego a fazer edição de video aqui e chega perfeitamente!

Se colocas em hipótese o Pro, eu compraria de caras o Pro de 13’ em vez do Air. Não tenho agora de cor, mas penso que a diferença de peso não é assim tão grande como isso e o Air é mais caro e mais fraco, por isso na minha opinião no trade-off peso + bateria vs preço + capacidade o Pro fica a ganhar, principalmente se for na versão de 13’.

Independentemente de ser o Air ou o Pro, entre 13’ e 15’ eu também ia para o de 13’ (sim, na minha opinião tenho o computador perfeito :mrgreen:) até porque ainda por cima dás muito valor ao factor portabilidade. Eu passo muitas horas em frente ao portátil, quer a jogar quer a trabalhar e não tenho problema algum em termos de visão (e até estou habituado a um monitor de 22’ no trabalho). A única situação em que gostava de ter um monitor maior é quando preciso de ter 2 documentos abertos ao mesmo tempo, mas mesmo aí, a diferença para um monitor de 15’ ajudava mas não era suficiente para resolver o problema.

Finalmente também concordo que 256 GB são suficientes para uma utilização “normal” (embora o boot camp te vá roubar bastante espaço, nesse aspecto era preferível uma máquina virtual e já agora com o Windows XP, que é o que eu uso, já que é muuuuuito raro precisar do Windows) e o leitor de DVD, enfim… eu ando a pensar tirar o meu para meter um disco no lugar dele!

Estava a falar do Samsung, que tem 15’'. :great:

Não colocava o Pro como hipótese. Lá está, disseram-me que é muito mais máquina, mais fácil o upgrade de componentes, etc. Tudo isso faria a escolha simples, mas… acaba por ter 2 quilos. Uma insignificância, mas o problema é que se juntam muitas outras insignificâncias. Um de 2,5 quilos já eu tenho. Mais carregador, mais ocasionalmente disco externo, mais papelada, mais um ou outro manual… Mas posso sempre fazer um teste durante uns 8 dias e depois trocar. :mrgreen:

edit: em termos de preços, tanto o Apple MacBook Air 13’’ i7-2,0GHz, 8GB e SSD 256GB como o Apple MacBook Pro 13’’ i7-2,9GHz, 8GB e 750GB ficam-me ao mesmo preço.

Ravanelli, se o teu objectivo é portabilidade máxima então nao ha que enganar, vai para o Air. As 13’’ derrotam um pouco esse conceito (apesar dos 13s terem mais 2h de bateria que o Air pequeno) e dentro dessa categoria ficaria muito indeciso entre esse e o Pro, porque este é superior em diversos aspectos (começando logo pelo toque do teclado, mas acredito que seja apenas preferencia pessoal)… estou a falar do Pro Retina claro (que pesa menos 600g que o Pro nao retina). O melhor mesmo é ires a uma loja Apple ou mediamarkt ou do género e experimentas os três, o Air mais pequeno, o Air de 13 e o Pro de 13. Toma atenção a coisas como ecrã (brilho com luz a incidir, etc), toque do teclado e dispositivos de ligação (usbs e outras portas) bem como o tamanho é claro.

Por ultimo, seja lá qual for a escolha, nao optes por um disco normal, vai sempre para um SSD. Este é o melhor conselho de todos, porque num laptop o principal limitador de velocidade é a velocidade do disco e um SSD é um descanso.

Já agora, eu tenho um Air pequeno, um Pro de 15 e um iMac de 20 por isso conheço as diferenças entre eles. :wink:

É o que eu vou fazer, isto não há como um test drive. :mrgreen:

Entretanto ando aqui a brincar com um Samsung ATIV Smart PC & ATIV Smart PC PRO, sem estar muito convencido… O conceito é interessante, andei um monte de tempo (há um ano atrás) a pensar que o Asus prime é que era, mas não é bem a mesma coisa. Como portátil de trabalho e para o dia-a-dia, não me convence.

Subscrevo tudo o que o Paracelsus disse, sobretudo frisar que entre o Pro Retina e o Air são apenas 300g de diferença :exclaim:

Se eu fosse a ti colocava os Pro Retina também na equação. O grande contra é o preço e já agora muito cuidado as ligações disponíveis no Pro Retina. Por exemplo já não existe Ethernet nem Mini Display Port mas sim Thunderbolt (os adaptadores para Ethernet e VGA/DVI/HDMI são mais caros, salvo erro, além de que não sei podes ligar os dois em simultâneo). Tal como o Air, o Pro Retina não tem DVD.

Já agora reforçar que entre o Pro e o Air que colocaste como tendo ao mesmo preço, o Pro tem um processador MUITO melhor.

Loucura para os lados da Maçã…Apresentação de novo sistema operativo, Novo iOS, Novos Macbook Air, Novos Mac pro…

Quem quiser ver a keynote: http://www.apple.com/apple-events/june-2013/

O Mac Pro é brutaaal!! :drool: :drool:

É de facto uma “besta” este novo Mac Pro… quase parece um mini-super-computador. :drool:

(e antes que digam que é só design e mais não sei quê, vejam as diferentes layers do link: http://www.apple.com/mac-pro/ … fantástico!)

Um pequeno vídeo publicitário que todos os amantes dos produtos Mac irão apreciar:

Apple - Designed By Apple - Intention

Se calhar nao é o topico indicado mas mais cedo ou mais tarde chega aos pcs tambem… O novo design (de software) da Apple finalmente comeca a agradar-me! O iOS7 esta muito melhor, claramente a progredir no sentido do Android e do Windows Phone, com funcionalidades essenciais como as quick settings, um bocado confuso no principio para quem esta habituado ao padrao, mas gosto.

Ainda me tou a habituar a certas opções gráficas,ícones pastas e tal mas em termos de funcionalidade há pormenores muito bem pensados.

Estou com um problema, o meu MacBook Pro (13-inch, Mid 2010) está a aquecer de uma forma parva. Digo parva porque nos últimos anos só ouvia a ventoinha no pico do verão e a puxar muito pelo computador, e neste momento sem estar grande calor basta ver um video no youtube para ele ficar a ferver (do lado esquerdo) e com a ventoinha a fazer-se ouvir.

O mais certo é ser uma avaria de hardware e ter de o levar às Olais, mas alguém tem alguma ideia do que seja? Ou alguma sugestão?

Pode ser o desgaste do motor da ventoinha, o meu macbook black (Mid 2006) teve um caso desses, tive de substituir a ventoinha. Espero ter ajudado :great:

Obrigado, já é um possível diagnóstico. Espero que seja uma coisa simples, não me apetece gastar muito papel. >:(

mandei vir a minha ventoinha por ebay, foi a volta de 20euros já com os portes de envio incluídos. É um pouco sim :inde:

Boas, como fizeste para instalar o ios7?