Credo que horror, longe do Estádio esses queridos
Anda lá. És melhor do que isso.
Qualquer pessoa que conheça a realidade acima da linha do Tejo sabe o que eu quis dizer.
Aqui existe um circle jerk em relação à “raça do Porto” que adoram. Total desconhecimento da realidade.
A realidade acima do tejo
?? vens para o Alentejo, Algarve; Lisboa ou noutro sitio qualquer do País e apanhas pessoal dessa mentalidade, não tem nada a ver com a região, tem a ver que existe broncos e não broncos. Existe Broncos no Norte, no Sul, No interior e no Litoral, existe Broncos no benfica, porto e no Sporting. Nada a ver com regiões, clubes, religião ou partidos, etc… Têm a ver mais do meio donde saiem, educação que tiveram, pais estruturados, a própria pessoa, do que da terra donde são…
Eu não sei o que existe ou deixa de existir para aí…
Sei o que rodeia o Sporting isso sim, uma mentalidade horrível, de uma pseudo superioridade moral/intelectual/social (muito bem representada pelo actual Presidente) cujo discurso do “somos diferentes” substituiu a filosofia e mentalidade com a qual o Sporting Clube de Portugal foi criado… aliás devem referir mais vezes esse discurso da “diferença” do que o lema fundador do Clube…e eu percebo porquê, que o lema do clube anula completamente a narrativa de quem lá tem estado, sendo assim falamos de Anti Sporting…
Nunca em tempo algum tivemos um pronunciar de José Alvalade e seus compagnons de route sobre algo que indique que o Sporting seja “diferente” ou “de bem”.
Está nos Estatutos? Muito pelo contrário.
Temos lá apenas “gente de boa sociedade e de conduta irrepreensível”.
E isso é muito abrangente.
José Alvalade já era um visionário ao colocar no primeiro ponto dos Estatutos que o Sporting não é um Clube para rabolhos, ainda mesmo antes da existência do panelas.
José Alvalade teve um sonho, sonho esse que se expandiu e se engrandeceu naturalmente, de um Sporting sem barreiras sociais e elitismos, cumprindo com os Estatutos e pergaminhos do Clube, esse foi o legado que nos deixou.
Se José Alvalade quisesse porventura ter seguido esse caminho, o Sporting Clube de Portugal não existiria, e nunca teria havido um corte com o Campo Grande Football-Club (CGFC), esse sim, a tal gentalha de bem que adorava corridas de sacos, bailes e salões de chá (ainda não havia máquinas de café expresso).
Parece que há um revanchismo para com o Sporting vindo do outro lado do cisma, onde estes se acham donos e senhores dos destinos do Leão, pois foram-se enfiando paulatinamente até suprimirem quase por completo o ideal e princípios que levaram à criação do Sporting, e, mais grave ainda, o que é servir o Sporting.
Com o falhanço da sua agremiação queque, o CGFC colou-se ao Sporting que nem uma lapa.
E foram criando lentamente esta narrativa originária da clivagem, com ditames sobre a superioridade genética da gente de bem, a infalibilidade em servir o Clube, a confiança na gestão de gente ligada ao mundo dos negócios e financeiro, o louvar dos tachos dinásticos apresentados como o servir(em-se) (d)o Sporting através das gerações e respectivos amigos, vulgo lambuças.
A clivagem não é de agora, nem foi a dita escumalha que a criou.
Esteve sempre presente e em estado latente, acordando à medida que se foi pondo a nu a idoneidade da gestão croquete.
Lá vamos acordando aos poucos para a verdade, pecando por ser lenta; pois abrir os olhos aos Sportinguistas emaciados e anestesiados por décadas de ladainha não é tarefa fácil.
Exatamente. Não me canso de referir isto. Ao contrário do que muita gente quer ou faz querer, o Sporting é um clube com génese popular e não elitista. Aliás, a génese do Sporting é precisamente um combate às elites da época. O objetivo de José Alvalade sempre foi o de criar um clube de acesso universal.
“Esforço, Dedicação, Devoção e Sermos Diferentes”.
“Elegância, Princípios, Valores e Nêsprêssos”
“Nêsprêssos” é bom, muito bom
Parece que hoje há nova ronda de azulejos… Alguém consegue confirmar?
Em que sentido uma nova ronda?
O @Kediev costumava andar por Alvalade e fazer umas lives com algumas informações.
Sabes de algo?
Comentário completamente despropositado, quase ao nível do racismo.
Aliás, qualquer pessoa minimamente formada sabe que do Tejo para baixo é só betos e gente sem um bocado de empatia para com os outros.
Parece que o amigo Fernando Kediev foi para espanha em trabalho.
Desconhecia. Obrigado pela informação
Eu sou Algarvio… Isso faz de mim um conas?
Sou nortenho, faz de mim um inssurecto, que só diz palavrões e só vive na “raça” e na agressividade?
O meu comentário advém do que está escrito em cima. Obviamente, o carácter e e educação de alguém não está inerente à geografia.
Já somos dois, que o sangue é igualmente Nortenho, é de Caminha e Alijó!
Claro que não, mas a têmpera cá em baixo não tem nada a ver com o pessoal do Norte.
Bem, se fores como o @sr_chambino , és…
Mas está tudo bem? .
Mas qual racismo. A minha família é toda do Norte, homem.
Agora… vais dizer que os valores da raça e do “contra tudo e contra todos” não estão mais incorporados na região Norte?
Racismo